quinta-feira, 13 de maio de 2010

HORA DA AVE-MARIA

Treze de Maio, dia de Nossa Senhora de Fátima. A história das 3 crianças que, em Portugal, viram a imagem da Senhora, já é bastante conhecida no mundo inteiro, e é mais uma demonstração da presença da Mãe-Divina.

Dizem que religião e futebol não se deve discutir, pois cada um tem sua preferência. Independente de religião, os templos costumam ser lugares especiais, revestidos de fortes sentimentos e emoções.
Na foto a imagem de N. Sª de Fátima, na igreja a ela dedicada.

Na Igreja Matriz de São Lourenço o vitral mostra o momento mágico da aparição da Senhora às crianças.


Outra imagem de Fátima, desta vez na Igreja Matriz, emoldurada pela bela pintura. É sempre a representação da Mãe, de Maria, aquele ser que proteje e guia seus filhos nos caminhos da vida.

Mesmo nos tempos atuais, em meio a carros e muita gente, um momento que sempre me deixa emocionada é quando, às 18 horas, ouve-se na Igreja Matriz a Ave-Maria. Nos tempos idos as pessoas paravam tudo o que estivessem fazendo e oravam compenetradas. Lembro bem quando, na casa da minha avó Olívia, ouvíamos os sinos da Igreja de N. Sª da Piedade tocando. Era um momento solene, de respeito e fé. Rezava-se então, uma ave-maria.

Gosto de relembrar esses momentos e minha avó querida.

14 comentários:

  1. Também me emociono muito com Nossa Senhora, Flora. E minha mãe também tinha esse costume de rezar às 6 horas, hora da Ave Maria. Um dos meus desejos é conhecer Fátima. Um dia ainda vou, se Deus quiser. Você conhece ?
    Beijos.
    Vera

    ResponderExcluir
  2. Flora, lamento dizer que Fátima é mais um local onde o negócio prolifera do que um local sagrado.
    Deus e a Deusa não estão ali, mas apenas a ganância do Homem em explorar os que sofrem.

    As pessoas compram velas em Fátima para acender e colocar em locais destinados para o efeito. Essas espécies de mesas onde acendem as velas têm um receptáculo em baixo onde é recolhida toda a cera que escorre, que é reutilizada para fabricar novas velas para vender a novos crentes.
    E também há as velas eléctricas, umas luzes em forma de velas, que acendem quando se coloca uma moeda numa ranhura. Tudo muito bem calculado, moderno e frio.

    Vendem-se santinhos, terços, postais e pendentes para colocar ao pescoço com bocados de terra que dizem ser sagrada!

    Em certos momentos do ano, vê-se pessoas de joelhos feridos que percorrem uma grande distância de joelhos até às imagens "sagradas", para pagar promessas (e há o negócio da venda das joelheiras!).
    Acho isso tudo horrivelmente errado, a começar pelas próprias pessoas pagadoras de promessas!
    Não critico a sua fé, mas porque não pagam as suas promessas fazendo o bem a outros, em vez de o fazerem praticando essa forma de auto-flagelo público?

    Creio que o seu Deus ficaria mais agradado com essa forma de retribuição (mas esta religião é baseada no sacrifício e sofrimento, que se há-de fazer?)

    Enfim, são só os meus pensamentos.

    Nem sei se deveria escrever este comentário e romper com a ideia romântica que as pessoas têm sobre este assunto.

    beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Vera:

    Não conheço Fátima, nem Portugal, pois só saí do Brasil em Foz do Iguaçu, quando atravessamos as fronteiras e visitamos as cidades que ficam no Paraguai e na Argentina.

    Beijo

    ResponderExcluir
  4. É mesmo amiga, ainda tenho este hábito, de as 18:00 horas, ainda elever meus pensamentos, e num breve momento fazer uma oração...

    Belíssimo post...um abraço minha querida...

    ResponderExcluir
  5. Oi, Hazel:

    Entendo perfeitamente seu pensamento e concordo com quase tudo o que disse.
    Essa postagem eu fiz ontem, tarde da noite, e ela não fluía, não conseguia escrever o que pensava. Quase deletei-a pois achei sem-pé-nem-cabeça !

    Esse lado "material" da religião é perverso, mas atende aos desejos de uma grande parte da população. O que dizer da riqueza dos pastores das igrejas ditas evangélicas ? E a famosa riqueza do Vaticano ?
    Mas essas são atitudes mesquinhas, menores, do ser humano.
    Tive formação católica, mas hoje considero-me ecumênica, xamânica, quiçá pagã !!!

