A cor azul tem uma característica curiosa. Com exceção de sua ocorrência em algumas flores, borboletas e pássaros, o azul não é, na natureza, uma cor "real", "concreta". O céu azul, as águas azuladas não são azuis, pois são incolores.
O azul é uma das três cores-luz primárias.
O azul é tradicionalmente a cor do elemento ar, cujos símbols são as lanças e espadas (que representam a agudez do pensamento); mas, também, é lembrado por nuvens, ondas, ventos, espelhos e cristais transparentes.
FOTO: a maravilhosa imagem do céu azul refletido no lago do Parque das Águas de São Lourenço.

Sendo a cor de Júpiter, seu dia é a quinta-feira. Seu número é o quatro e sua forma geométrica é o quadrado. Seu animais são o carneiro, o golfinho e os pásssaros. A melhor imagem para meditar com a cor azul é o céu diurno.
Sua atividade é o desenvolvimneto da intuição.
FOTO: o céu azul surgindo entre a grade do imponente portão do Balneário do Parque das Águas.

Do ponto de vista simbólico, o azul está relacionado à iluminação, ao crescimento espiritual e à criatividade. Seus deuses são ligados ao ar, à água e à criação. São os Pais celestiais, como Zeus, Júpiter, Urano, Odin, Brahma, Oxalá. Os deuses do mar, como Netuno e Poseidon; e as Deusas celestes e aquáticas, como Hera, Juno, Nut, Yemanjá, Oxum, Vênus, Afrodite, Ishtar, Hathor.
FOTO: o interior da Rodoviária de São Lourenço é inundado pela suave luz azul.

Suas pedras são a turquesa, a água-marinha e outras gemas azul-claras; seus minerais são o estanho e o níquel. Seus perfumes são o eucalipto e o benjoim.
O azul é, segundo pesquisa realizada no Reino Unido, a cor preferida universalmente.
FOTO: o que dizer dessas fascinantes jóias azuis ?

As funções orgânicas relacionada à cor azul são a respiração e a função nervosa.
A centelha de energia, a corrente elétrica, o fluxo dos impulsos nervosos estão diretamente dentro do domínio do espírito, do imaterial: por meio de correntes invisíveis, que fluem ao longo dos nervos, nosso céu interior (o cérebro) e os deuses que nele habitam (nosso pensamento, nosso espírito, nosso inconsciente) dominam e coordenam todo o funcionamento do mundo inferior (o corpo).
FOTO: cúpula azul de igreja em Itajubá - MG.

O azul também é a cor da palavra falada, da percepção e da vontade, da clareza e da ação. Do ponto de vista energético, o azul está relacionado com o chakra Laríngeo.
FOTO: falso, porém bonito, vitral em azul.

Tradicionalmente o azul é considerado uma cor calmante, analgésica e equilibradora, usada como tranquilizante e auxiliar para criar um ambiente de paz e elevação epiritual.
É a cor da razão, da mente desligada das emoções, da espiritualidade e da alma.
FOTO: as queridas hortênsias do meu jardim !
(Texto baseado no livro Cromoterapia - de Eneida Duarte Gaspar)
Quem quiser conhecer as outras cores, procure em "Marcadores" - na lateral esquerda do blog - o título CORES.