quinta-feira, 7 de julho de 2011

"ME ENGANA QUE EU GOSTO" !!!

Pensando na postagem para a Teia Ambiental de Julho, veio-me à cabeça a forma como estamos sendo enganados nesse mundo e aceitando pacificamente esse engôdo mundial.
Somos manipulados pela mídia - mas achamos que fazemos o que queremos.
Somos ludibriados pelos fabricantes de produtos, e ainda divulgamos os mesmos para os amigos.
Somos levados a consumir enormes quantidades de alimento e não desconfiamos de nada.

Foto do blog :
http://www.brunogodinho.blogger.com.br/2008_10_01_archive.html

Então vejamos:
- Já repararam como o tamanho dos pratos dos restaurantes de comida à quilo aumentou ? Quando percebi essa mudança no restaurante que costumava frequentar, e fui conversar com a proprietária sobre o assunto, ela me explicou que era para o cliente ter mais conforto usando um prato maior...

- Da mesma forma, as embalagens dos refrigerantes aumentaram, e continuam aumentando, assustadoramente ! Sou do tempo em que se comprava uma Coca-Cola ou um Guaraná naquela embalagem pequenina, e essa quantidade era mais do que suficiente para uma pessoa ficar satisfeita.

- Perceberam que muitas embalagens de cremes e shampús não ficam em pé, virando constantemente e entornando seu conteúdo ? Alguém certo dia me disse que isso era proposital para que se consumisse mais produtos... Não estou afirmando nada, apenas repassando o que ouvi !

- E as embalagens de canela em pó que ficaram com uns furos enormes ? Nos tempos idos minha mãe usava fazer desenhos em cima da Aletria polvilhando delicadamente a canela que saía em pequena quantidade pelos também pequeninos furos. Agora é quase impossível fazer tais desenhos pela grande quantidade de canela que cai !

- Observaram, nas propagandas de creme dental, a grande quantidade que é colocada na escova de dentes ? Pois eu li o conselho de uma dentista que dizia ser a quantidade necessária para um adulto igual ao tamanho de uma ervilha, e para crianças, do tamanho de um grão de arroz !!!

- E o que dizer da moda da água engarrafada ? Também já li que a água da sua cidade, na grande maioria dos casos, é perfeita para consumo, bastando passar por um filtro comum que se usa em casa.

- E a temível lâmpada fluorescente que é considerada perigosa para a saúde mas é conhecida como a grande heroína no combate ao gasto de energia e todos usam porque o governo disse que isso era bom para o seu bolso e para o país ???

- E a vacina contra a gripe que deixa todos gripados ? Outro dia uma amiga estava se lastimando que todos os anos após tomar a vacina tinha uma gripe das grandes !

Eu poderia ficar aqui enumerando uma quantidade infinita de situações em que parece que estamos usando bolinhas vermelhas no nariz...
Mas estamos felizes, obedecendo o que nos mandam fazer pois, afinal de contas, temos que seguir a moda, ou o que as autoridades dizem, ou o que ouvimos na tv global !

OU NÃO ...

24 comentários:

  1. Olá, Flora
    pelo blog da amiga Roselia cheguei até aqui.
    Adorei seu post, porque é uma campanha que merece ser seguida.Já levei e vou fazer parte dessa campanha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Flora
    Concordo com vc. Fico abismada, principalmente com as garafas de refrigerantes.... Há uma massificação de gastos desnecessários.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá, querida
    Somos poucos mas pela dor o povo vai ter que engolir: economizar... reciclar... e tudo o que falamos por aqui há um ano sem tanto interesse talvez...
    Bjs de paz

    ResponderExcluir
  4. Flora
    tem toda a razão.Vivemos numa sociedade de consumo. Somos bombardeados, a toda a hora, com publicidade enganosa e tudo está preparado para gastarmos mais e mais dinheiro. Os Governos deviam legislar no sentido de tal não acontecer mas, aqui em Portugal o Governo só faz apelos à poupança mas não põe o "dedo na ferida".
    Beijinhos
    Lourdes

    ResponderExcluir
  5. Oi, Flora
    Ainda hoje eu pensava sobre isso, depois de ler um texto do Frei Beto (está lá no blog, pra quem quiser ler). Ele finaliza assim:
    "Costumo advertir os balconistas que me cercam à porta das lojas: "Estou apenas fazendo um passeio socrático". Diante de seus olhares espantados, explico: "Sócrates, filósofo grego, também gostava de descansar a cabeça percorrendo o centro comercial de Atenas. Quando vendedores, como vocês, o assediavam, ele respondia: "Estou apenas observando quanta coisa existe de que não preciso para ser feliz !"
    Ficarei fora por um tempo pq estou de mudança.
    Bjs pra vc!
    Helô

    ResponderExcluir
  6. Sim, o consumismo pode nos levar a muitos males. e os apelos são constantes, até as crianças antes de nascer já consomem. Sim!!! As mães compram um enxoval exagerado, pares de sapatos para quem nem sabe quando irá pisar no chão, e assim vai ...

