terça-feira, 10 de abril de 2012

CAMBUQUIRA - Pequena Jóia do Sul de Minas.

CAMBUQUIRA, do tupy-guarany caà-abyquira, quer dizer: "mato brotado", e esse era um prato muito apreciado pelos primeiros moradores dessa localidade mineira.
Vejam aqui.

Esse lindo coreto é praticamente o cartão postal de Cambuquira !

Gosto muito de Cambuquira !
Pequenina e charmosa, essa cidade sempre me encantou com suas lindas construções antigas, suas ruas largas e arborizadas e seu jeito calmo e leve.
Vejam aqui outra opinião sobre Cambuquir
a.


O Hotel Elite, hoje dessa forma triste, é uma construção que sempre me impressionou desde que a vi pela primeira vez, faz muitos anos !
Agora, nessa pequena viagem que fizemos à Lambari, no nosso roteiro de Turismo Nostalgia (veja aqui), resolvemos passar primeiro por Cambuquira para revê-la e fotografá-la.

Quando chegamos em frente ao Hotel Elite e comecei a fotografá-lo, fui tomada por uma forte emoção que me trouxe lágrimas aos olhos e aperto ao coração. Imaginei-me ali, na década de 20, observando as pessoas bem vestidas circulando pela construção nova e bonita...

Hoje encontrei na net esse cartão postal do Hotel Elite.
Qual será o destino dessa preciosa obra antiga ? Desejo muito, vê-lo restaurado, mostrando como eram belas as construção dos tempos idos !


Como nem só de tristezas são nossos dias, alegrei-me bastante ao ver como está o antigo Hotel Empreza, hoje Trilogia !
Cuidado, mostrando detalhes art déco, o hotel dá gosto de se ver !

Pertencendo ao Hotel Trilogia, o Theatro Thalia é lindo de se ver por fora !
Fico imaginando como será por dentro...

Outra construção que me alegrou o dia foi o Hotel Cambuquira, com sua cor bonita e viva, no antigo prédio.
Mas o poste...
Encontrei vários postes bem no meio de belas construções, empanando sua beleza e estragando a foto.
Que saudade daqueles postes antigos, baixos e belos...

Aqui está o Hotel Cambuquira em tempos idos e com o poste bonito !

No Hotel Santos Dumont estivemos hospedados em 1989 e gostei muito da volta ao passado que ele me proporcionou. Quando entramos no salão de refeições para o jantar, com serviço à la carte, e o som de um tango invadindo o ambiente, fiquei profundamente emocionada, sentindo-me nos anos 50. Logo estava chorando, feliz, ao poder vivenciar tal momento. Meu marido, que já sabe como sou, fica só observando...
Desse antigo hotel, gostei do jardim interno e fiquei contente ao encontrá-lo ainda lá, 23 anos depois !

Caminhamos em direção ao Parque das Águas - pois Cambuquira, assim como São Lourenço, faz parte do Circuito das Águas do Sul de Minas Gerais e também tem seu parque com as fontes minerais - observando a rua com calçamento de pedra e a farta vegetação reinante.

Homenagem aos irmãos portuguêses, no cantinho ajardinado.

Dia muito quente e sol forte não me dão muito ânimo para caminhadas, mas percorremos todo o pequeno parque, onde encontramos canteiros com rosas de várias cores.

Dia de semana, hora de almoço: poucas pessoas passeando no parque.

Litopuntura para cura da Terra, também em Cambuquira. Aqui no Parque de S. Lourenço existem várias. Saiba o que é isso aqui.

Gosto muito desse muro antigo e bonito. Fica perto do Parque das Águas, na parte mais alta, na rua onde está o coreto da primeira foto.

A Igreja Matriz de São Sebastião só fotografei de passagem, já saindo rápido para Lambari !

Mas voltando para o centro da cidade, vamos ver as construções que encontrei por lá e gostei.
Acho que nem preciso dizer nada, não é mesmo ? Muito lindinha !

Minha amiga Rute: http://publicarparapartilhar.blogspot.com.br/ ficou assustada com uma postagem em que mostrei fotos que fiz para dentro de casas de pessoas ! Mas é claro que não vou entrando na casa sem ser convidada!
Apenas fotografo o que vejo da rua, e foi esse o caso, na rua principal de Cambuquira, onde vi esse gracioso corredor decorado. Não mereceu a foto ?

Cambuquira ainda tem - felizmente ! - muitas construções antigas, e nessa foto dá para ver a casa com estilo art déco, e a originalidade do leão no alto da outra construção.

As ruas são largas, muitas com árvores no meio e duas pistas, mostrando que foi uma cidade planejada.
"Cambuquira foi uma das primeiras cidades projetadas do estado, com ruas largas, calçadas amplas e arborização selecionada - na primavera, as flores de centenas de árvores de Magnólia perfumam a atmosfera da cidade e são uma atração à parte."
http://www.cambuquira.net/historia.html

Belíssima construção, infelizmente descaracterizada pelo "progresso"...
Vendo pessoalmente, fiquei assustada com o painel vermelho da Claro encobrindo parte da parede trabalhada !

