sexta-feira, 15 de abril de 2011

A PÁSCOA DA MINHA INFÂNCIA

Falar da infância é dar um mergulho no tempo e de lá trazer momentos alegres e tristes, sonhos e pesadelos. Assim é nossa vida, em cada fase sua. Tenho lembranças bem antigas da minha vida, aos 3 anos e até aos 2, em flashes que ficaram marcados na memória.

PARTICIPANDO DA BLOGAGEM COLETIVA "FASES DA VIDA" - Infância, escolhi para relembrar aqui, a Páscoa da Minha Infância, texto que já fez parte da Blogagem Coletiva do blog Aldeia da Minha Vida. Veja aqui.

Tirei alguma coisa, acrescentei outras.

Tímida, porém “falando pelos cotovelos”; alegre, embora preocupada e séria; rebelde, mas respeitadora, eu vivi minha infância de filha mais velha de 4 irmãos entre leituras que me mostravam mundos encantados, e filmes românticos que me faziam sonhar com o amor e a felicidade.

Nos tempos da minha infância, lá pelos longínquos anos 50, as modas e costumes do período quaresmal eram muito diferentes dos dias atuais. Dias de seriedade, tardes melancólicas, normalmente cinzentas, pesadas. Na Sexta-Feira Santa, havia um respeito e uma tristeza no ar, como se o tempo estivesse parado e todo o sofrimento do Senhor esparramado sobre a humanidade silenciosa. Aceitávamos aqueles dias em que o rádio só tocava música sacra ou clássica, e esperávamos pacientemente que dias melhores chegassem.

E o Domingo de Páscoa chegava, para quebrar o jejum de alimento e alegria !
E as crianças esperavam ansiosamente pelos ovos de chocolate, presente que não podia faltar naquela data festiva.
Seguindo uma tradição, talvez portuguesa, os padrinhos eram os responsáveis por presentear com a guloseima tão esperada.
E quanto mais "rico" fossem os padrinhos, maior seria o ovo recebido !

Ora, na minha família, também seguindo antigas tradições, eu como filha mais velha, tinha como padrinhos meus avós maternos - Adelino Tavares e Olívia Marques Tavares, o ramo da família vinda da região de Aveiro. Meu avô, como ele sempre dizia, não era rico nem pobre e sim, remediado. Assim sendo, meu ovo de Páscoa era pequeno e discreto, também remediado.
Meus 3 irmãos tinham como padrinhos os tios, irmãos do meu pai - mesmo porque minha mãe era filha única. E esses tios eram mais abonados. Portanto, meus irmãos ganhavam ovos bem maiores que o meu...

Como uma criança lida com esses apelos mundanos ? Confesso que não era fácil para mim, ver os lindos e grandes ovos que meus irmãos ganhavam e compara-los com o meu pequenino. Mas o carinho e cuidado que eu tinha para com meus avós velhinhos e que me amavam muito, fazia com que eu superasse o "trauma do ovo pequeno", e festejasse a Páscoa com a alegria pura e ingênua de um tempo em que o Ser era mais importante do que o Ter.

Doces lembranças de pessoas que passaram por nossa vida, fizeram parte da nossa infância, mas que já partiram para outros planos.
Para meus avós queridos, o agradecimento pela carinho e atenção que sempre me dedicaram.
Para meu primo, a saudade dos tempos de infância em que brincávamos e brigávamos alegremente.

46 comentários:

  1. Flora,
    Você me fez voltar ao passado com essas lembranças, que também fizeram parte do meu.
    Batizado pelos avós, músicas sacras, mas ovo de chocolate não estavam na nossa infância. Não tive o "trauma do ovo pequeno...rs".
    Nem tudo são sonhos. Alguns pesadelos podem ter existido, mas o melhor é que os primeiros prevaleceram.
    Bom final de semana!

    ResponderExcluir
  2. Minha querida Flora Maria

    "Então ficaram todas as crianças a sua INFÂNCIA a passar seus anéis azuis de orvalho".

