segunda-feira, 7 de abril de 2014

A TEIA AMBIENTAL PERGUNTA: SECA OU INUNDAÇÃO?

ALGUMA COISA MUITO SINISTRA ESTÁ ACONTECENDO NO PLANETA, MAS NÃO VEJO AS PESSOAS FALANDO SOBRE ISSO... Afinal, as novelas estão tão boas, o trabalho é estafante e sexta-feira vou relaxar... 
Cadê as chuvas de verão ? E a "enchente da goiaba"  que todos os anos acontecia em março aqui na minha cidade ? Algo muito estranho anda acontecendo com o Planeta Terra...

"O Painel Intergovernamental da Organização das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (IPCC) alertou nesta segunda-feira (31/03) para maior risco de secas, inundações e incêndios florestais na Europa devido aos efeitos das mudanças climáticas tanto a curto quanto a médio prazo.
No caso da Europa, as mudanças climáticas vão provocar um aumento das restrições de água devido à "significativa redução da extração dos rios e aquíferos subterrâneos" combinada com o aumento da procura para irrigação, energia, indústria e uso doméstico, diz o documento citado pelas agências internacionais".
 http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/34613/onu+alerta+para+mais+secas+inundacoes+e+incendios+florestais+na+europa.shtml

"O Atlas da Saúde e do Clima, divulgado ontem (29) pela Organização Mundial da Saúde (OMS), alerta que no Brasil as temporadas de inundações e de seca geram a curto, médio e longo prazos uma série de doenças. Em 68 páginas, o estudo mostra que as preocupações se concentram no Sul em decorrência das inundações e dos deslizamentos de terras, considerados constantes, e no Norte devido à seca.
 Uma série de problemas de saúde, segundo o estudo, são gerados pelas mudanças no clima atingem milhões de brasileiros e provocam surtos epidêmicos de doenças, como diarreia, malária, dengue e meningite. Nas páginas de 27 a 30, o relatório informa que de 2000 a 2010 foram registrados 1.320 casos de inundações. O período apontado como a “pior seca dos últimos 60 anos” foi de 2004 a 2010, na Amazônia." 
http://www.correionoticias.com.br/site/oms-alerta-que-inundacoes-e-secas-no-brasil-geradas-por-mudancas-climaticas-causam-uma-serie-de-doencas/

"Enquanto o norte da China ainda sofre com os efeitos da prolongada estiagem http://www.paginasustentavel.com.br/sustentabilidade/164-china-a-pior-estiagem-em-200-anos.html, inundações deixam cerca de cem mortos na nas regiões sul e leste da China e pelo menos 500 mil pessoas tiveram de deixar áreas rurais, segundo a agência EFE.
A alternância de eventos climáticos extremos ocorre também na mesma região: na bacia do rio Yangtzé, a mesma onde nos primeiros cinco meses do ano muitos lagos e rios secaram, foi uma das mais afetadas pela inundação, que, de acordo com fontes do governo, atingiram 13 divisões administrativas da China e mais de três milhões de pessoas."

"Uma mudança climática que deve tornar o tempo mais seco no final de agosto de 2013, em partes das regiões produtoras de milho e soja nos EUA ameaça reduzir os rendimentos e elevar os preços das commodities, disseram operadores e meteorologistas nesta quinta-feira.
“Cerca de 20% da área de cultivo do milho e da soja vão começar a secar”, disse o meteorologista agrícola do MDA Weather Services, Don Keeney.
Segundo Keeney, as áreas que permanecerão secas a partir de agora até o final do mês incluem a metade leste de Iowa, o noroeste de Illinois, o sul de Minnesota, o sul do Wisconsin e o nordeste do Missouri"
.http://agro.gazetadopovo.com.br/noticias/clima/previsao-de-seca-nos-eua-poe-mercado-em-alerta/

