sábado, 11 de setembro de 2010

TROCO LÂMPADAS VELHAS POR LÂMPADAS NOVAS !!!


Lembram da história do Aladim ?

Aquela “lâmpada” mágica que, quando esfregada, trazia o gênio para satisfazer os desejos do seu dono, ficou displicentemente largada no palácio do, agora rico, Aladim. Não era mais necessária.

O vilão da história, disfarçado de mascate passa gritando pelas ruas - “troco lâmpadas velhas por lâmpadas novas” ! A criada, na sua santa pureza e inocência, pensou: vou fazer um bom negócio para meus patrões ! Pega a lâmpada mágica e dá para o vilão-mago-malvado, em troca de outra novinha e econômica !

Parece que algo parecido anda acontecendo no Planeta Terra.

Aquela lâmpada maravilhosa, inventada pelo gênio Thomas Edison, em 1879, está sendo trocada, vendida por “30 moedas de prata”, em nome de uma economia duvidosa !

Eu nunca gostei das agora chamadas “lâmpadas econômicas”, anteriormente conhecidas como fluorescentes. Nunca usei na minha casa. Aquela luz esbranquiçada e estranha sempre causou-me incômodo, além de modificar as cores do ambiente.

No comércio, inclusive na loja do meu pai, ela era usada, e sempre ouvi o alerta: - cuidado com essa lâmpada, pois se quebrar é perigosa !

O tempo passou, o mundo ficou mais pobre e, hoje, “todos” precisam economizar seu dinheirinho usando essas lâmpadas que são tão econômicas !

Como ainda não consegui “digerir” essa imposição silenciosa, pesquiso muito sobre as ditas lâmpadas e descobri a razão da tão importante economia ! Li que, “uma família de classe média, tendo 10 lâmpadas em casa, consegue economizar $20,00 por mês !!!” Não acreditei no que estava lendo ! Por $20,00 de economia, as pessoas põem em risco sua saúde, pois dizem que as tais lâmpadas são perigosíssimas quando quebradas !

Muitos dirão que, além dessa “enorme” economia financeira, também existe o lado ambiental. Estamos economizando muita energia para a Terra !!!

Porém, o que me deixa muito impressionada, é a forma como a idéia da “lâmpada econômica” foi vendida – e comprada – pelo planeta inteiro !

Nunca poderia imaginar que as pessoas fossem tão pobres e tão conscientes...

Existem "mil" formas de economizar energia, mas, estranhamente, todos preferem trocar suas lâmpadas velhas por lâmpadas novas.

Lembra-me a história das pessoas que comem doce até mais não poder, e usam adoçante para seu cafezinho...

Parece que a velha lâmpada incandescente, que sempre simbolizou uma boa idéia, virou a vilã da história...

Aqui encontrei umas histórias muito interessantes: http://www.acordem.com/blog/14309//
E aqui também: http://acordem.com/blog/14274//


E mais, aqui:
http://ultramegatiaguinho.blogtok.com/blog/15172//

Leiam, por favor, e depois tirem suas conclusões.

Enfim, “cada um é cada um” e eu continuo usando minhas lâmpadas incandescentes. Não fiquei mais pobre por isso, e tenho atitudes muito mais ecológicas do que a grande maioria dos que julgam estarem sendo os “salvadores da energia do Planeta Terra."

22 comentários:

  1. Olá Flora :)

    Esse assunto das lampadas é um que me interessa. Inclusive já escrevi sobre isso no jornal do Centro Comunitário aqui da área:

    http://publicarparapartilhar.blogspot.com/2009/09/electrao-artigo-do-jornal-agora-rubrica.html

    Apesar da legislação comunitária penso que era importante continuarem a co-existir os vários tipos de lâmpadas, não só pela perigosidade quando partem, conforme vc escreveu, mas também por causa da frequência que emitem, conforme refiro no meu texto.

    Como tudo, há que saber onde e como usar as lâmpadas economizadoras caso contrário será mais o gasto do que a poupança!
    Beijinhos além-mar.