    ResponderExcluir
  7. Tem coisas que não dá para entender...
    e o que fazer???
    eis a questão...

    Flora querida, deixo um abraço, bom saber de todas estas coisas...abre-nos a mente...

    ResponderExcluir
  8. Muito bem escrito Flora. Concordo com você. Procuro estar sempre consciente de que faço o que faço e como faço pq quero e não pq a mídia ou a maioria assim o faz. Estou sempre questionando esse tipo de coisa que enumerou aqui, mas olha, não é fácil não, muitas vezes acabo sendo a chata por questionar e por querer fazer as coisas do meu jeito e não pq a maioria assim o faz.

    ResponderExcluir
  9. Oi Flora,
    este mês não falhei, mas temia o contrário pois fiquei sem ligação à internet desde dia 5 até dia 7 ao final do dia.

    São muito boas essas chamadas de atenção ao consumidor consciente, pois a vida é tão corrida que poucas pessoas notam que estão sendo manipuladas pelo mercado através da publicidade e das embalagens maiores, produtos concentrados, etc...

    Felizmente que contra todos esses, já estou "vacinada". Creme dental só uso um pedacinho na escova ou então uso a escova Soladey-Eco que não necessita de dentrifico.

    Em relação à água engarrafada não consumo, pois tenho um sistema de filtragem de osmose inversa para a água canalizada.

    Também não compro refrigerante engarrafado pois adquiri uma máquina que coloca CO2 na água normal, bastando depois adicionar o xarope de cola ou outro. Os refrigerantes conhecidos ficam iguaizinhos e as garrafas da máquina são reutilizaveis durante 3 anos: SODA CLUB. Embora cá em casa se consuma pouco refrigerante.

    A canela gosto de povilhar com um canudinho. E só há relativamente pouco tempo é que comprei canela de embalagem, pois quando fui à Tunisia comprei no Souk, 1/2 kilo de canela de excelente qualidade que me durou 2 ou 3 anos! O mesmo fiz com outras especiarias compradas a peso.

    E por falar em vacinas... deixei-me disso faz tempo! Porque notei exatamente que ao tomar a vacina da gripe ficava gripada. Depois disso faz mais de 5 anos que não fico com gripe :)

    Adorei seu artigo. Comentei pra caramba, ih ih ih. Quanto aos restantes artigos da Teia estão um show este mês! Ainda só visitei 3 ou 4 porque minha tendinite no braço direito começa logo a reclamar quando estou muito tempo ao computador.
    Beijinho muito verdinho, da serra florida Portuguesa :)
    Rute

    ResponderExcluir
  10. Flora querida,
    realmente a lista é bem maior, mas estamos atados a uma corrente invisível de conveniências e falsas facilidades. É difícil mudar velhos hábitos, mesmo os ruins, né amiga!

    bjinho

    ResponderExcluir
  11. Há muito tempo fiquei sabendo que o aumento no diâmetro dos tubos de creme dental foi proposital, para forçar o consumo.
    Muito raramente tomo refri, perda de interesse mesmo. Não me faz falta, mas as gerações mais novas são mais viciadas. Esse exagero está fazendo estragos na dieta das pessoas, que se deixam seduzir aos apelos do marketing.
    Quando pensamos que a questão ecológica já foi totalmente abordada, sempre há algo a acrescentar.
    Ainda bem que há uma nova geração surgindo com a missão de mudar essa mentalidade. Enquanto isso, vamos fazendo a nossa parte.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  12. Flora querida,

    Está difícil conviver num mundo aonde o capitalismo manda demaaaais.
    Pra falar a verdade, aqui em casa não tomamos refrigerantes....acostumei minhas crianças com sucos naturais.
    A água é bem fresquinha do nosso filtro de barro.
    Agora todas as formas que procuram burlar os produtos para enganar os consumidores, é mesmo revoltante.
    Vamos tentando sobreviver procurando formas alternativas, mas nem sempre é fácil.

