sábado, 7 de julho de 2012

CONHECENDO O MERCADO MUNICIPAL

Já fiz postagem sobre o Mercado Municipal de São Lourenço no meu blog SÃO LOURENÇO - Caminho das Águas. Agora, eu e o Caminho do Artesanato também fazemos parte desse gostoso lugar de compras e descobertas !

A beleza das hortaliças, frutas e condimentos alegra esse ambiente saudável e colorido.
Ontem resolvi fotografar essas belezas e fui percorrendo-o com olhos mais apurados.
E comecei encontrando essa grande cesta de acelga num canto !

Vejam aqui a outra postagem sobre o Mercado.
http://pousodolourenco.blogspot.com.br/2009/04/mercado-municipal.html


Um amontoado de cestas (objeto de que gosto muito !) estava ali perto.

Então, comecei minha caminhada pelas barracas, fotografando cada uma com seus atendentes.
O Mercado de São Lourenço possui 2 portas (além da entrada de carga), e podemos começar por qualquer delas.
A FEIRA DAS LOUÇAS, mais conhecida como a Barraca do Zé das Louças, é um festival de utilidades e de um-sem-número de objetos interessantíssimos !
Quase tudo encontramos lá, e ainda podemos consertar panelas e afins !
Na foto, o Carlos, filho do seu Zé.

A BARRACA SANTA CATARINA, também conhecida como do Zequinha, tem uma enorme variedade de frutas, legumes e cia !
É lá que encontro bardana, para a feijoada vegetariana.
Junto com o Zequinha trabalha seu irmão Renatinho.
Mas foi a Graça, esposa do Zequinha, que fiz questão de fotografar !

Delícias tentadoras tem a CASA DE FRIOS NUNES & SILVA !
Ela é a Barraca do Pedro e da Rosana, e fica ao lado de uma das entradas do Mercado.
Bem arrumados, os produtos dessa barraca são uma atração à parte.
Vir à São Lourenço e não levar um queijinho ou um doce é impossível !

Foi com alegria que vi a reabertura da BARRACA DA APOMM !
Ainda está com poucos produtos, mas em breve estará cheia de orgânicos e outras delícias.
Até o Ora-pro-nobis tem lá !
Vejam como estava a APOMM anteriormente:
http://pousodolourenco.blogspot.com.br/2010/06/apomm-montanhas-da-mantiqueira.html

Na foto, a simpática Ísis.

A charmosa ADEGA TCHÊ, do Toninho, está sempre lotada de compradores !
Temos que esperar para sermos atendidos, mas vale a pena, pela qualidade dos produtos.
A barraca do Toninho foi um dos primeiros lugares onde compramos queijo, quando para cá mudamos há 20 anos.

A BARRACA SANTO ANTONIO é outro encantador lugar de hortaliças e similares.
Grande variedade de produtos fresquinhos.
Legumes, frutas e sementes podem ser encontrados lá.
Na foto, o Zé Luíz que atende com presteza os clientes.

O Paulinho é proprietário da BARRACA NHÁ CHICA faz mais de 30 anos !
E é com orgulho que ele conta isso, esticando a prosa e mostrando um mel especial que vende há muito tempo também.
E eu comprei !

Dona Júlia é uma senhorinha muito simpática, e junto com a filha toma conta da BARRACA DONA JÚLIA.
Lá também encontramos de-tudo-um-pouco, e é muito bom poder escolher um-a-um os produtos que queremos.

O Antonio tem 2 BARRACAS que me deixam totalmente fascinada !!!
Antiguidades de todos os tipos que se pode imaginar encontramos lá. Inacreditável encontrar objetos tão diversos no mesmo lugar !
Imperdível para quem gosta de objetos dos tempos idos.

Outra barraca apetitosa é a CASA DA GOIABADA, do Alexandre.
Doces, queijos, balas, e mais mil e uma delícias !
Relativamente nova, a Barraca é bonitinha e está decorada para os festejos juninos/julinos.

Saindo do corpo do Mercado tem um espaço aberto onde existe um lindo tanque antigo, e é ali que está o restaurante CANTINHO DA ROÇA, da Guiomar.
Ela me contou sua história - que é muito bonita - mostrando que quem trabalha com vontade e dedicação alcança seus objetivos.
A Guiomar tem mesas e cadeiras arrumadas com capricho e o cheirinho que vem de sua comida é muito bom !

