terça-feira, 18 de outubro de 2011

SOMBRINHA OU GUARDA CHUVA ???

Nos tempos idos, na era Vitoriana, bonito era ter pele branquinha, igual a leite.
E só quem podia ser assim eram as nobres, pois as mulheres comuns tinham a pele queimada de trabalhar e andar ao sol.
Para manter essas peles de cetim protegidas do sol foram criadas as "Sombrinhas" que, como bem diz o nome, proporcionavam sombra aos delicados rostos femininos.

Tela de Claude Monet - Mulher com Sombrinha.

Se uma mulher usasse sua Sombrinha para protegê-la da chuva, seria sinal de que era pobre e não podia custear sua própria carruagem para transportá-la abrigada, em dias chuvosos.
Mais do que vaidade, a mulher, preservando sua pele com a Sombrinha, demonstrava que não precisava trabalhar.
As Sombrinhas eram tão caras que somente os homens com interesse em compromisso sério presenteavam suas amadas com uma delas.
Vejam aqui:
http://bloglepostiche.blogspot.com/2009/01/guarda-chuva-criativo.html

As Sombrinhas funcionavam também, como armas de sedução. Aprenda a fazer uma linda Sombrinha Vitoriana aqui:
http://oficinadacena.blogspot.com/2009/07/adereco-sombrinha-vitoriana.html

(Na foto, um lindo Guarda chuva colorido.)

Mas qual a razão dessa conversa toda ?
A chuva chegou e fui comprar um "Guarda chuva"que, como bem diz o nome, serve para abrigar-nos da chuva.
Como não sabia exatamente onde encontrar tal objeto, fui percorrendo várias lojas - umas 5.
E em cada uma delas, quando perguntava se tinham Guarda chuva, recebia a seguinte resposta:
" - Guarda chuva ou Sombrinha ?"
Curiosa, eu retrucava:
"- Qual é a diferença entre um e outro ?"

(Guarda chuva de babados, moda no próximo verão ?)

E muito surpresa fiquei ao verificar que nem um dos atendentes, soube me explicar a diferença!
Vejam o que eu ouvi:
- Guarda chuva é para homem e Sombrinha para mulher.
- Guarda chuva tem cabo comprido e Sombrinha dá para dobrar.
- Guarda chuva é liso em cores escuras e Sombrinha é colorida.

(Guarda chuva também pode ser colorido ?)

Nem preciso dizer que, diante dessa total falta de informação, corri para o Google !
Nele, outra chuva de controvérsias ! Quando encontrei um site que explicava a diferença direitinho, logo a seguir achei outros que embaralhavam novamente a questão.
Em um lugar encontrei uma pessoa questionando se Sombrinha e Guarda chuva eram a mesma coisa.
Vi também, Guarda chuvas lindos, coloridos, com babados, e parece que é moda agora.

Eu sempre usei o termo Guarda chuva, pois o tal objeto era usado para isso. Mas conheci senhoras, nos tempos idos, que saíam com o Guarda chuva protegendo-as do sol. Nesse caso eles mudavam o nome para Sombrinha ???

Após tantos questionamentos, cheguei a conclusão que não existe conclusão !
Mas vou voltar nas lojas e pedir para ver Sombrinhas e Guarda chuvas e quero ver o que vão me mostrar, pois tudo que vi anteriormente, para mim, era a mesma coisa !!!

E o que eu comprei, Sombrinha ou Guarda chuva ?
Foi um parecido com esse aí de cima, que eu continuo chamando de Guarda chuva !

30 comentários:

  1. Oi Flora, tambem nao sabia que havia diferença, aqui(Go)é assim;alguns falam guarda-chuva outros sombrinha...rsrs
    Muito obrigada pelas informaçoes...
    Bjs e otima noite.

