segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

COMERCIANTES

Inspirada pelo blog Aqueles Tempos... que mostra as profissões, em fotos incríveis, fiquei lembrando de meus antepassados que sempre trabalharam no comércio e dos quais também tenho fotos interessantes.



Nessa muito antiga foto (1916) está meu avô materno Adelino, o rapaz risonho de camisa branca, na porta da loja de móveis. Acredito que essa loja fosse na Piedade ou no Encantado - RJ , pois foi por ali que minha família se estabeleceu quando veio de Portugal. Meu avô veio em 1912 para "tentar a sorte" no Brasil. Aqui conheceu meu outro avô, o José , que por aqui já estava. As famílias se aproximaram, criaram amizade, e muitos anos depois (1944) o filho do José casou com a filha do Adelino.
Aqui está meu pai Antonio, na loja da família - Colchoaria Goiaz, na Rua Goiaz em frente à Estação da Piedade. Nela trabalhavam meu avô José, e os tres filhos. Além de venderem móveis novos, também vendiam usados, que eram devidamente maquiados, lavados e envernizados, ficando como novos. E também fabricavam e reformavam colchões de crina vegetal. Meu pai começou a trabalhar com 9 (nove !) anos, logo que a família chegou ao Brasil e o trabalho foi muito duro. Nessa loja ele ficou até 1948, quando mudamos para Bonsucesso.
Aqui está ele, sorridente, atendendo ao freguês, enquanto seu funcionário observa a conversa.
A loja - Casa das Bolsas - ficava bem na Praça das Nações, e vendia artigos variados como, bolsas, pastas, cintos, malas, e as tendências do momento. As bolas e bóias infláveis eram sucesso nos anos da década de 1950. Também eram muito bem aceitos os artigos de madeira vindos de Serra Negra. Bonecos feitos em arame revestido de chenile e o artesanato feito com conchas atraíam os moradores do bairro. Era na loja do seu Antonio que sempre se encontravam novidades.
Um fotógrafo itinerante deve ter tirado essa foto quando a família estava distraída no balcão. Minha mãe parece que está dizendo algo, minha tia até fechou os olhos, e eu e minha irmã quedamos pensativas...
O ano deve ser 1957 ou 1958.

De comerciantes minha família foi feita e eu também acabei virando uma comerciante-artesã.

6 comentários:

  1. Que viagem no tempo...

    Fotos antigas têm outra magia...
    porque eram mais raras, não é?

    ResponderExcluir
  2. Oi, Hazel:
    Magia é a internet, pois acabei de postar e você já leu e comentou !!!

    Sou uma eterna encantada pelos tempos antigos... Não queria viver lá não, pois hoje estamos bem melhor, mas era tudo tão romântico, puro, ingênuo. As músicas, a moda, a decoração...
    Obrigada pela visita.
    Beijo
    Flora Maria

    PS: a sua mão é a de manga branca, não é ?

    ResponderExcluir
  3. FIQUEI ENCANTADA COM ESSE ESPAÇO.
    ADOREI MUUUUITO.
    Tenho um projeto de colocar uma imagem de são Francisco em meu jardim e apaixonei-me por aquela imagem da gruta verde.Vou tentar copiar, viu?
    Prazer em estar aqui.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Rose:
    Obrigada pela visita !
    Como você me encontrou ?

    A gruta de S. Francisco fica no Sítio Lagoa Seca, aqui em S. Lourenço, e é mesmo uma gracinha.
    Aproveite para ler sobre o Sítio no meu blog www.pousodolourenco.blogspot.com

    Já visitei seus blogs !
    Volte sempre.

    Flora Maria

    ResponderExcluir
  5. Oi, Flora!!
    Esta última foto, o balcão de madeira, lembrou-me a mercearia do meu vô Quim... Lembro de muita madeira, que os balcões eram muito altos (eu devia ter uns 4 ou 5 anos) e do cheiro de biscoitos e grãos...
    Booommm lembrar isso!
    Beijins!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Andrea:
    "Recordar é viver", já dizia a letra de música antiga.

    Onde era a loja do seu avô ? Era um armazém ?
    Adoro armazéns antigos, pena que foram acabando...
    Beijo

    ResponderExcluir

RECEBER SUA VISITA É MUITO BOM !
LER SEU COMENTÁRIO, É MELHOR AINDA !!!