segunda-feira, 2 de março de 2009

LUMINÁRIAS - Idéia iluminada

Todas as formas de iluminação utilizadas até 100 anos atrás dependiam da combustão de combustíveis sólidos ou líquidos. As lâmpadas de óleo na Mesopotâmia datam de 8000 AC e as velas foram empregadas pela primeira vez no Egito antigo. Na idade média, utilizava-se a tocha constituída por fibras torcidas impregnadas com material inflamável. O primeiro avanço foi a lâmpada de Argand, com um pavio tubular e uma chaminé de vidro, e fornecia uma luz mais intensa e constante. As de parafina eram amplamente utilizadas em zonas rurais. A iluminação a gás surgiu por volta do século 19. A lâmpada elétrica incandescente foi inventada independentemente por Swan e Edson por volta de 1870.LUMINÁRIAS, LUSTRES, LAMPADÁRIOS, CANDELABROS...
Sinônimos para objetos que unem utilidade com beleza.
Esse imenso lustre pertence ao Hotel Primus, em São Lourenço, e é muito bonito e imponente.
Lindo, lindo, lindo era o que eu dizia ao ver essa maravilha no Jardim Toscano do Hotel Palace de Poços de Caldas.
Outra preciosidade é esse candelabro em madeira que enfeita o refeitório do Hotel Glória, em Caxambu. Em tempos idos, as velas seriam usadas no lugar das lâmpadas.
Maravilha cintilante é essa luminária do Palace Hotel de Caxambu.
Outro lindo lustre de cristais, também no Palace Hotel de Caxambu.
Na belíssima construção que é o Palacete Cardoso, em São Lourenço, pode-se admirar esse mimoso lustre antigo, que combina maravilhosamente bem com o teto trabalhado.
O último exemplo de beleza antiga também está no Palacete Cardoso, em São Lourenço, decorando a sala cor-de-rosa.

Em busca de História tenho andado olhando para o chão e para o teto das construções que visito, e o que tenho encontrado alegra-me os olhos e o coração.

4 comentários:

  1. Oi, Hazel:
    São belíssimos sim, e antigos.
    Quantos objetos bonitos vemos todos os dias e nem percebemos... Estou procurando aprimorar, cada vez mais,minha percepção para o belo.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Flora!
    Gostaria de ter o segundo candelabro, mas precisaria trocar de casa pra combinar com ele. Lindo!!
    Beijins!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Andréa:

    Você nem imagina como eu fiquei quando vi esse maravilhoso lustre, no mais maravilhoso Jardim Toscano do Palace Hotel de Poços de Caldas !

    Chovia e eu tirando fotos sem parar !
    Obrigada pela visita.
    Beijo

    PS: "sumi" com seu comentário e não sei como encontrá-lo...

    ResponderExcluir

RECEBER SUA VISITA É MUITO BOM !
LER SEU COMENTÁRIO, É MELHOR AINDA !!!