HAARP é um "bombardeiro" de ondas elétricas para aumentar a densidade do plasma da ionosfera, causando alterações meteorológicas. O Pentágono anunciou um novo experimento programado para o início de 2014. Na Bolívia, o Observatório de Tarija registrou manchas solares antes das inundações. Estaria esta onda de calor no Brasil e inundações no resto da América Latina ligado ao uso deste potente equipamento? Leia este post e tire suas próprias conclusões:

 
"O tufão Haydan das Filipinas e a seca na Austrália foram dois dos fenómenos meteorológicos extremos de 2013 que comprovam mais uma vez os efeitos das alterações climáticas provocadas pelo Homem, alertou hoje a agência meteorológica da ONU. 
 Vimos precipitação mais forte, calor mais intenso, e mais danos provocados por tempestades e inundações costeiras como resultado da subida do nível do mar - como o tufão Haiyan demonstrou tão tragicamente nas Filipinas», acrescentou.
A agência refere também dados da Austrália, segundo os quais os recordes de calor que o país registou no ano passado teriam sido «virtualmente impossíveis» sem as emissões humanas de gases com efeito de estufa".

 O Verão chegou e acabou, e as chuvas não vieram ! As chuvas que faziam as plantas tão felizes e viçosas. O ar está seco como nunca vi: é bom para lavar roupa,pois seca rapidinho !
 Passei um calor impressionante aqui na minha cidade que é naturalmente fria. Ou era...
 O que nos espera no Outono ? E no Inverno? E na Primavera ?
Diante de tudo isso, só nos resta rezar !!! E muito...


6 comentários:

  1. Olá, querida Flora
    Sim, minha amiga... e MUITO...
    Lamento pelos netinhos que sofrerão horrores...
    Bjm fraterno e quaresmal

    ResponderExcluir
  2. Estamos vendo fenônemos no céu.Mas,parece que as pessoas preferem olhar para os celular(efeito zumbi)meus pais dizem que esse ano estaremos entrando no princípio das tribulações.Antes eu questionava essas ideias ,mas ontem em um calor de quase 40 graus, circulos no céu de meio-dia e agora essa lua de sangue é para se pensar...

    ResponderExcluir
  3. Querida Roselia:
    Felizmente chegou uma chuvinha macia por aqui ! Eu já estava cansada de esperar por essa água do céu tão importante para a vida na Terra e da terra... Que nossos netos não paguem por nossos pecados, não é mesmo ?
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Oi, Anônimo:
    Sem querer ser alarmista, eu estou começando a ficar preocupada pois nunca vi um calor e falta de chuva como a desse ano !
    Enfim, eu tento fazer a minha parte, e só me resta rezar e esperar que essas tribulações não cheguem...
    Obrigada pela visita e comentário.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Flora ! Fico muito assustada com tudo que está acontecendo. E parece incrível que só a gente percebe, né ? Será que os governantes não pensam nos seus filhos e netos ? Continuam fazendo tudo igual e - pior - negando que as tragédias climáticas que acontecem com tanta frequência têm relação com o que a humanidade está fazendo com o seu lar, a Terra. Estão sempre postergando as medidas que todos os encontros ecológicos dizem ser necessárias para, ao menos, reduzir os danos. O homem é um ser mesmo incompreensível ! O único remédio é, como você diz, rezar para que Deus tenha misericórdia de nós. Ou, quem sabe, seja mesmo Seu plano para o nosso fim...
    Um beijo e uma santa Páscoa para você e todos os seus queridos !
    Vera Scheidemann

    ResponderExcluir
  6. Oi, Vera:
    Parece que estamos assistindo a algo marcante, como uma grande mudança nas condições climáticas da Terra ! É assustador, mas nos dá o privilégio de participar dessa conturbada experiência. Seja consequência da ação do Homem, seja apenas mais um dos ciclos naturais, o resultado de tudo isso está causando sofrimento para a humanidade. Será esse o plano divino para nós ? Quem viver (e sobreviver) verá.
    Muito obrigada pela visita e comentário !
    Ótima Páscoa para você e família.
    Beijo

    ResponderExcluir

RECEBER SUA VISITA É MUITO BOM !
LER SEU COMENTÁRIO, É MELHOR AINDA !!!