sábado, 3 de outubro de 2009

SÃO FRANCISCO DE ASSIS E MEUS GATOS


São Francisco de Assis nascido Giovanni Battista di Pietro Bernardone, (Assis, Verão, ou Outono - junho/dezembro de 1181 ou 11823 de Outubro de 1226) foi um frade católico, fundador da "Ordem dos Frades Menores", mais conhecidos como Franciscanos. Foi canonizado em 1228 pela Igreja Católica.

Por seu apreço à natureza, é mundialmente conhecido como o santo patrono dos animais e do meio-ambiente : as igrejas católicas costumam realizar cerimônias em honra aos animais próximas à data que o celebram, dia 4 de outubro.

No Sítio Lagoa Seca, em São Lourenço, existe uma "gruta" onde São Francisco está alojado, junto das plantas e dos animais do local.

Aproveito para lembrar nessa postagem alguns gatos que já fizeram parte da nossa vida. Em algum momento desapareceram - e os gatos tem um hábito muito interessante: quando estão perto da morte, afastam-se, desaparecem, para morrer sossegados. Em vão procuramos por eles no sítio. Deixam só a saudade e as minhas lágrimas.

A última a "desaparecer" foi a JADE, gata discreta, comportada e um pouco esquiva. Não dava trabalho, não brigava com ninguém. Um belo dia, não quis comer, ficou deitada e no dia seguinte foi embora.

Esse é o FRITZ, gato ainda jovem e muito charmoso que, de repente, sumiu. Também ficou um dia "caidinho", e no outro foi embora.

O PELUDO, também conhecido por Soneca, pois quando filhote dormia o tempo todo, era o meu preferido. Muito carinhoso, vivia atrás de mim pelo jardim, enroscando-se em minhas pernas e atrapalhando meu andar. Quando ficou adulto começou a dar umas escapadelas pelas noites, e sumia durante meses, voltando tempos depois para nossa alegria. Um dia não voltou mais...

O THOR era um gato tranquilo, da paz, e muito caseiro, mas um dia foi embora sem despedir-se de nós.

A MOCINHA, miudinha, muito peluda e cara-fechada, não queria conversa com ninguém. Nem parecia que era irmã do simpático Peludo. Ficava no canto dela, não gostava que a pegassem no colo, e um dia partiu. Talvez não gostasse do ambiente...

O NHAÚ, apareceu aqui em casa, invadindo o território alheio. Brigava com os moradores oficiais, comia sua comida e miava "nhaú, nhaú" o tempo todo. Depois de tentar afastá-lo por vários dias, acabamos por aceitar sua presença. Ele integrou-se ao grupo, mas não ficou muito tempo por aqui. Assim como veio, foi.

Muitos outros gatos já conviveram conosco mas, infelizmente, não tenho fotos de todos. Alguns ficaram doentes, sofreram e me deixaram sofrendo muito, até que morreram em paz. Mas muitas alegrias nos deram, principalmente os filhotes tão fofos e queridos. Personalidades distintas, hábitos singulares, o convívio com os animais proporciona-nos um enorme aprendizado de vida.

Relembro aqui seus nomes:

TOM I - (meu filho chama todos os gatos parecidos com o Tom dos desenhos do Tom e Jerry, de Tom) o gato gente, que "falava" comigo, olhava nos meus olhos e me fazia carinho no rosto com sua patinha. Foi nosso primeiro gato e sofri muito com sua morte prematura. Só ficou conosco 3 meses (foi achado na rua pelo meu filho, bem filhotinho), mas sua presença é até hoje lembrada com saudade.

GASPARZINHO - o lindo. Gato branquinho, de olhos azuis, mistura de raças boas, era muito peludo e foi o presente de um amigo do meu filho para consolar-nos da perda do Tom I. Impunha sua presença, queria dengo. Quando ficou adulto começou a andar pelas noites, sumia e voltava "acabado", sujo. Depois de um tempo nesse vai-e-vem, não voltou mais.