    Um grande beijo em seu coração!!!

    ResponderExcluir
  13. Oi, Piedade:
    Obrigada pela visita !
    Só agora estou respondendo aos comentários dessa postagem.
    Antes tarde, do que nunca...
    Beijo

    ResponderExcluir
  14. Pensando em Família:

    Obrigada pela visita.
    É mesmo um absurdo a quantidade de garrafas jogadas no lixo !
    Beijo

    ResponderExcluir
  15. Oi, Orvalho:
    Às vezes fico desanimada com a pouca receptividade de idéias como a nossa Teia...

    Porém, o mais importante é que cada um faça a sua parte, mesmo que seja quietinho em sua casa, sem ninguem ver...
    Beijo

    ResponderExcluir
  16. Oi, Lourdes:

    Pensando bem, estamos num beco sem saída !
    Se não compramos, a economia quebra, as lojas fecham.
    Se compramos, precisamos de mais e mais bens, e os que são retirados da Natureza acabam afetando o meio ambiente.

    Fazer o que, num sistema totalmente incoerente ?

    Beijo

    ResponderExcluir
  17. Oi, Helô:

    Eu já conhecia esse texto e adorei essa parte do passeio socrático !!!

    Eu também costumo olhar para as lojas - em especial essas de 1,99 - e observar quanta coisa sem valor existe lá. Claro que tem coisas úteis e que eu compro - sendo econômica, sou cliente dessas lojas, sim ! - mas uma grande maioria é perfeitamente desnecessária.

    Beijo

    ResponderExcluir
  18. É isso mesmo, Anabela !

    Eu fui criada por uma mãe que não comprava muita coisa para nós, alegando que criança cresce e perde tudo muito rápido. E ela estava coberta de razão !!!

    Beijo

    ResponderExcluir
  19. Oi, Zininha:

    Sei que não é fácil combinar economia com tentações lojísticas !

    Eu mesma, que sempre adorei embalagens, vivi o conflito de não ficar comprando papéis e mais papéis para fazer as embalagens de Natal.

    Hoje, após algum tempo, faço embalagens criativas e bonitas, usando os papéis que vou guardando de um ano para outro.

    Ou usando tecidos, como fiz nesse Natal em que embrulhei os presentes em pedaços de juta e peguei-os de volta após a entrega dos presentes, pois eu os uso no meu artesanato !!!

    Difícil pode ser, impossível, não é...

    Beijo

    ResponderExcluir
  20. Oi, Regina:

    Sei que não é fácil, pois sempre fui "esquisita" desde criança e é complicado viver assim, diferente dos padrões vigentes.
    Com a idade, fica mais fácil, pois acabamos sendo considerados excêntricos e desculpáveis...

    Beijo

    ResponderExcluir
  21. Oi, Rute:

    Sei que quando "compramos" uma idéia ou um ideal, fica mais fácil agir, pois estamos conectados com eles.
    No nosso caso, abraçamos totalmente essa nova/antiga forma de viver !
    Com pouco dinheiro - por opção de vida - e percebendo o que o Homem está deixando de rastro negativo no planeta, procuramos amenizar esses impactos com nossa pequeníssima parcela de contribuição para um mundo melhor.

    Beijo

    ResponderExcluir
  22. Oi, Katia:

    Mudança de hábito é uma das coisas mais difíceis de se fazer !
    Mas quando somos teimosos, vamos conseguindo...
    Beijo

    ResponderExcluir
  23. É mesmo, Gina...
    Apesar de viver reclamando das coisas, eu tenho muita fé num mundo melhor que está vindo por aí.
    Sei que as crianças índigo e cristal, vem com uma nova formação de DNA - é o que dizem...

    Enquanto isso, vamos fazendo a nossa parte, sim !
    "Espera e confia, enquanto espera, trabalha !"

    Beijo

    ResponderExcluir
  24. Oi, Lú:
    Temos que estar sempre atentos, pois as forças negativas são muito fortes !

    Mas percebo que um número cada vez maior de pessoas está mudando para melhor.
    Mudança de hábito é difícil, resistir às pressões nem se fala !

    Mas, com vontade e determinação, vamos conseguindo...

    Beijo

    ResponderExcluir

RECEBER SUA VISITA É MUITO BOM !
LER SEU COMENTÁRIO, É MELHOR AINDA !!!