Ao lado do restaurante da Guiomar está a PEIXARIA SÃO LOURENÇO, do Fábio.
Nesse espaço aberto, a Peixaria fez um telhadinho bonito, e uma planta verdinha pendurada numa coluna, mostra o bom gosto do lugar.

Ao lado da Peixaria tem um tunel verde. Entre...

No final do tunel verde... Tem a casinha colorida do CAMINHO DO ARTESANATO !!!

Faça esse passeio imperdível, saudável, agradável e instrutivo pelo Mercado Municipal de São Lourenço.
Você vai gostar !

Mostrar um Mercado Municipal em dia de TEIA AMBIENTAL parece estranho...
Mas não é !
Nos Mercados encontramos os alimentos frescos, naturais, e um ambiente simples, longe da suntuosidade dos super-mercados.
E na Barraca da APOMM - os produtos são orgânicos !
http://apommantiqueira.blogspot.com.br/

Agora que a sede do Caminho do Artesanato é no Mercado Municipal, tenho acompanhado de perto essa forma de comércio, encantando-me com a beleza dos legumes, verduras e frutas e convivendo com pessoas que dedicaram suas vidas à essa forma tão antiga de compra e venda.

No dia em que seguirmos esse caminho mais natural, certamente a humanidade será mais feliz e mais saudável.

16 comentários:

  1. Oi Flora, adoraria esta passeando por ai agora. Está tão seco o tempo em São Paulo. Isto faz com que a poluição nos prejudique mais ainda.

    É muito bom passear em grandes mercados municipais, também gosto.

    Bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  2. Amiga Flora adoro ir a mercados, esse parece ser muito diversificado, bonito e agradável.
    Bom domingo
    beijinhos
    Maria

    ResponderExcluir
  3. Eu e meu marido temos o costume de visitarmos os mercados das cidades pelas quais passamos. O mercado municipal é perfeita tradução dos bons costumes e gostos do lugar. A variedade dos produtos é o espelho de sua população.
    Adorei o passeio contigo, Flora.Nunca fui a São Lourenço. Agora tenho dois motivos para visitar esta pitoresca cidade.
    Concordo plenamente;o mercado conta histórias através de seus produtos.Natureza pura ou modificada.
    Bjkas,
    Calu

    ResponderExcluir
  4. Oi, Flora! Estivesse eu mais perto sem um oceano pelo meio e ia visitar decerto esse mercado e a vossa lojinha do Caminho do Artesanato. Que lindo projeto concretizado!
    Um grande abraço e obrigada pela sua visita ao meu blog.
    Isabel

    ResponderExcluir
  5. Oi, Flora! Estivesse eu mais perto sem um oceano pelo meio e ia visitar decerto esse mercado e a vossa lojinha do Caminho do Artesanato. Que lindo projeto concretizado!
    Um grande abraço e obrigada pela sua visita ao meu blog.
    Isabel

    ResponderExcluir
  6. Maravilha esse passeio pelo mercado ! Mercados
    assim são lugares que adoro. Como não tenho nenhum perto de casa, vou à feira, que também é um lugar bem gostoso. Quando a gente vai bem cedo, com as barracas bem arrumadinhas e tudo fresquinho é muito bonito.
    Beijinhos e bom domingo !
    Vera Scheidemann

    ResponderExcluir
  7. Flora, tb adoro os Mercados Municipais. Sempre q viajo procuro conhecê-los. É como vc disse, sempre encontramos frutas e verduras fresquinhas, além de coisas típicas da região. Muita paz!

    ResponderExcluir
  8. Oi Floramiga,

    sumí,né? Mas estava morrendo de saudade, viu?
    Tive problemas na minha internet. Mas acho que agora vai ficar boa!
    Que linda postagem vc fez com as pessoas que vc convive aí no seu paraíso. Amei conhecer um pouquinho mais do seu cantinho!!!

    Quem sabe um dia vamos conhecer pessoalmente!

    Mil bjinhos pra vc

    ResponderExcluir
  9. Adoro mercados municipais, é muito bom poder passear, comer, comprar ... uma delícia!!!

    Fiquei com vontade de ir só de ver as fotos.

    Que bom que vc pode passar por um sempre!

