domingo, 5 de agosto de 2012

SÃO LOURENÇO EM TEMPOS IDOS...


Mais uma postagem que trouxe do meu outro blog, o SÃO LOURENÇO - Caminho das Águas. Quem quer conhecer um pouco da minha cidade, visite o blog, que é dedicado totalmente à ela.

http://pousodolourenco.blogspot.com.br


Eu conheci S. Lourenço em 1951. Aqui estou eu ao lado da Léa, uma prima mais velha de 3º grau que veio conosco nessa temporada.

Mas meus avós paternos começaram a frequentar São Lourenço em 1942 para fazerem a famosa "estação de águas".

Religiosamente bebiam as águas curativas, receitadas pelo médico do Parque, que durante 21 dias proporcionavam saúde para o corpo e o espírito.
Água em jejum, água depois do café, água antes do almoço, água depois do almoço...

E, no quarto e na mesa do restaurante, lá estava a tradicional garrafa de vidro branco, achatada, com a forte água gasosa, totalmente grátis, pois em terra de águas a água jorrava abundantemente para todos os aquáticos (ou veranistas) que aqui vinham desfrutar de suas maravilhas. Saudosos tempos idos...

Meus avós paternos, e meu tio Alberto solteirão, vinham 2 vezes por ano, hospedando-se, nos anos 40, no antigo Hotel Silva, de um patrício deles, o "velho Silva" como era chamado carinhosamente o português que por cá chegou em busca de saúde, e em 1922 construiu o hotel.

Ainda hoje o Hotel Silva existe, com o nome de Paraíso, mas mantendo a sua bela arquitetura dos anos 20.

Na foto, meus avós com meu pai, em 1943. Observem a caneca de vidro para beber a água mineral que minha avó segura nas mãos.

As imensas e azuis hortênsias, do Parque das Águas, faziam fundo para as fotos que serviam de lembrança da Estação de Águas em São Lourenço. Meu tio Alberto, o solteirão, estava sempre cercado de moças, que aqui fizeram pose junto com as altíssimas hortênsias. Amizades de verão...

Pena a foto não ser colorida !

Como minha família amou essas terras !

Quantos cartões postais eram enviados, para os que aqui não estavam, contando das delícias por aqui vividas. Quantas cartas viajavam S.Lourenço/Rio, Rio/S.Lourenço, nos tempos sem internet...

Gosto de rever essas fotos e de reler essas cartas e cartões. Eles criam um tunel do tempo por onde podemos viajar ao passado...

12 comentários:

  1. Querida Flora!
    Que delícia poder viajar também contigo neste túnel do tempo! Ver estas tuas fotos preciosas de família sempre me emocionam e me fazem lembrar como o tempo passa tão mais rápido do que percebemos.
    E eu fico daqui imaginando as tuas saudades desses dias tão especiais da tua infância, que ficaram guardados com tanto carinho no teu coração... Dias de tanta alegria e puro encantamento!
    Adorei ver todas estas belas imagens, minha amiga.. E aquela foto de vocês com as hortências? Simplesmente fantástica,belíssima!!!
    Obrigada,querida Flora, por compartilhar estas valiosas memórias conosco!
    Beijos no teu generoso coração e uma semana iluminada pra ti!!!
    Teresa

    ResponderExcluir
  2. Floramiga,
    estive sumidinha de novo. Mais problemas no PC. Travou e aqui não tem tecnicos por isso demora uma eternidade pra acertar. Mas acertamos!
    Mas amei sua postagem! Vc tem razão, é um túneo do tempo que nos faz sonhar! Esse lugar é realmente maravilhoso e sua familia aproveitou e aproveita toda essa riqueza com uma paixão linda de se ver!

    Bjinhos no coração amiga!

    ResponderExcluir
  3. Muito legal, tanto o texto como as fotos e
    eu fico me perguntando como e porquê as
    antes tão famosas "estações de águas" ficaram
    para trás no tempo... saíram de moda. Que pena ! Eram muito chiques e todas as famílias
    iam passar uns dias nessas estações. Como
    as coisas mudam... para pior às vezes, né ?
    Mas ainda bem que você tem todas essas lembranças e - melhor que tudo ! - mora nesse
    paraíso.
    Beijinhos !
    Vera Scheidemann

    ResponderExcluir
  4. Que texto maravilhoso. Adoro as histórias familiares, como elas nos contam sobre os tempos.