    ResponderExcluir
  2. Olá, querida
    Que post mais gracioso!!! Bem como gosto: romântico que só!!!
    Bjm de paz

    ResponderExcluir
  3. Meninas, pelo que sei, guarda chuva é maior, mais "sério", pode ser o masculino. Sombrinha é mais frágil, não aguenta tempestades, os tecidos são clarinhos e finos, bem frufru!

    bjs

    ResponderExcluir
  4. Bem Flora querida, eu cresci ouvindo minha mãe falar guarda chuva,mas hoje vejo que no final dá tudo na mesma
    Enfim, existem vários guarda-chuvas/sombrinhas vejo pelas fotos, bem diversificados e bonitos. Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi amiga
    Para mim tanto faz...se está chovendo chamo de guarda-chuva, mas se está sol, é a minha sombrinha...mas...é um só, xadrezinho de azul e preto rsrsrs
    bjs
    Tina (MEU CANTINHO NA ROÇA)

    ResponderExcluir
  6. Olá Flora! Para mim vai ser sempre guarda chuva pois adoro o sol e não uso sombrinha...jejeje...Abraços, Sueli

    ResponderExcluir
  7. Flora,
    Taí um acessório que sempre achei lindo e muito romântico.
    Antigamente se falava sombrinha mesmo, mas não vejo ninguém falar assim mais.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  8. Aqui em Portugal, no norte diz-se guarda-chuva, no sul chapéu-de-chuva...

    ResponderExcluir
  9. Olá, Flora!
    Para mim é tudo a mesma coisa, só muda de nome dependendo da ocasião, se chove é guarda chuva, se faz sol é guarda sol. Eu sei que o meu está sempre na bolsa faça sol ou chuva...
    Beijoquitas Primaveril no muro

    ResponderExcluir
  10. Oi, Alice:
    Acho muito interessante essas diferenças de linguagem !
    Mas gosto de saber a razão das palavras, por que isso é chamado assim e aquilo é chamado assado !!!

    Beijo

    ResponderExcluir
  11. POis é, Orvalho, sombrinha é romântico, guarda chuva é prático, não é mesmo ?
    Beijo

    ResponderExcluir
  12. Oi, Elaine:
    Parece ser assim, mas não é !!!
    Viu as fotos dos guarda chuvas cheios de babados e fofinhos ?
    Acho que existe uma grande confusão de nomes !
    Beijo

    ResponderExcluir
  13. OI, Josy:
    Para minha família era guarda chuva, mas ouvia pessoas falando sombrinha para o mesmo objeto !
    É isso que estou questionando: por que alguns chamam de guarda chuva e outros de sombrinha a mesma coisa ?

    Beijo

    ResponderExcluir
  14. OI, Tina:

    Sua explicação é a mais lógica para mim: se serve para chuva, chamam de guarda chuva, se protege do sol, chamam de sombrinha !!!
    Mas em tempos antigos, existia a sombrinha somente para o sol, em tecidos delicados, toda enfeitada. Agora, pelo que li, estão fazendo guarda chuva assim também !

    Beijo

    ResponderExcluir
  15. OI, Sueli:
    Eu também só chamo de guarda chuva, e não uso para o sol. Mas mesmo que usasse, diria que estou usando o guarda chuva para não pegar sol !
    A não ser que tivesse uma sombrinha especialmente para o sol !

    Beijo

    ResponderExcluir
  16. Eu também pensava assim, Gina, até sair para comprar e todos os vendedores perguntarem se eu queria sombrinha ou guarda chuva !!!!!!!!!

    Beijo

    ResponderExcluir
  17. Oi, Ema:
    Essa é a graça da diversidade: cada lugar tem seu nome para o mesmo objeto ! Adoro conhecer essas diferenças.
    Beijo

    ResponderExcluir
  18. Oi, Primaveril:
    Mais uma opinião diferente: você chama de guarda sol e não de sombrinha !!!
    Sempre achei o termo sombrinha antigo, e fiquei muito surpresa ao ouvir as pessoas usando-o !
    Será que é coisa só de S. Lourenço ?

    Beijo

    ResponderExcluir
  19. Guarda-chuva é com o objetivo de manter seco, ou seja, é aquele feito com um pano que não deixa passar água. Já a sombrinha, é para proteger do sol e, por isso, o pano só precisa gerar uma sombra. Se você for se proteger da chuva com uma sombrinha vai sair toda molhada. :)

    ResponderExcluir
  20. Aqui em Natal/RN se a gente pede sombrinha eles dão um guarda-chuva, mas não perguntam se é sombrinha ou guarda-chuva.É tudo a mesma coisa.