TOM II - o "gato-cachorro", pois nos seguia por todos os lados tal como os cães fazem com o dono. Muito tranquilo e bonzinho. Também foi encontrado na rua. Assim como o Gasparzinho, foi saindo devagar de nossa casa e de nossas vidas.

KRISHNA VIOLETA - a vira-lata de classe, nossa primeira fêmea, também encontrada na rua, era uma dama. Comia educadamente, não brigava com ninguém e atendia quando a chamávamos pelo nome. Ficou doente, talvez câncer e, um dia saiu para morrer só. Foi muita tristeza...

PRECIOSA - a bela, veio da casa de um vizinho que mudou de S. Lourenço. Muito peluda, nas tradicionais 3 cores das fêmeas, a Preciosa era a coisa mais linda do mundo quando filhote, daí seu nome. Morreu repentinamente após uma gravidez estranha, quando não nasceram filhotes. Outra grande tristeza na nossa vida.

AMARELO - o implicante, foi chegando, invadindo, batendo nos gatos da casa, comendo sua comida. Um chato ! Tentamos que tentamos expulsá-lo, mas o danadinho voltava sempre. Até que finalmente desistimos e o aceitamos, porém impondo nossas leis. Ele, que já não era novinho, foi ficando mais manso com o passar dos anos e, um dia, foi encontrado morto no quintal. Antes porém, deixou seus descendentes, pois certamente os trigêmos eram seus filhos.


TUTI (Tutankamon) era filho da Preciosa e nasceu junto com mais 2 filhotes, os 3 perfeitamente iguais. Gêmos praticamente idênticos, só eu reconhecia a diferença na posição das manchas brancas no pelo amarelo. Iguais na aparência, diferentes no comportamento. O Tuti também ficou com uma ferida horrível e sumiu para morrer. Muito tempo depois, encontramos no mato, uma cauda amarela.

GUGA (Gustavo) era o gêmeo mais simpático. Meu filho costumava dizer que ele era o Gato Fênix, por superar doenças e feridas e continuar vivo. Ressurgia das portas da morte. Recebeu o apelido de Bochecha por ter tido um problema que criou-lhe uma enorme bochecha. Mas um dia ficou doente e partiu para morrer longe de nós. Essa Fênix não viveu para sempre...

DIPE (Felipe) era o gêmeo mais esquivo, tão esquivo que um dia foi embora sem deixar bilhete de despedida.

JUNA (Arjuna) - era filho da Khrisna, e assim como a mãe, um gato elegante e comportado. Sumiu...

TIGRE - o bonitão, parecia mesmo um tigre com seu pelo rajado. Outro que foi indo embora devagar. Voltava sempre, mas na última volta, nos estranhou e fugiu.

TIGRINHA - miudinha, muito esquiva, tinha o temperamento parecido com a Mocinha. Depois de levar uns sustos com o cachorro, desistiu e foi embora.

TOM III - era filho da Cristal, essa ainda conosco, e irmão da Jade. Os dois irmãos eram muito amigos, sempre juntinhos, mesmo depois que ela foi mãe. Era comum ele ficar junto com ela e acarinhando os filhotes. Foi mais um que desapareceu sem aviso prévio.

ÍSIS - filha da Jade, muito carinhosa comigo, morreu após ficar abatida por uns 2 dias. Senti muito sua falta...

BOB - irmãozinho da Ísis, morreu filhote, atacado pelo cachorro. Que tristeza !!! Que desespero ver o cachorro correndo atrás dele e não conseguindo segurá-lo. O cachorro só deu uma abocanhada suave, talvez até brincando, mas foi o bastante para que ele não resistisse e viesse a falecer em uns 3 dias. Foi um momento que não gosto nem de lembrar...

CALMA, QUE NÃO TIVEMOS ESSES GATOS TODOS AO MESMO TEMPO !!!