    Acredito no Deus dentro de nós e nas SUAS DIVERSAS MANIFESTAÇÕES.
    Procuro seguir o 2º mandamento - amar ao próximo como a si mesmo - e o complemento com - e respeitar a todas as formas de vida, por isso sou vegetariana...
    A Mãe-Terra, a essência feminina "precisa" ter uma forma física, e Maria é talvez a mais forte, para os ocidentais.

    Entretanto, existem "lugares sagrados" sejam por origem, sejam pela criação de uma egrégora.
    Gosto muito do livro MÃE TERRA, da Mellie Uyldert, e até fiz uma postagem sobre o assunto aqui http://pousodolourenco.blogspot.com/2008/05/segredos-sagrados.html

    As pessoas podem receber as mesmas graças quietinhas em suas casas, sim, mas o fato de estarem no "lugar sagrado" aciona a força que existe dentro delas e a cura acontece mais facilmente.
    Sei que a formatação dessa religião foi baseada no sacrifício, mas também acredito que ainda estamos nesse plano (3ª dimensão ?),e essa é a regra do jogo.
    Essa "idéia romântica" é o sustentáculo espiritual de grande parte da humanidade.

    Enfim...

    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Então tá combinado. Vamos as duas
    à Fátima algum dia... rsrsrs
    Beijocas.
    Vera

    ResponderExcluir
  7. Olá Flora e amigas!

    Quando quiserem visitar Fátima, eu ofereço-me como guia.
    São espantosas as manifestações de fé que presenciamos no local. Algumas mais discretas e humildes, outras menos, mas cada um é que sabe...
    É verdade que Fátima se tornou num local de negócio, uma pequena localidade que cresceu e se desenvolveu tirando proveito dos visitantes. Mas não é menos verdade que é um lugar especial, onde se sente uma paz e tranquilidade espantosas. No recinto onde se situam os principais pólos de atracção (o Santuário, a Capelinha das Aparições e a Igreja da Santíssima Trindade) não há comércio. Há caixas discretas onde as pessoas podem depositar os seus donativos (que ninguém pede), há velas de cera reciclada que têm um preço mas que só paga quem quiser (pois não está ninguém a vendê-las). Há cuidados com a limpeza e o asseio do recinto mas as contruções e a decoração dos espaços são muito sóbrias.
    Na parte exterior do recinto, aí sim, vende-se de tudo para fazer negócio (a última novidade é um urso de pelúcia que reza a avé-maria!)mas certamente que quem vem pela fé não se entusiasma com estas coisas "materiais".
    Não sei ao certo como é gasto o dinheiro que os fiés deixam em Fátima mas conheço instituições religiosas que dão uma grande ajuda a pessoas carenciadas, nomeadamnte crianças.

    As avé-marias, tenho uma vaga ideia do toque das avé-marias na aldeia onde cresci, elas marcavam o final de um dia de trabalho e acompanhavam as pessoas no regresso a casa.

    O mês de Maio continua a ser o mês de Maria (Nossa Senhora). Todos os dias à tardinha as pessoas juntavam-se, e ainda se juntam, na Igreja para rezar o terço. A este "encontro" com Maria passou a chamar-se também "mês de Maria".

    Tudo de bom e muita fé, tenha ela a origem que tiver!

    ResponderExcluir
  8. Quem sabe, Vera...
    Se existe um lugar no mundo que eu gostaria muito de conhecer pessoalmente (porque já conheço bastante pelas histórias familiares) é Portugal, e especialmente suas aldeias.

    Beijo

    ResponderExcluir
  9. Oi, Maria:
    Muito esclarecedor seu comentário.
    Existem sempre os dois lados de todas as moedas.

    Quando meu pai esteve em Fátima ficou extremamente emocionado no local, mas lá se vão uns 45 anos e as coisas mudaram, certamente.

    Acredito, sim, na força que existe nesses lugares, pois eles estão impregnados da energia e das emoções das pessoas.

    Infelizmente, o comércio exagerado - mal necessário ? - está sempre onde o povo está. E o povo gosta de comprar, não é mesmo ?

    Como disse na postagem, esse momento mágico das 18 horas, quando o dia está chegando ao final, acompanhado do toque de sinos e da Ave-Maria, traz-me lembranças e emoções bonitas.

    Muito obrigada pela visita e comentário.
    Ficaria muito feliz em conhecê-la e passear por sua terra.
    Beijo

    ResponderExcluir
  10. Oi, Zininha:

    Dizem que esse horário das 18 horas tem uma força, talvez criada pela concentração dos pensamentos das pessoas. Já pensou quantas pessoas oram, ou param para meditar, nesse horário ? Isso vai criando uma energia boa, saudável.