    ResponderExcluir
  2. Olá, querida
    Como somos trapaceados a todo instante nas mais variadas formas pelos donos do Poder público...
    Ótima matéria, menina.
    Me senti como quando fui verificar uma certa quantia aplicada a prazo fixo e o juro a cada 200 era de 5 reais... e isso numa permanência de 3 anos...
    Um excelente Domingo cheio de paz.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Excelente postagem, Flora. Não tinha pensado nessas questões. Lâmpadas fluorescentes e incandescentes. É uma "economia burra" e antiecológica. Realmente, vou ler mais sobre tal assunto. Obrigada pelas informações e pela dica dos sites. Um bom domingo para você, beijos no seu coração :)

    ResponderExcluir
  4. Olá, Flora querida!
    Tudo bem?
    Eu nunca gostei dessas lâmpadas, essa luz branca força muito a minha vista com seu brilho e dificulta a minha visão, também acho a lua amarela melhor para casa, sinceramente não vejo grandes economias. Sempre escutei dizer que elas causam doenças, assim como o micro ondas, esse então nunca comprei e nem faço questão. Eu sou assim desde que me entendo por gente, só agora estou conseguindo me identificar com algumas coisas. Estranho né?
    Eu tinha 20 anos e gostava de ver roupas penduradas na corda, descobrir que não é só eu, uma pessoa assim é a Sônia Novaes! Nuca gostei de roupa apertada nem sapato muito alto, nessa época já adorava um jardim bem bonito e florido, trabalhava numa escola católica e quando abria a janela da sala a visão era a mais bonita.
    São 00:30 minutos, já falei muito!
    Um abraço
    * Posso colocar as fotos do seu primaveril no meu?

    ResponderExcluir
  5. Oi, Rute:
    Já visitei e li seu blog e o Jornal do Centro Comunitário.
    Sabe o que eu penso ?
    Quando vejo uma coisa sendo "empurrada goela abaixo", como o caso das lâmpadas e das vacinas, eu fico desconfiada de que alguém está lucrando, ($) e muito, com isso !
    Pesquiso, analiso, vejo os prós e os contras.
    Eu não sou daquelas pessoas que saem comprando o que acabou de ser lançado, vendo o filme que ganhou o Oscar (simplesmente porque ele ganhou o Oscar !), lendo o "best seller", só porque ele é um "best seller" !!!

    A "histeria" que tomou conta da população por causa dessas "lâmpadas econômicas" me causa muita estranheza...

    Acho que é porque vi o filme Teoria da Conspiração...

    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Cara Orvalho:

    Nós nem podemos imaginar (e é melhor que seja assim...) o quanto somos trapaceados o tempo inteiro !
    Mas também acho que podemos - e devemos - procurar saber o que está acontecendo e não seguir um atrás do outro, como o gado para o abate.

    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Prezada Suziley:

    É isso mesmo !
    No momento em que pesquisarmos primeiro, para agir depois, certamente teremos uma visão mais ampla da situação e poderemos escolher com conhecimento de causa.

    Beijo

    ResponderExcluir
  8. Minha querida Primaveril:

    Claro que você pode colocar a foto ! É uma honra para mim.

    Ser diferente, num mundo globalizado, é difícil, mas não impossível. Eu também sempre fui assim.
    Até hoje não uso micro-ondas. Enquanto não tiver um conhecimento profundo dos seus benefícios, ou malefícios, eu não uso.

    Uma das formas de economizar energia é lavar a roupa no tanque, e não na máquina. Quem quer fazer isso ???
    Eu tenho máquina, mas só uso para lavar cobertores, colchas ou no tempo muito frio, quando é difícil por a mão na água gelada.
    Penduro minhas roupas na corda, ao sol, que limpa, purifica e perfuma.

    Sei, porém, que isso não é possível para todos.
    Antes de vir para cá eu morava em apartamento, minha roupa era lavada na máquina (não toda), e secava num secador, no alto da área de serviço.
    Não quarava nem secava ao sol. E não morri por isso ! Mas, no momento em que posso, por que não vou aproveitar o sol e o vento ?
    É uma das minhas maneiras de economizar energia...

    Beijo

    ResponderExcluir
  9. Compreendo-a Flora, pois eu também sou um pouco assim, adversa às "modas". Detesto funcionar em manada. Tipo cordeirinho seguindo o rebanho.