    Quero convidálá a participar do niver de três anos do meu espaço.
    Amanhã (07)agendei minha participação na BC da Teia.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Fui á São Lourenço, menina.Recordo do parque,das hortências,da tranquilidade do lugar.Rever os álbuns de fotos da família é viajar no túnel do tempo.E, como isto é bom!
    Já postei pra teia de amanhã, pois terei um dia cheio.
    Bjos Flora,
    Calu

    ResponderExcluir
  6. OI FLORA! PRAZER EM CONHECE-LA. ESTOU MUDANDO PARA SÃO LOURENÇO E ESTOU MEIO ASSUSTADA. PRIMEIRO PORQUE NÃO CONHEÇO NINGUEM E DEPOIS PORQUE JÀ ESTOU COM ALGUMA IDADE.MEU MARIDO GOSTOU E RESOLVEMOS ESPERIMENTAR.SEU BLOG TEM ME AJUDADO MUITO A CONHECER MELHOR A CIDADE.UM GRANDE ABRAÇO E ESPERO CONHECE-LA PESSOALMENTE.GOSTO MUITO DE ARTEZANATO. PINTO PORCELANA, VIDRO TELA E DECORO CAIXAS DE MADEIRA. GOSTARIA DE SABER UM POUCO MAIS DO CURSO DE NUMEROLOGIA

    ResponderExcluir
  7. Oi, Maria Teresa:
    Cinco anos depois eu respondo seu comentário!
    Sim, é muito bom poder viajar nos túneis do tempo...Pena que muitos deles foram fechados ou destruídos, como quando derrubam uma antiga construção e não podemos mais entrar nela... Mas, se temos fotos, o passeio ao passado está garantido !
    Obrigada pelo sempre carinhoso comentário.
    Beijo

    ResponderExcluir
  8. Oi, Kátia:
    Só hoje andei por aqui e li esses lindos comentários. Então, vamos respondê-los!
    Eu tenho ficado bem distante dos blogs... O Face é uma ferramenta muito mais rápida e acabamos usando-a com mais frequência. Mas ainda prefiro o espaço que o blog nos dá e o incentivo a longas publicações e comentários que ele proporciona.
    Muito bom ler seu comentário, amiga!
    Beijo

    ResponderExcluir
  9. Oi, Vera:
    Que bom que mantivemos o contato pelo Face, não é mesmo?
    Mas, por causa dele, fiquei muito relapsa em relação aos blogs... O Face é muito mais fácil de usar e os tempos atuais nos enredam em mil atividades...
    As famosas Estações de Águas - que nome poético... - eram sensacionais, e esperávamos o ano inteiro por elas !
    Mas o "progresso" veio e os laboratórios incentivaram o uso dos remédios... Quem acha que água resolve problemas de saúde ? E assim, esses tratamentos ficaram no passado. MAS, felizmente, estão voltando. Sem o glamour dos tempos antigos, mas com a cara atual, as estâncias hidrominerais estão começando a serem valorizadas por alguns. Que bom !
    Muito obrigada pelo comentário. Hoje encontrei essa postagem, sem respostas, e aqui estou colocando-as.
    Beijo

    ResponderExcluir
  10. Oi, Pensando em Família:
    Cinco anos se passaram desde que fez seu comentário na minha postagem, e somente agora respondo. Que triste... Mas antes tarde do que nunca!
    Também adoro histórias familiares!
    Seu espaço deve estar completando 8 anos, não é mesmo?
    Obrigada pelo comentário.
    Beijo

    ResponderExcluir
  11. Oi, Calu:
    Tanto tempo depois eu respondo seu comentário...
    São Lourenço é uma cidade muito conhecida e visitada. Tantos casais passaram sua lua-de-mel aqui, quantas famílias vinham nas férias, inclusive a minha. Também lembro das hortênsias, das rosas, do cheiro forte da água na fonte. E as fotos nos remetem aos tempos idos, trazendo-os para agora... E isso é muito bom!
    Obrigada pelo comentário. Eu continuo postando na Teia Ambiental todos os meses!
    Beijo

    ResponderExcluir
  12. Oi, Christina:
    Bem vinda seja ! São Lourenço é uma cidade muito agradável e logo vai se adaptar. Venha conhecer nossa loja-casa Caminho do Artesanato, lá no Mercado Municipal.
    Agora, no dia 4 de março, teremos mais um Seminário de Numerologia lá no Caminho. Programamos Seminários para todos os meses de 2017. Se tiver interesse, informo os dias.
    Olhe o blog do Caminho:
    http://ocaminhodoartesanato.blogspot.com.br/
    E no Face:
    https://www.facebook.com/caminhodoartesanato/

    Aguardo seu contato.

    ResponderExcluir

RECEBER SUA VISITA É MUITO BOM !
LER SEU COMENTÁRIO, É MELHOR AINDA !!!