    Beijo

    ResponderExcluir
  11. Flora
    Na aldeia da minha mãe os sinos tocavam três vezes ao dia. De manhã, ao meio dia e à tardinha.
    Nessa altura, todos paravam e rezavam a Avé Maria.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  12. Não tenho nada contra a riqueza dos famosos pastores da IURD, etc..
    Não consta que tenha sido roubada, mas ganha graças aos seus crentes que retribuem a ajuda espiritual que recebem. Nada de errado nisso, a meu ver.

    Já a da Igreja Católica, uma fortuna incalculável, é outra história. O Vaticano é uma empresa. Eles são accionistas de grandes empresas. E basta consultar os livros de História para saber que são eles que têm a maior quantidade de ouro do mundo, devido às pilhagens feitas ao longo de séculos (o "Não roubarás" não se aplica à Igreja!).

    Não é apenas ouro, mas obras de arte, coroas, e outros tesouros.

    São tantos os contrasensos. Dizem ao povo para levar a vida com humildade e que a pobreza é uma virtude, mas não é, de todo, o que praticam.

    Na Bíblia está explícito "Não adorarás imagens", e fazem precisamente o contrário, tirando grandes benefícios financeiros disso - é o caso de Fátima!

    Longe de mim criticar as pessoas que lá vão, os crentes. Mas acho que está na hora de as pessoas abrirem os olhos e verem a realidade.

    Essa "energia especial" que dizem sentir por lá não provém da construção que o Homem fez lá (e que, por sinal, destruiu dezenas e dezenas de árvores!!!), mas das próprias pessoas.

    As pessoas já vão predispostas a sentirem-se assim, e havendo várias pessoas a sentirem "a tal energia" juntas, é claro que esta se torna mais perceptível.

    As bases desta Igreja são o sacrifício e a culpa. A castidade e a pobreza. A humildade e o sacrifício.
    Mas isso é só para o povo, que continua cegamente a financiar e a alimentar a impostura.
    Os dirigentes da Igreja vivem na opulência, só recebem Reis e pessoas de muito poder.
    Têm praias privadas.
    Exércitos. Polícia secreta.
    Não sei onde pára Deus no meio disso tudo.

    Soube o que aconteceu às largas centenas de padres pedófilos que foram denunciados? Nada.
    Foram discretamente transferidos para outras paróquias, onde irão destruir a vida a outras crianças.
    Estão acima da lei...
    Porque o povo continua a acreditar e a obedecer cegamente. Foram muitos séculos a matar para conseguirem disciplinar desta forma as pessoas.
    A Igreja matou mais pessoas do que o próprio Hitler. Tudo em nome de Deus, o mesmo que diz "Não Matarás".

    A hipocrisia chega ao ponto de terem padres que lutam contra a guerra (está certo), e outros padres, vindos dos mesmos seminários, que são enviados para abençoar as balas quando as tropas vão para a guerra. Onde está a coerência e a verdade no meio disto tudo?

    O Papa tem estado em Portugal e veja bem os contornos maquiavélicos das coisas: ele escolheu o Terreiro do Paço para comunicar com o povo português. No Terreiro do Paço foi onde a Igreja matou centenas e centenas de pessoas, há muitos anos atrás. Enforcavam-nas e queimavam-nas vivas.

    Acredito em Deus e na Deusa, como sabe, Flora. Mas não acredito nos homens.

    Não pretendo ofender ninguém com este comentário, mas aproveitei para divulgar a verdade.

    Um beijo para si e para todos aí em casa.

    ResponderExcluir
  13. Oi, Hazel:

    Esse assunto dá para escrever uma antologia completa, e de quebra fazer mais uns tantos Seminários, Convenções e por aí vaí.
    Sei de tudo isso que v. contou. Existe muita podridão nas religiões, simplesmente porque elas são formadas por seres humanos cheios de vícios e pecados. Assim é a Humanidade, não importa em que pedestal esteja.

    Mas, como já disse, para muitas pessoas essas mentiras são a base de sua vida. Sabe a história de que não se pode dizer que os ETs existem ? Querem fazer crer que os Homens ainda não estão preparados para ouvir certas verdades...

    Beijo

    ResponderExcluir
  14. Oi, Lourdes:
    Sempre gostei do toque dos sinos e acho bonito o seu uso para anunciar momentos especiais.
    Nas grandes cidades é difícil existir, mas nas pequenas ainda é habito de algumas.

    Beijo

    ResponderExcluir

RECEBER SUA VISITA É MUITO BOM !
LER SEU COMENTÁRIO, É MELHOR AINDA !!!