    Mas de certa forma, gosto de analisar as situações, porque nem tudo é mentira. Costuma-se dizer "não negue à partida uma ciência que desconhece".

    Alegra-me quando as invenções têm sucesso no campo da poupança de energia. Mas não gosto de ser enganada. Nem que inventem só parte da solução.

    Essas lâmpadas só deviam sair para o mercado quando o sistema de recolha de reciclagem estivesse a funcionar em pleno. Caso contrário o que fazer a lâmpadas que estragadas ou partidas? Jogar no lixo normal? E o mércurio?

    Lá voltamos nós ao problema das soluções não serem holisticas. Resolvem uma parte e pioram outra. Poupam energia mas poluem mais o ambiente quando não são recicladas!

    Beijinhos e obrigada por trazer este assunto à discussão.

    ResponderExcluir
  10. Minha querida rebelde, Tal qual um D.Quixote de saias, lá vai a minha heroína enfrentar os moinhos de vento ou as lâmpadas de mercúrio!!!
    A grande, mas triste realidade, é que tudo que se passa no mundo consumista e globalizado de hoje já não é mais mera Teoria, mas a Prática da Conspiração.
    Estamos sendo explorados, e ainda batemos palmas para os gênios da economia e das vacinas. Por alguns tostões furados (aqueles que valiam tão pouco que eram furados) fazemos o jogo das elites internacionais, que exploram não a umas simples pessoas físicas como nós, nem mesmo a umas personalidades jurídicas que também têm lá as suas culpas, mas o alvo dessas elites é o domínio de nações inteiras.
    Eles nos fazem doentes, e vendem vacinas. Eles nos convencem que a nossa conta de luz está cara, e inventam um lâmpada-bomba, que atarrachamos nos nossos testes esperando o instante da explosão.
    Mas, em que faculdade estudaste? És formada em que? Quem te deu poder para falar de uma técnica que desconheces? Quem melhor do que os engenheiros, cientistas e especialistas financiados pelas grandes multinacionais, para mostrar-nos o certo e o errado?
    Mas, disseste-o bem, pois quem cala consente.
    Você é a minha Marina de Minas, que de Serra só tem a Flora e que de Dilma passa à distância.
    Beijos minha desbravadora ambiental.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  11. Querida Rute:
    No momento em que o Homem começa a usar a energia nuclear sem saber bem o que fazer com seus resíduos ou com um imprevisto calamitoso, o que podemos esperar ?

    Sugiro que você acompanhe o blog do Fernando: Pistas do Caminho -

    http://pistasdocaminho.blogspot.com/2010/03/questionamentos-importantes-sobre-falsa.html)

    e prepare-se para ficar de "cabelo em pé", ou arrepiada, com as histórias sinistras que estão documentadas lá.

    Obrigada pela sua participação.

    Mas você percebeu que poucos comentaram essa postagem...

    Beijo

    ResponderExcluir
  12. Meu muito querido Gilberto:

    Vivemos em Maia, ou Matrix...
    E, muitas vezes, eu preferia não saber das coisas que eu sei. Dormir no berço esplêndido da ignorância, acalentada pelas ordens do "Grande Irmão". Seguir os "ensinamentos" Globais e ter sina de gado.

    Mas...
    Sou uma guerreira do arco-íris e vou semeando minhas cores.

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Querida Flora,

    passei lá no pistas do caminho e gostei muito do que li. Terei de voltar para leitura mais aplicada. Sobre a gripe conheço bem o assunto. Li um livro interessantissimo sobre a falsa pandemia.

    Pois é... a gente aqui preocupados com o mercúrio das lâmpadas, tendo por perto uma ameaça bem mais preocupante, a radiotividade do urâneo. A França é o 2ºpais mais dependente de energia nuclear. Quase vizinho de Portugal.

    Quanto aos poucos comentários relativos a este género de posts, já estou acostumada minha querida! :) As pessoas ou têm medo de se expor, ou estão fora do contexto ecológico. Não percebem, nem querem perceber. Seguem a manada. Não questionam. Não respondem a "provocações" de quem questiona (ah ah ah).

    Beijinho à guerreira do arco-iris.
    Achei lindo este termo.
    Continue semeando suas cores, independentemente do número de comentários.