Foi ao longo dos 17 anos que moramos aqui no sítio. Sem contar os natimortos, os filhotinhos que viveram poucos dias, os que apareceram e foram embora...
Muitas lições de vida nos deram, muito nos fizeram encarar a dor, o sofrimento e a morte.
A todos eles, meus queridos gatinhos, minha eterna gratidão.

"Bichos, bichos, melhor não tê-los, mas se não temos, como sabê-lo".

30 comentários:

  1. Flora.
    bom dia de São Francisco para ti.
    tenho atualmente uma gata a Tuca...
    está velha e acho que muito em breve irá partir...
    tenho grande problema por aqui com os gatos vizinhos andam por tudo e fazem muita sujeira, hoje estou até aborrecida com eles....tem xixi(nem sei se é assim que escreve) por todo o lado, eles vem dos vizinhos que tem um caminhão de gatos e querem marcar território nos meus cactus, nas paredes da área de entrada...e oque eu detesto é o mau cheiro....
    minha mima é castrada e já tem mais de treze anos, não encomoda, faz suas necessidades como todo o bom gato deveria fazer e cobre direitinho, mas os vizinhos.....
    que São Francisco de Assis me ajude...
    tenha um bom domingo.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Flora, olha só que sintonia, meu post de hoje é sobre o Dia Mundial dos Animais e minha cadelinha está lá.
    Quantos gatos vocês tiveram!
    É impossível não se apegar a esses bichinhos.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Gato é assim mesmo, Rosan, difícil de domesticar, de dominar, de segurar.
    Não tem como impedir que entre em seu quintal, pois pulam os muros e telhados.
    Os machos marcam mesmo seu território com xixi, e se você estiver por perto, recebe uma esquichada mau cheirosa.
    Que São Francisco lhe dê paciência...

    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Linda a sua Branquinha, Gina.
    E que ato bonito vocês tiveram ao adotá-la com tanto carinho.

    Obrigada pela visita.
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Que me de mesmo Flora, hoje de manhã batendo sol em cima o mau cheiro estava para matar, mas xixis a parte....
    eu já tive uns gatos também, nosso primeiro era todo empoado e não se acostumou a ficar sozinho enquanto íamos trabalhar, tivemos que da-lo, ele queria companhia sempre...
    o segundo filhote que pegamos foi morto pelo cachorro de minha mãe.
    depois vieram as irmãs Tuca E Pretinha, seus primeiros filhotes, demos e ficamos só com um o Bili, que alguem deu vários tiros de chunbinho e o perdemos depois de dias de sofrimento, as duas foram castradas, e a Pretinha devido a erros do veterinário acabou sendo sacrificada um tempo depois.
    e a Tuca está aqui até hoje, daquelas gatas paludas, e de tres cores, tenho foto dela no blog em duas postagens....
    ela é tipo tigre, gosta de agrado mas como ela quer, depois mete unha....tigre, tigre...
    beijo

    ResponderExcluir
  6. Conviver com animais é mesmo assim, não é Rosan: alegrias, tristezas, trabalho.

    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Recebi da amiga Nina essa bela mensagem:

    Flora,

    Obrigada pela bela mensagem. É sempre bom a gente ouvir palavras do bem. Entro sempre nos teus blogs e "viajo" um pouco a São Lourenço, voce escreve de forma tão poética que dá vontade de morar aí. Nós temos o mesmo encantamento com a natureza, vejo beleza em tudo, nos dias de sol e de chuva, quando vou a qualquer lugar paro para olhar as pequenas e as grandes plantas, as nuvens no céu, enfim todos os detalhes. Gosto do Recreio porque tem muita vegetação, tem muita plantinha silvestre que eu ainda vou me dedicar a fotografar, tem os cactos com suas belas flores, tudo me encanta.
    Beijos
    Nina

    ResponderExcluir
  8. Você gostaria de conhecer os cactus da minha amiga Rosan, viu Nina ?

