domingo, 7 de fevereiro de 2016

VIVENDO SEM ELETRICIDADE - perfeitamente possível !

Gostando, como eu gosto, de luz de velas e vida na roça, parece que fica mais fácil imaginar que um dia teremos que lidar com quedas de energia e falta de eletricidade.
Apesar de gostar muito de várias comodidades que ela nos oferece, sei que é perfeitamente possível viver sem essas facilidades, pois a humanidade assim viveu por séculos, e séculos e séculos...
 Escolhi para a  nossa Teia Ambiental de Fevereiro esse tema tão instigante, e encontrei num site (link lá no final), muitas orientações interessantes.
Muita coisa eu já faço, ou posso fazer tranquilamente ! E vocês ?

- Invista em fontes de energia alternativas
 Faça um gerador de bicicleta !!!

- Planeje seu sistema de iluminação.
 Lanterna de querosene, lampiões, velas e lanternas de camping, com pilhas.

Prepare sua casa para as baixas e altas temperaturas.
 Crie um sistema de isolamento que possa deixar o mínimo de fuga de calor possível no inverno, e que mantenha a temperatura da casa amena no verão.

 - Lave suas roupas à mão
 Embora isso possa parecer uma tarefa difícil, ela se torna cada vez mais eficiente e fácil com a prática. Esfregue a roupa contra uma tábua de lavar, enxague, e em seguida, pendure-as para secar.

Assim eu seco minha roupa- que muitas vezes é lavada à mão. Nada melhor do que o sol e o vento para isso.

 Também uso filtro de barro.


  - Descubra de que forma você vai cozinhar
  Uma das melhores maneiras de cozinhar sem usar eletricidade é a instalação de um fogão a lenha.

Conheço pessoas que, ainda nos dias de hoje, usam o fogão de lenha para cozinhar.  E a comida fica muito mais saborosa !

 Eu uso panelas de barro, que também deixam um gostinho delicioso na comida!

  - Plante uma horta.
 Ao invés de comprar frutas e verduras da feira, por que não plantar sua própria horta? Com apenas algumas sementes, você pode tirar de seu quintal uma infinidade de frutos. Cultivar em sua própria terra - regularmente e com todo cuidado - também significa alimento orgânico e seguro, por tempo indeterminado. 

 Cebola e alho no teto, cena comum em algumas casas.

 - Aprenda a conservar os alimentos
 Uma grande parte das pessoas que vivem sem eletricidade são capazes de conservar seus alimentos, mesmo sem uma geladeira. Quase tudo pode ser enlatado - desde frutas e legumes, até carnes e ovos. Enfim, as conservas são uma excelente forma de preservar o seu produto fresco não consumido.

Doces deliciosos feitos por uma amiga.


 -Foque em um produto que você possa criar para vender ou trocar
 Considere suas habilidades: você é bom em costura, culinária, escultura, construção, etc? Determine por quais fontes você pode retirar recursos ou trocar habilidades. Considere também os produtos que você possa fazer a partir do que você já tem em mãos. Por exemplo, você está criando ovelhas? Aprender a tricotar ou fazer o renomado queijo de leite de ovelhas pode ser um ótimo começo!

 Sabão de cinza, ainda usado por pessoas na roça.  Dá trabalho fazer, mas ficamos independentes das indústrias !

 Fazer seu próprio queijo !


 Gostei bastante do que li nesse site ! O título da postagem é "Como Sobreviver Sem Eletricidade" Vale a pena ler o texto completo, que é bem útil.
 http://pt.wikihow.com/Sobreviver-sem-Eletricidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RECEBER SUA VISITA É MUITO BOM !
LER SEU COMENTÁRIO, É MELHOR AINDA !!!