Encontrei na net essa foto mostrando como era a construção antes do "progresso" chegar.
Aí fiquei mais triste ainda, percebendo o total da modificação que foi feita...
Como diz o Roberto Carlos em uma canção: "eu não sou contra o progresso, mas apelo para o bom senso...". Será que ninguém pensou que poderia fazer seu comércio mantendo a construção original ?

Para alegrar-me, vi essa mesinha com toalha de chita e vaso com plantas ! Com pouca coisa se faz um cantinho gostoso.

Mais alegre fiquei ao encontrar a loja dos Doces Cambuquira !!!

Que bonitinha, com paredes de tijolo aparente e belas peças artesanais !
Conversamos com o dono e ouvimos muitas histórias interessantes.

Adorei a nova garrafa da água mineral Cambuquira, de vidro e com um belo e chic modelo !

Continuando nossa caminhada pelas ruas encontro essa gracinha de supermercado, pequenino, na garagem subterrânea de uma casa ! Coisas de cidade pequena...

Outra curiosidade: esse restaurante foi instalado onde existia um posto de gasolina ! Pelo modelo achei que seria, e confirmei com um morador local.
Perfeita manutenção da História da cidade !

Loja do tipo tem tudo !
E fiquei pensando que as cidades ditas pequenas, tem tudo que precisamos. Digo isso porque é uma constante nas conversas com quem vem de grandes cidades e não consegue entender como podemos viver sem hipermercados e mega redes de lojas !

Após o passeio pela cidade, fomos visitar nossa amiga Angelisa. Ela tem na sua casa o Cantinho Artesanal, onde dá aulas de arte.
Angelisa Sussel é publicitária, artista plástica, artesã e professora no processo de auto-conhecimento através de Mandalas e Cromoterapia.


Seu ateliê é completo e encantador, com mil coisas bonitas e coloridas !
Aqui está a Angelisa mostrando a mesa de trabalho.

Sua filhinha Sofia já faz arte e gosta de pintar !

Lá os alunos encontram todo o material necessário para suas aulas e trabalhos artesanais.

No quintal, Angelisa fez 3 mandalas com ervas.
Veja aqui a Oficina de Mandalas:
http://cantinhodasmandalas.blogspot.com.br/p/oficina-de-mandalas.html
E percorra seu blog.

A Angelisa preparou um delicioso almoço vegetariano para nós, servido com muito carinho e em lindos pratos de cerâmica !
E não é que fiquei tão distraída com a comida que esqueci de fazer fotos ???
Obrigada, Angelisa, pela hospitalidade, nessa visita inesperada que lhe fizemos !

Cambuquira continua me encantando.
Espero retornar em breve para descobrir mais belezas dessa pequenina jóia encravada nas montanhas verdes do Sul de Minas.

24 comentários:

  1. Só estive uma vez em Cambuquira, em 1980! Tenho fotos do Parque das Águas. Fui conhecer o circuito todo, as 4 cidades.
    Você mostrou um coreto daí e eu também, o de Morretes. Coisas de cidades pequenas, que guardam sua memória nas construções.
    Eu também ficaria encantada voltando aí...
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Gina:
    Eu visitei Cambuquira nos anos 70, quando meus pais tinham casa de férias aqui em S.L. e fizemos uma vez esse passeio pelas outras 3 cidades.
    Mas conheci mesmo em 1989, quando passei 2 dias lá, no Hotel Santos Dumont e fiquei encantada com a cidade !

    Adoro coretos ! Estou colecionando fotos deles.

    As construções guardam mesmo a memória das cidades e é por isso que fico triste quando vejo essas memórias no chão !

    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Amiga,

    que delícia esse seu passeio nostálgico! Amei as fotos e vc tem toda razão em dizer que quem ama cidade de interior, não sente falta nenhuma dos hipermercados e super lojas! Fiquei encantada com cada pedacinho que vc mostrou! Quem sabe um dia, vou conhecer pessoalmente...
    Quero te agradecer pelo carinho com o meu filhote e te dizer que meu irmão tem 40 anos e é o BB da minha mãe! Também fala mole e se derrete todo quando estamos juntos! Acho que é nostalgia também, rsrsrsrs! Aqui é todo mundo dengoso amiga! Seu BB grande também é dengoso? Acho tão gostoso isso!
    Todo mundo trocando carinho o tempo todo. Assim enganamos o tempo, rsrsrs! Hoje fiz 45 anos e me sinto com 20. Isso que é enganar o tempo, né?!!

    Estive sumida porque precisei ir pra Vila Velha, mas já estou de volta no meu paraíso! Ah, por falar em comida vegetariana, aproveitei pra comprar glúten em pó por lá. Fiz e ficou divino! Usei em várias receitas. Super versátil! O maridão amou! Nem acreditei, ele é chato pra comidas vegetarianas.