    Deve ser mesmo uma delícia morar no Recreio dos Bandeirantes (ainda é chamado assim ?), onde a Natureza ainda permanece intocada.

    Obrigada por estar sempre acompanhando meus blogs.

    Beijo

    ResponderExcluir
  9. Flora, ainda não passei por essa experiência de perder nossos bichinhos. O Yuki está conosco há 6 anos, Branquinha há 4.
    Meu marido é completamente apaixonado por eles. Faz tudo em casa, banho, tosa, dá um trabalhão! Passeia várias vezes ao dia, alimenta, conversa, brinca...
    Nem queremos pensar na perda, mas faz parte da vida.
    Fiquei realmente impressionada com a quantidade de gatos que passaram na sua vida.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  10. Ah, esqueci de falar o principal... rsrs! Que maneira carinhosa você se refere a eles, nominando-os, dando uma "alcunha"! Parece que fala a língua deles.
    Que coisa boa!

    ResponderExcluir
  11. Nossa, eu amo animais. Muito lindo mesmo.Que São Francisco te abençoe.
    saudações Florestais !

    ResponderExcluir
  12. Amiga, deppois passa lá no meu blog e veja o post de ontem.]Beijo grande

    ResponderExcluir
  13. Oi, Gina:
    Quando meu filho era criança vivia pedindo um bichinho de estimação. Eu morava em apartamento e sempre dizia que quando tivéssemos um sítio ele poderia ter todos os bichos que quisesse. Na realidade, eu dizia isso pensando que nunca moraria num lugar assim...

    Quando mudamos para cá ele começou a trazer gatos -seu animal preferido -para casa, e assim começou a história dos gatos.

    Não pense nas perdas.
    Aproveite cada momento com eles, pois "o futuro a Deus pertence".

    Beijo

    ResponderExcluir
  14. Realmente, Gina, os gatos fazem parte da nossa vida e são como as pessoas com quem convivemos: tem nomes e "alcunhas".

    Mas eles não ficam dentro de casa, só no jardim. Aliás, eles são proibidos de entrar. Já imaginou 6 gatos dentro de casa ?
    Beijo

    ResponderExcluir
  15. Obrigada, Silvana, pela bênção do querido S. Francisco.

    Como disse o sábio Cacique Seattle, "O que é o Homem sem os animais ? Se todos os animais acabassem, o HOMEM MORRERIA DE UMA GRANDE SOLIDÃO DE ESPÍRITO UM DIA".

    Beijo

    ResponderExcluir
  16. Oi, Silvana:

    Já li sua ótima postagem sobre os animais e o jogo do bicho.

    Agradeço muito o Prêmio Dardos.

    Beijo

    ResponderExcluir
  17. Flora, tem um presente para voc~e no post de ontem.
    Beijo e obrigada pela visita.
    OPS ! Quando eu tinha meus 12 anos feequentava muito aquele parque e,por ocasião de um trabalho no meu ginásio, descobri que lá atrás havia uma estufa. Lindas flores.Uma pena que as coisas no Brasil não tenham uma durabilidade longa. Eu estou chocada com o abandono do Zoológico, também a favela dos macacos mete bronca naquele lugar. Uma vez levei meus filhos, logo assim que fizeram aquela reforma, e saí de lá por causa do tiroteio.

    ResponderExcluir
  18. Obrigada pelo presente Silvana. Adorei !

    É mesmo uma pena o que acontece com Parques e Praças, mas agora, com a escolha do Rio para as Olimpíadas, tudo vai melhorar por aí.
    É preciso esse tipo de estímulo para que os problemas sejam resolvidos.

    Beijo

    ResponderExcluir
  19. Uau...que gataiada amiga!!!
    garanto que todos eles deixaram uma unhadinha que marcou território não???

    Sou louca por animais...quaisquer um...beijos, como sempre suas publicações deixam rastro...

    Beijos...

    ResponderExcluir
  20. Oi, Zininha:

    É muito gato mesmo, não é mesmo ?