    ResponderExcluir
  14. Oi, Rute:
    Eu já percebi que você é uma das poucas pessoas pesquisadoras e preocupadas com algo mais do que simplesmente o que está ao alcance do seu nariz !
    Fico muito feliz por tê-la como parceira de idéias e ideais.

    Já leu alguma coisa sobre os Guerreiros do Arco-Íris ?
    Caso não conheça, leia aqui:

    http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/profecia-indigena-guerreiros-do-arco-iris/22295/

    Ou aqui: http://somostodosum.ig.com.br/clube/artigos.asp?id=5681

    Existe muita informação interessante sobre o assunto.

    Continuarei semeando minhas cores, e minhas flores.

    Beijo

    ResponderExcluir
  15. Oi Florita!!!

    Eu ia escrever no post, que eu não gosto da cor da fluorescente, mas achei que não estaria dando bom exemplo.
    em minha casa ainda restam incandescentes, que uso com cuidado e é claro que elas são mais aconchegantes.

    em alguns corredores eu troquei pelas fluorescentes amarelas, que disfarçam bem.

    na sala uso LED, que com certeza é a iluminação do futuro.

    E vamos aguardar, quem sabe surjam novas tecnologias...

    beijinhos green

    ResponderExcluir
  16. Oi,eu realmente não sabia, estou muito crua e leiga no assunto, mas estarei me informando por aqui...Um gde beijo!!!

    ResponderExcluir
  17. Olá Flora!
    Realmente , as ditas lampadas economicas até hoje não me convenceram, que realmente são o que dizem ...
    Pois neste país e no mundo inteiro as pessoas usam materiais radioativos muito perigosos para fabricar coisas que ao invés de ajudar o homem a preservar a natureza ajudam a acelerar a destruição da mesma.
    Eu sempre soube que as próprias lampadas fluorecentes se quebradas podem espalhar produtos altamente tóxicos como o mercúrio que é um metal pesado...
    Portanto eu também continuo a usar as velhas lampadas incandecentes , custe o que custar a conta ninguém paga a minha mesmo, sou eu que pago e .

    ResponderExcluir
  18. Oi, Renata:

    Sabe que o que mais me causa estranheza é a forma como a idéia da lâmpada econômica foi aceita...

    Olhe em volta e veja se as pessoas estão preocupadas com o meio ambiente, se economizam outro tipo de coisa... Por que essa total aceitação das lâmpadas econômicas ???

    Não consigo entender...

    Beijo

    ResponderExcluir
  19. Oi, Bel:
    Nós temos muita informação nas mãos, é só procurar!
    Obrigada pela visita.
    Beijo

    ResponderExcluir
  20. Oi, João, obrigada pela visita.
    Como você me encontrou ?

    Essa história das lâmpadas não está muito clara para mim...
    Acho que tem interesses economicos poderosíssimos envolvidos nisso.
    Vamos ver...

    ResponderExcluir
  21. que ridículo esse post. só porque a economia é pouca, devemos deixar pra lá? pense coletivamente. se cada casa trocar suas lâmpadas, a economia vai ser grandiosa. e eu acho que você se confundiu ao dizer que são as luzes fluorescentes que causam modificações nas cores do ambiente.

    ResponderExcluir
  22. Dante, ou Lysia ?

    Obrigada pela visita e pelo comentário.

    Entendo sua estranheza, mas sei que isso é normal quando não temos muito conhecimento sobre o assunto tratado.
    Antes de escrever meu texto estudei laboriosamente o assunto lâmpadas "econômicas" e fui surpreendida por muitas informações que não são divulgadas para o povo.

    Quanto a modificação da cor que as lâmpadas fluorescentes causam, busquei na net outra opinião que não a minha e transcrevo-a aqui:

    "Sua pele é quente ou fria?
    por Fernanda Peruzzo
    Avalie a sua pele sob a luz natural (não faça esse teste em ambientes iluminados por lâmpadas fluorescentes. ELAS ALTERAM A COR NATURAL)".

    ResponderExcluir

RECEBER SUA VISITA É MUITO BOM !
LER SEU COMENTÁRIO, É MELHOR AINDA !!!