    ResponderExcluir
  21. Pois é, Anônimo, isso eu já sei, mas o que me intriga é a confusão e diversas formas de entender e chamar esse objeto tão útil !

    Obrigada pela visita e comentário.

    ResponderExcluir
  22. Oi, Sara:

    Por isso é que eu acho que ninguém sabe o que é o que !!!
    Talvez seja apenas a maneira de cada um chamar.

    Igual a história de biscoito e bolacha. Para o carioca é biscoito, para o paulista e mineiro é bolacha !!! Isso para as pessoas que conheço, não estou falando de toda a população desses estados !

    Obrigada pela visita e comentário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, sou designer de sombrinha a três anos, tenho um ateliê e faço sombrinhas da era vitoriana, recebo encomendas de todo o Brasil e do mundo. acho que a confusão esta justamente em não termos o objeto original no mercado. O termo sombrinha diz tudo "fazer sombra" de tecido(renda, algodão, cetim e outros)permeável, se ir na chuva molha, próprio para sair ao sol. Saiu fora de moda nos anos 30, quando as mulheres começaram a se bronzear, desapareceu do mercado. O que temos hoje o nome correto deveria ser "guarda-chuva feminino", pois é de tecido impermeável e próprio para se proteger da chuva.gostaria que postasse alguns modelos meus no seu Blog. Me de retorno: E-mail mariareginacorrea@hotmail.com ou Fone 51-93597351

      Excluir
  23. It гeally works wіth total satiѕfaction,
    absolutely no сraѵings, simply nο smoke only vapоrs which are orderless, plus it is possіble to ѕmoke inside!
    !

    my page green smoke discount code

    ResponderExcluir
  24. Lindo seu Blog, estava procurando o tema guarda-cuva e sombrinha, nesta semana com o claor intenso, lembrei-me do tempo que morava no nordetse e a gente tinha sombrinha e os meninso e homens guarda-chuva e fiquei pensando porque mulheres são sombrinhas0- para proteger do sol e os homnes guarda para proteger da chuva, parece uma dicotomia, par um ser ve para uma coisa epar ppo outro bem diferente. Adoro sombrinhas, quando criança tinha as da china e as do frevo quando morei em olinda. Sua matéri legal, vou publicar em dos meus Blgos- Mulher-Potencialidade Revelada- visão bahai.Sonia

    ResponderExcluir
  25. Olha, guarda chuva é aquele que não cabe na bolsa, é maior e geralmente são mais usados por homens. Se bem que hj em dia não tem mais disso, a mulherada tá usando sem medo por causa das chuvas que estão cada dia mais fortes. Sombrinha, é aquela que dobra, que cabe na bolsa, delicada. Eu particularmente prefiro guarda chuva, por proteger melhor da chuva e do forte sol.

    ResponderExcluir
  26. OI, Maria Regina:

    Suas sombrinhas são muito bonitas ! Não são para chuva, claro !!!
    Agradeço suas explicações sobre o tema, e coloquei aqui o link para que outras pessoas possam ver seu trabalho.
    Obrigada pela visita e comentário.

    https://plus.google.com/107036462867105489681/posts

    ResponderExcluir
  27. Oi, Anônimo:
    Favor traduzir seu comentário.

    ResponderExcluir
  28. Oi, Simplesmente Sonia Maria:
    Gostei de saber como outras pessoas lidam com o caso sombrinhaXguarda-chuva ! Como v. mesma diz, é estranho que homens usem uns e mulheres outros...
    Obrigada pela visita e comentário.

    ResponderExcluir
  29. Oi, Anônimo:
    Acho que você deu uma interpretação interessante do tema: sombrinha é mais delicada, pequena, cabe na bolsa.
    Mas atualmente todos são guarda-chuva, pois não se costuma ver o uso da sombrinha para fazer sombra. Somente algumas senhoras idosas que não gostam de pegar sol.

    Mas também para proteger do sol, o melhor são os grandes - que alguns chamam somente de guarda-chuva...
    Rodei, rodei e continuo com a pergunta: Sombrinha ou Guarda-chuva ?

    Obrigada pela visita e comentário.

    ResponderExcluir

RECEBER SUA VISITA É MUITO BOM !
LER SEU COMENTÁRIO, É MELHOR AINDA !!!