    Nunca soube que ganhei um só ovo de Páscoa... meu padrinho era o de todos os irmãos ( na realidade, não no papel)...
    Mas o saldo foi, mesmo assim, muito positivo como vai ver lá...
    Achei legal vc retratar a Páscoa pois ficou o seu post bem contextualizado como são sempe... Parabéns!!! Muito bacana,amiga.
    Não aparecem as imagens ilustrativas aqui para mim... pena!!!
    Vou olhar o outro post para recordar...

    Hoje, o meu desejo de paz e alegria é para vcs que:

    "...estendem o seu conceito
    de vida,
    e a veem na gota de orvalho".
    (Lice)

    Obrigada pela sua linda participação...

    Orvalho do Céu é uma “Chuva de Néctar da Verdade”... ou Palavras de Deus...

    É isso que lhe desejo nesse tempo que estamos entrando...
    Uma Abençoada Semana Santa e uma Páscoa extremamente feliz!!!
    Bjs de paz e achocolatados

    ResponderExcluir
  3. Oi, Gina:

    Pesadelo foi fazer essa postagem !
    Comecei perto de 10h, já tinha o texto quase todo pronto de ontem, coloquei as fotos e publiquei.
    Aí reparei que não havia colocado o selo da Blogagem Fases da Vida !
    Editei, busquei a foto e coloquei, tendo que puxá-la lá para baixo.
    Publiquei e vi que apareceu uma sequência de números e letras no meio do texto !!!

    Aí começou o trama, pois o computador, já lento por natureza, não obedecia ao comando.
    Quando consegui tirar as letras e publicar, só apareceu o último parágrafo da blogagem !

    E assim fiquei eu, a manhã inteira para conseguir acertar o erro ! E ainda deixei de fora a foto do Fases.

    Foi um teste de paciência dos bons...

    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Flora, a cada blog que visito, uma surpresa agradável, muito linda sua participação na BCFV, reviver esses momentos é de uma felicidade sem fim.
    Um grande abraço...Bom fim de semana!!!

    ResponderExcluir
  5. Agora você imagina na minha casa que tinha 7 irmãs, os tamanhos dos ovos variavam e muito...rs!
    Adorei sua lembrança, hoje é dia de reviver momentos que estavam guardados lá no fundo...não é mesmo?!
    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  6. Flora,

    Eu não vivi na minha infância, essa Sexta-feira Santa tão sombria. Meus pais são evangélicos. Só vim conhecer essa realidade na Quaresma na minha fase adulta, quando me converti ao Catolicismo.
    Mas o meu ex-marido, de família Católica, me contava que nesse dia, não podia varrer a casa, ouvir música enfim, era um silêncio total em respeito.
    Pena que hoje em dia, não se respeita mais essas coisas. Aliás, desreipeitam. Não precisa ser tão sombrio, mas silencioso.
    Não me lembro de ter ganhado ovos de Páscoa em minha infância. Meus pais eram pobres e não sobrava dinheiro pra isso. Lembro-me que recebia alguns bombons dos tios.
    Porém, no Domingo de Páscoa o almoço era farto, na casa de minha tia. Mesa cheia de comida, tinha de tudo. Era muito bom. Mas depois que cresci, descobri que não era esse também o sentido da Páscoa, que é a ressurreição.
    Mesmo com a lembrança do ovo pequeno que você ganhava, ficou dentro do seu coração, o melhor disso tudo. O amor de seus avós. Isso é imenso.
    Gostei muito do seu post.
    Volto pra lhe falar sobre o comedouro de pássaros.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Flora, desculpe, mas não consegui ler teu texto,pelos comentários acima...

    ResponderExcluir
  8. Flora querida,

    Não estou conseguindo ler sua postagem completa, só aparece isto:
    "Falar da infância é dar um mergulho no tempo e de lá trazer momentos alegres e tristes, sonhos e pesadelos. Assim é nossa vida, em cada fase sua. Tenho lembranças bem antigas da minha vida, aos 3 anos e até aos 2, em flashes que ficaram marcados na memória."
    Não sei se é algum problema na minha internet, vou ver se amanhã melhora, porque estes dias eu também não estava conseguindo abrir seu blog, entrava mas não aparecia nada.
    Um beijo em seu coração!