    Bjinhos

    ResponderExcluir
  10. Oi Flora.
    Sábado e domingo também fui passear pelo interior de Portugal e comtemplei o mercadinho da Vila de Rei que tem muitas parecenças com esse aí. Assim que entramos dá logo vontade de vir carregada de verduras, frutas, cestaria, mel, doçaria tipica...
    Aqui na cidade ainda há o que nós chamamos de mercado-praça e mercado-feira ao ar livre. Tem um que adoro visitar pois é no parque municipal, é a feira de produtos biológicos que acontece todos os domingos de manhã. Todo o atendimento é tão pessoal, são os próprios agricultores que estão na banca ao domingo. Nos grandes supermercados é o contrário, é tudo super impessoal.
    Que bom que vocês já têm um cantinho do artesanato no mercado. Linda porta.
    Beijinhos.
    Rute

    ResponderExcluir
  11. Olá, Flora!Adorei a sua visita guiada ao mercado municipal, parece que eu estava aí também! Eu adoro este tipo de comércio e praças ao ar livre. Sempre que posso compro os meus produtos em mercados e produtores locais. O meu sonho é visitar um daqueles mercados árabes, ver aquelas cores e sentir aqueles aromas! Um dia destes vou fotografar a praça onde compro as minhas frutas!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  12. Para mim é tudo que há e me lembro das manhãs de Domingo quando ia no Mercadão em Pouso Alegre, comer pastel de farinha de Milho com minha mãe. Ela me deixava comendo pastel e tomando tubaína enquanto ia às compras. Quando eu terminava o meu "café da manhã" corria em seu encalço. Naquele tempo a gente comia a fruta direto da banca, não se preocupava muito com higiene, pois tudo parecia fresco e limpo. Bons tempos! Ainda tinha a prosa com o pessoa das bancas, gente simples da terra, tudo gente boa!! Obrigada por levar a um lugar de nostalgia para mim!! Beijus,

    ResponderExcluir
  13. Oi Flora, sou a Lenilda. Estou desolada acabei de descobrir o que aconteceu com nossa amiga Tina do blog Meu Cantinho na Roça.Como não tem nenhuma homenagem sua à ela quero pensar que você ainda não sabe nada...se for esse o caso ,eu esclareço:a Tina esteve muito doente ,com uma gripe muito séria, e pelo que eu entendi, houve complicações que a levaram a uti e das quais ela não conseguiu resistir vindo a falecer.Não sei precisar a data nem tenho maiores explicações.Caso você as tenha ou venha a ter, por favor me repasse.

    ResponderExcluir
  14. OI, Lenilda:

    Eu também fiquei muito triste e comentei no blog da Anabela Jardim.
    Não coloquei nada aqui no blog, pois não quero lembrar dela dessa forma triste. Em um jornal aqui de S. Lourenço eu encontrei essa notícia:

    "Uma mulher de 55 anos que morava em Cabo Verde morreu no último sábado (7) com suspeita de gripe H1N1. Ela estava internada em um hospital de Poços de Caldas desde o dia 22 de junho. Segundo a Vigilância Epidemiológica da cidade, os exames foram enviados no dia 29 de junho para a Fundação Ezequiel Dias, em Belo Horizonte. O resultado deve sair ainda esta semana. No atestado de óbito, consta que a vítima teve insuficiência múltipla de órgãos e síndrome gripal aguda grave."


    Prefiro guardar a lembrança da Tina feliz, passeando com o marido pelas estradas mineiras. E a Tina caprichosa, com a casa impecavelmente arrumada e decorada.

    Obrigada por escrever.

    ResponderExcluir
  15. Você tem aumentado cada vez mais a minha vontade de voltar à São Lourenço!
    Gosto muito de cidades pequenas e aconchegantes.
    Vou contar amanhã todos os detalhes da Festa que fui em Campo Mourão, final de semana. Apesar de você ser vegetariana, acho que o ritual da festa é bem interessante.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  16. Querida
    Que maravilha a gente poder desfrutar de tanta beleza nos mercados municipais... aqui, nós temos um também... e onde estava fui lá visitar o local...
    Não perco a oportunidade de apreciar o que é bom e popular...
    Seja abençoada e feliz!!!
    Bjs de paz

    ResponderExcluir

RECEBER SUA VISITA É MUITO BOM !
LER SEU COMENTÁRIO, É MELHOR AINDA !!!