sábado, 27 de setembro de 2008

MARIA, MARIAS

"Maria, o teu nome principia na palma da minha mão , e cabe bem direitinho, dentro do meu coração". Maria, de Ary Barroso, é , para mim a mais linda Maria que conheço. Maria, Mari, Marias de Minas...Minha mãe também era Maria. Minha tia querida também era Maria. Eu também sou Maria !
Maria, mulher, mãe. Tantas Marias, tantas vidas, tantas histórias.
Finalizando o excelente curso de Design de Artesanato, oferecido pelo Sebrae, escolhemos o nome do grupo que está participando e vai expor numa mostra de artesanato - MARIAS DE MINAS !
Envolvida pela magia do nome, trago fotos de minha mãe Maria, ainda menina, em Portugal.
Na sua Primeira Comunhão minha mãe fez sucesso com o lindo vestido confeccionado com o tecido que o pai mandou do Brasil.
Com 3 anos minha mãe era uma menina muito bonita e comportada. Minha avó Olívia está com o vestido preto do seu casamento, pois naqueles tempos idos era assim.
Aqui, ainda miudinha, séria e compenetrada. Minha avó usando o tradicional cordão com o retrato do marido, que distante recebia os pomposos retratos vindos de além-mar.

Histórias de Marias, histórias de mulheres, histórias de vidas...

8 comentários:

  1. Mas que antiguidades essas fotos!...
    A minha avó também tinha um cordão em ouro, igual ao da sua avó, que um dia alguém roubou. Então, ela rezou um responso durante bastante tempo, e conseguiu recuperá-lo. A história é muito antiga, mas verdadeira. E eu consegui descobrir o responso (responso das almas do purgatório) que ela rezou, e publiquei lá na Casa Claridade, para ficar registado para sempre. Não existia na internet esse responso. Fui a primeira pessoa a colocá-lo!
    Cada vez que vejo um desses cordões de ouro, lembro-me da história toda.

    ResponderExcluir
  2. Hazel, são muito antigas mesmo,pois minha mãe nasceu em 1912 !
    O cordão, que era bem grande, minha mãe dividiu em 3partes, ficando uma para ela,outra para minha irmã Nelia e a terceira para mim.
    Já li o responso na Casa Claridade, e acredito muito nessas orações antigas e poderosas.
    Obrigada pela visita.
    Beijo
    Flora Maria

    ResponderExcluir
  3. Cá estou eu!
    Desses livros que menciona, também tenho "O Alquimista", "O Diário de um Mago" e "Visualização Criativa".
    Tenho um da Shirley Maclaine, mas creio que não tem o mesmo título.

    Só costumo ler um livro de cada vez, e ando desejosa de terminar o que está na minha mesa-de-cabeceira (=criado-mudo), que está a ser tããããão chato...

    Assim que o terminar, vou à Biblioteca Municipal ver as novidades na secção de esoterismo.
    E agora, depois de ver a sua lista... fiquei com pressa mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Hazel, é mesmo muito desagradável quando o livro não está bom, mas tenho o hábito de ir até o fim, mesmo que seja "à duras penas". Mas leio mais de um de cada vez, e assim compensa o sacrifício dos não tão interessantes.
    Atualmente estou relendo dois: Curar, Curar-se e o Signos Estelares,da Linda Goodman, que adoro e já reli várias vezes.
    Beijo
    Flora Maria

    ResponderExcluir
  5. Minha querida amiga!

    Marias há muitas...mas com a ternura com que descreve as suas Marias, só mesmo as suas!
    Quando se faz um comentário, há sempre a curiosidade de ver os que lá estão e fiquei admirada por ver que o livro "Visualização Criativa" anda por aqui.
    Leio com frequencia os livros da Sharti Gawain e geralmente estão na mesa de cabeceira,entre outros"A verdadeira Prosperidade".De momento estou a ler "Os quatro níveis de cura".O interessante é que, de tão longe, andamos por leituras semelhentes.
    Continuação de uma boa semana
    bjs
    Nélia

    ResponderExcluir
  6. ...eu de novo....

    Ontem pus no meu blog um vídeo (4 andamentos) do meu filho(violino) do concerto de Stravinsky que ele tocou este verão na Meadowmount School of Music- Nova Iorque durante o curso de verão que costuma lá fazer.
    Os vídeos (postos pela escola), não são de grande qualidade, mas fica dá para ficar com uma ideia.
    bjs
    Nélia

    ResponderExcluir
  7. Que interessante ao ver a foto da sua avó ,fez-me lembrar a minha que por acaso também era Maria da Felicidade e que eu não conheci e só tenho uma foto com um vestido parecido ao da sua ,e o vestido tinha vindo do Brasil pois o meu avô foi para aí no início do século passado levando as duas filhas e deixando em Portugal a minha avó com os cinco filhos rapazes. Nunca mais regressaram a Portugal e nenhum dos filhos foi para o Brasil, emigrando mais tarde 3 para Angola. Da família brasileira não conheço ninguém embora gostasse de encontrar alguém . Os meus avós eram do concelho de Valpaços em Trás-os- Montes.
    Um beijo de Manta de retalhos

    ResponderExcluir
  8. Que interessante ao ver a foto da sua avó ,fez-me lembrar a minha que por acaso também era Maria da Felicidade e que eu não conheci e só tenho uma foto com um vestido parecido ao da sua ,e o vestido tinha vindo do Brasil pois o meu avô foi para aí no início do século passado levando as duas filhas e deixando em Portugal a minha avó com os cinco filhos rapazes. Nunca mais regressaram a Portugal e nenhum dos filhos foi para o Brasil, emigrando mais tarde 3 para Angola. Da família brasileira não conheço ninguém embora gostasse de encontrar alguém . Os meus avós eram do concelho de Valpaços em Trás-os- Montes.
    Um beijo de Manta de retalhos

    ResponderExcluir

RECEBER SUA VISITA É MUITO BOM !
LER SEU COMENTÁRIO, É MELHOR AINDA !!!