    ResponderExcluir
  9. Oi,Flora!Não precisa publicar.No seu post parece ter mais assunto conforme os comentários acimas, só aparece 2 frases, nada mais, o mesmo que a Lú...beijo

    ResponderExcluir
  10. Flora, suas postagem abordou o tema da infância de uma forma muito singela e você aproveitou bem o tema da Páscoa que se aproxima. Ter e ser são questões sempre atuais, e seu "ovo pequeno" mostra uma uma bela lição de valores :-) Um beijo!

    ResponderExcluir
  11. O seu blog parece que se perdeu no meio do Oceano Atlântico!.. As mensagens não estão a chegar!?..
    Bom fim-de-semana

    ResponderExcluir
  12. desculpe-me pelo atraso,mas com essa fantástica coletiva e interação,com sua postagem tão contudente saio com meu aprendizado em dia!
    Obrigada pelo carinho da visita
    Boas energias,paz,saúde,sucesso!
    Mari

    ResponderExcluir
  13. Olá Flora
    Que bonito o seu texto, recordando essas tradições da Páscoa, talvez herdadas da sua parte portuguesa. Ainda bem que vc lidou bem com essa situação do "ovo mais pequeno", às vezes as crianças não têm entendimento suficiente para isso, ainda mais hoje em dia, que são muito mais materialistas. Há umas décadas atrás sabíamos dar mais valor a outras coisas, até porque a abundância não era tanta como agora.
    Também adorei as fotos, muito bonitas!
    bjs

    ResponderExcluir
  14. Oi, Rosélia:

    Muitas vezes damos valor a coisas que não são tão importantes, e para a criança (antiga) os ovos de Páscoa eram importantes, dentro da sua tradição familiar. Porém o mais importante é a aceitação daquilo que temos. E aí vai a frase que gosto muito: "Não tenho tudo que amo, mas amo tudo que tenho" !

    Beijo

    PS: não estou entendendo essa confusão da postagem pois algumas pessoas conseguem ver e outras não !!!

    ResponderExcluir
  15. Oi, Dora:
    Concordo com você: é uma riqueza de sentimentos, informações, estilos de vida !
    Muito bom !
    Beijo

    ResponderExcluir
  16. Oi, Rachel:

    Eu sou uma eterna visitante do passado ! As lembranças estão sempre vindo à tona, e isso é muito bom !

    Beijo

    ResponderExcluir
  17. Oi, Lucinha:

    A maior, e mais difícil, sabedoria é conseguir juntar harmonicamente a fartura (sem exagero) das comemorações com o valor espiritual das mesmas.
    Assim como no Natal ! Eu faço a ceia (vegetariana, simples, mas saborosa), troco presentes (simples, confeccionados por mim ou comprados em lojas de $1,99), não esquecendo da motivação maior que é momento de paz e amor ao próximo.
    Fugir do consumismo desvairado e da comilança desatinada já é uma grande coisa !

    Beijo

    ResponderExcluir
  18. Oi, Lú:

    Que estranho...
    Algumas pessoas conseguem ver e outras não !
    Beijo

    ResponderExcluir
  19. Oi, Bel:

    Tente entrar novamente, pois na confusão que expliquei no comentário da Gina, até eu só fiquei vendo as últimas palavras. Mas depois consegui colocar tudo e muitas pessoas estão vendo.

    Beijo

    ResponderExcluir
  20. Oi, Adri:

    Adorei sua postagem sobre as "loucuras" da alimentação atual e os Biotônicos para abrir apetite !
    Eu também tomei ! E tinha o Calcigenol !

    Obrigada pela visita !
    Beijo

    ResponderExcluir
  21. Oi, Micael:

    Como deu para ver, está uma tremenda confusão por aqui !!!