    Coisas do meu filho que adora gatos, e acabei gostando também.

    Obrigada pela visita.
    Beijo

    ResponderExcluir
  21. Sabia que já estou com saudades!!!
    Amigaaaaa..um lindo fim de semana...
    beijos...

    ResponderExcluir
  22. Obrigado, Zininha, pelo carinho.
    V. é mesmo um amorzinho de menina.

    Beijo

    ResponderExcluir
  23. Olá Flora: Os gatos são animais muito queridos, mas só quem os tem sabe o trabalho que dão...

    Vim agradecer o selo. É uma honra para a "aldeia da minha vida" ter reconhecimento, especialmente vindo de novos migos, como a Flora.É obrigatório pass´-lo para outros blogues, ou não?
    Bjs Susana

    ResponderExcluir
  24. Oi, Susana:

    Fiquei muito feliz com sua visita e seu comentário !
    Acompanho, encantada, seu blog que bem mostra as belezas das aldeias portuguêsas.

    Confesso que para mim é difícil repassar esses selos, pois não conheço muitos blogs, e sou um tantinho seletiva também. Além de saber que algumas pessoas não gostam de recebê-los, tendo que repassá-los.
    Deixo a seu critério decidir. Meu objetivo foi homenagear seu blog, que considero de suma importância para a difusão das tradições da sua terra.

    Beijo

    ResponderExcluir
  25. Tantos!!!!

    Serão os lagartos que os atacam, e por isso desaparecem?

    ResponderExcluir
  26. Hazel, Hazel, você e os lagartos...

    Não, os lagartos não atacam os gatos. Nem os gatos atacam os lagartos. Existe entre eles um pacto de convívio harmônico.
    Só quando as fêmeas estão com filhotes é que "rosnam" quando os lagartos passam perto.

    Acho que vou enviar um lagartinho para você. São tão bonitinhos...

    Beijo, querida.

    ResponderExcluir
  27. Chiii tantos gatinhos!
    Pois é, na casa dos meus avós acontecia o mesmo. Pois os gatos que vivem no campo vivem em total liberdade, mas também acabam por morrer mais cedo.
    Uns são mais meigos, outros mais brincalhões, outros mais esguios...São como as pessoas...
    Que sorte tem em ter tido tantos gatinhos diferentes!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  28. Acho, Maria Papoila, que gatos são mesmo coisa de avós...
    Brincadeiras à parte, hoje já se descobriu que é muito importante conviver com animais.
    Dá trabalho, mas compensa.

    Beijo

    ResponderExcluir
  29. Olá Fora, olhando um pouco mais do seu blog achei este tópico e percebi que você parece gostar bastate dos bichanos, então resolvi escrever para lhe contar uma curiosidade sobre eles (se é que você já não saiba).
    Digo com certeza por exemplo que a primeira de cima pra baixo é fêmea, como sei disso? meu pai me contou que nunca viu um gato (MACHO) com três cores definidas como da gata acima, o pai dele (obviamente meu avô) já dizia a ele que nunca tinha visto, e eu também (já com 39 aninhos) desde criança nunca vi um GATO com três cores, sempre que tenho a oportunidade de conferir são fêmeas.
    Mas tem que ser três cores bem definidas como da gatinha acima.
    Até hoje também nunca achei outra pessoa não relacionada a minha família que soubesse disso.
    Interessante não?
    E então é ou não é uma gata?

    Até mais...

    Claudio

    ResponderExcluir
  30. É uma gata, sim, Claudio !
    Eu também aprendi com alguém que os gatos-macho nunca tem três cores, somente as fêmeas. E pudemos comprovar isso aqui em casa, ao longo desses anos todos.
    Resta a curiosidade: por que é assim ?
    Quem souber responder...

    ResponderExcluir

RECEBER SUA VISITA É MUITO BOM !
LER SEU COMENTÁRIO, É MELHOR AINDA !!!