    Obrigada pela visita, amigo !
    Beijo

    ResponderExcluir
  22. Oi,Mari:
    Obrigada pela visita !
    Que infância rica e feliz você teve, hein ?
    Quantas brincadeiras boas, quanto aprendizado...

    Beijo

    ResponderExcluir
  23. Oi, Cláudia:
    Você usou a palavra chave: a abundância não era tanta !
    Por isso se dava mais valor ao pouco que tínhamos, não é mesmo ?

    Obrigada pela visita.
    Beijo

    ResponderExcluir
  24. Acho que a infância é a fase em que temos mais pesadelos, pelo menos para mim foi! Hoje em dia não tenho mais pesadelos, eles foram todos diluídos na minha infância!

    Eu sou uma das pessoas que leu somente a última frase da postagem? (rs*) Se a sua postagem sumiu e já tinha o link permanente, bastava ir no cache do google para capturá-la.

    Boa sorte! Beijus,

    ResponderExcluir
  25. Olá Flora

    Vejo que cheguei num momento que seu post não está completo e pelos comentários suas participação me deixou água na boca de ler.

    Voltarei amanhã para ver o que aconteceu.

    Beijos

    ResponderExcluir
  26. olá, eu tambem estou na blogagem coletiva fases da vida....da uma passadinha la no meu blog tambem:
    http://anacristinap.blogspot.com/2011/04/blogagem-coletiva-fases-da-vida.html
    parabens e obrigada
    anacristina

    ResponderExcluir
  27. Olá Flora
    Não consegui aceder ao post. O meu Computador está prestes "a dar as últimas". No entanto, venho desejar uma boa semana para si.
    Beijinhos
    Lourdes

    ResponderExcluir
  28. O seu texto está D-E-M-A-I-S, querida Flora!
    O "trauma do ovo pequeno" então, é de rolar no chão a rir :)
    Tadinha de minha amiga! Isso não se faz às crianças. No máximo, os padrinhos dos seus irmãos deviam oferecer ovos pequenos por respeito a quem não podia dar mais, rssss.
    E sabe... também nunca entendi porque é que a Páscoa é vivida tão tristemente pelos Católicos. Bem...entender até entendo mas...não é preciso exagerar. Afinal de contas é ressureição!!!!
    Apesar de eu gostar de música sacra.
    Beijo transatlântico.
    Rute

    ResponderExcluir
  29. Olá, Flora!

    Eu adoro essas histórias, pena que não consegui ler.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  30. Flora,

    Bom dia,

    Meu nome é Lucas, tenho 32 anos, sou de Salvador, e ao procurar imagens de Emilinha Borba e Marlene achei o site, fiquei encantado com o seu blog. Curioso para ver todas as máterias antigas.

    Os textos são leves e divertidos. Vou indicar para minha esposa (os temas são de interessa dela).

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  31. Flora querida,

    Não poderia deixar de passar aqui para me despedir.
    Já vou desligar a internet, pois estou no final dos preparativos para minha mudança.
    Ficarei algumas semanas ausentes, por isso lhe desejo uma Páscoa muito abençoada.
    Que seja um momento de união e reflexão para todos Nós.
    Sentirei muitas Saudades, mas logo estarei de volta....

    Um grande beijo em seu coração!!!

    ResponderExcluir
  32. Sabe,Flora,ADORO a Páscoa!
    Minha mãe contava que fui batizada num Domingo de Páscoa (será por isso?)
    Qto.aos ovos,ñ havia essa diversidade de marcas, que existem,hoje. Ganhávamos aqueles da Lacta,que eram sempre iguais;só mudava a cor de fundo do papel. Ainda tenho na lembrança essa embalagem,que já ñ se vê mais. Era uma coisa simples, mas muito alegre!
    Bjs.de coelhos.....

    ResponderExcluir
  33. Que bom Flora,sua postagem nos trouxe agora a lembrança como era a semana santa em casa,pois era quase a mesma coisa.Silêncio,respeito,jejum;éramos católicos e com todas as tradições!!!Boas lembranças em família.Beijos no coração.E as fotos são dez!!!

    GOSTARIA DE DIVULGAR AQUI A PROMOÇÃO DE ANIVERSÁRIO DO MEU BLOG,QUE FEZ DOIS ANOS DIA 15.AOS AMIGOS QUE VISITAREM A PARTIR DESTA DATA AO DIA 30/04 ESTAREI SORTEANDO UM LIVRO A ESCOLHA DO GANHADOR,DENTRO DA TEMÁTICA DO SEU BLOG OU NÃO E ENVIAREI PARA QUALQUER CIDADE NO BRASIL OU NÃO.LIVRO DE VERDADE!!!

    ResponderExcluir
  34. Oi, Luma Rosa:

    Eu ainda tenho uns pesadelos de vez em quando...
    Mas na infância é mais comum.

    Gostaria de entender porque algumas pessoas não conseguem ver a postagem completa, e outras conseguem !!!

    Beijo

    ResponderExcluir
  35. Oi, Irene:

    Ô coisa mais misteriosa essa que me aconteceu !!!

    Será que alguém explica ?

    Beijo

    ResponderExcluir
  36. Oi, Ana Cristina:

    Doces lembranças da infância, não é mesmo ?

    Quando estive pela primeira vez em São João Del Rey, fiquei encantada com os doces "antigos" que encontrei por lá - e isso foi em 1978 ! Comprei um bocado e trouxe para meus filhos, pois eles não conheciam aquelas iguarias dos tempos idos.

    Beijo

    ResponderExcluir
  37. Oi, Lourdes:

    Pois o meu, que é muito idoso, geme o tempo todo! Faço uns carinhos nele, converso, para ver se ele dura mais tempo...

    Beijo

    ResponderExcluir
  38. Oi, Rute:

    Essa história dos ovos pequenos é contada e recontada na família, geração após geração !

    Minha irmã fez uma alusão a história de "madrinha mais rica" numa carta que me escreveu. Veja aqui:
    http://floradaserra.blogspot.com/2009/01/feliz-aniversrio.html

    A tristeza da Quaresma era somente na 6ª Feira Santa, pois já no Sábado se malhava o Judas e a festa começava, terminando no Domingo de Páscoa com muita alegria !

    Beijo

    ResponderExcluir
  39. Oi, Primaveril, tente novamente, quem sabe consegue ?
    Beijo

    ResponderExcluir
  40. Oi, Lucas:

    Que agradável surpresa receber seu comentário !

    O blog do meu marido (Na Era Do Rádio) conta muitas histórias dos tempos antigos, e vocês vão gostar. Veja aqui:
    http://marraioferidosourei.blogspot.com/

    Volte sempre !

    ResponderExcluir
  41. Oi, Lú:

    Boa Páscoa para você, e volte logo, viu ?

    Beijo

    ResponderExcluir
  42. Oi, Izabel:

    Eu acho que os pequenos ovos que eu ganhava também não eram da Lacta !!!
    Existiam outras marcas mais baratas - e não tão gostosas - como a Pan, por exemplo, lembra ?

    Mas a alegria de receber um ovo de Páscoa era muito grande !

    Beijo

    ResponderExcluir
  43. Oi, Zilda:

    Recordar é viver, não é mesmo ?

    Já visitei seu blog e comentei sua postagem.
    Belas fotos da família !

    Obrigada pela visita.
    Beijo

    ResponderExcluir
  44. Que delícia!Fiquei encantada com o teu relato porque sou desta época,também.As fotos são lindas demais.Esta garotinha de boina, (3ª foto) está um show. (você).Deus te abençoe.abçs

    ResponderExcluir
  45. Oi, soninha:

    Engraçada essa vida...
    Quando eu era bem pequena não tinha timidez. Fazia pose para fotos e gostava. Tenho várias assim. Quando cresci um pouco - acho que foi quando fui para a escola, aos 6 anos - a timidez apareceu e não me largou mais !!!

    Beijo

    ResponderExcluir

RECEBER SUA VISITA É MUITO BOM !
LER SEU COMENTÁRIO, É MELHOR AINDA !!!