    Bjinhos no seu coração

    ResponderExcluir
  4. Oi amiga
    Como são lindas as cidades do circuito das águas , aqui no sul de Minas, conheço Lambari, Cambuquira e São Lourenço... em todas tenho vontade de voltar...ah! da última vez que fui a São Lourenço conheci Campanha...fiquei apaixonada pela cidade, os casarões e pelas histórias que ouvi.
    Vale a pena conhecer cada uma destas cidades!
    bjs
    Tina (MEU CANTINHO NA ROÇA)

    ResponderExcluir
  5. Mais uma vez fiquei encantada com suas fotos e mergulhei nesta viagem ao sabor de sua agradável descrição sobre este cidade que mais parece um sonho... Adoro conhecer cidades do interior, lugares em que a vida parece não ter se transformado tanto com a crescente onda da tecnologia. Por isso pretendo fugir um pouco da tumultuada vida daqui do Rio indo para Coroa Grande.
    Flora querida, desculpe-me pelos poucos comentários, mas estou com problemas com o meu notebook.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  6. Que delícia de cidade, Flora!
    Eu nunca tinha ouvido falar de Cambuquira.
    E o atelier que gracinha!

    Valeu pela viagem!
    Beijinhos green

    ResponderExcluir
  7. Olá, querida amiga Flora
    Passo para agradecer a sua presença na festa de 100.000 visitantes ao meu blog...
    Só vê a Luz quem a tem no coração...
    Obrigada de coração por ser uma que faz a diferença para o número e a qualidade aumentarem dia após dia...
    Para leitores como vc não poderia agir diferente...
    Venha sempre que puder, tá??
    Formamos um lindo elo do Bem e da Paz...
    Unidas venceremos!!!
    Obrigada por suas visitas que fazem diferença pra nós (eu e o Blog)... sempre nos enriquecendo...
    Seja abençoada e feliz!!!
    Deus nos ama tanto que mal podemos corresponder ao seu Grande e Universal Amor...
    Obrigada pro tudo que me dispensa ao longo desses anos...
    Deus e vcs me dão muito além do que mereço, certamente!!!
    São todos uns amores de delicadeza e sinto bem quem é sincero como é o seu caso e todos os que passaram para felicitar-me...
    DEUS SEJA LOUVADO POR TUDO!!!
    O mesmo lhe desejo de coração...
    A Rede, se usada para o Bem, nos traz muitas alegrias e compensações...
    Obrigada pelo carinho de sempre...
    Bjm festivo de paz e pascal
    P.S. Que post mais gracioso!!! Como sempre!!! A casa azul é uma graça!!! Gosto de postar algo assim também...

    ResponderExcluir
  8. e eu que ainda não conheço essa cidade, fico por aqui imaginando quando estarei lá para fotografar ...

    ResponderExcluir
  9. Minha amiga que cidade maravilhosa. Excelentes fotografias adorei principalmente a primeira.
    Bom domingo e uma semana maravilhosa.
    Beijinhos
    Maria

    ResponderExcluir
  10. Flora

    Quando eu ia para Tiradentes eu fazia um caminho que passava na entrada de Caxambu e logo em seguida eu via a placa para a cidade de Cambuquira,sempre tive curiosidade para conhecer essa simpática cidadezinha,pois no meu prédio havia um casal de lá.Mas eu sempre com pressa de chegar,nunca parei e agora fiquei com muita vontade de ir lá conhecer ao ver essas fotos lindas que vc postou.
    Adorei...
    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Oi, Kátia:

    Quando descobrimos que podemos viver com pouco, a vida fica muito melhor.

    Meu filho não é dengoso assim, mas é carinhoso e está sempre nos fazendo um carinho. Minha mãe e minha sogra adoravam, pois ele sempre foi muito carinhoso com elas, beijando-as e abraçando-as, o que as deixava muito felizes.

    Quanto ao nosso tempo, quando eu penso que estou com 67 anos, parece até brincadeira da vida, pois sinto-me como se estivesse com 18 !!!

    Coloque no blog a receita que fez com o glúten em pó, que não conheço.

    Beijo

    ResponderExcluir
  12. Oi, Tina:
    O Sul de Minas é muito bonito e nossas cidades do Circuito das Águas são muito especiais. Estou para rever Campanha, que conheci faz muito tempo e gostei.

    Beijo

    ResponderExcluir
  13. Oi, Maria Zélia:

    Essas cidades são encantadoras, para quem gosta de sossego ! Uma amiga, paulista que mora em Cambuquira e é apaixonada pela cidade, diz que lá não tem esses barulhos irritantes de carros de som e buzinas tão comuns nos grandes centros. Além da segurança total !

    Acho que o Homem vai aos poucos retornando para as pequenas cidades em busca dessa qualidade de vida.

    Beijo

    ResponderExcluir
  14. Oi, Renata:
    Cambuquira faz parte do Circuito das Águas, aqui do Sul de Minas e é uma gracinha de cidade !

    Venha conhecer !
    Beijo

    ResponderExcluir
  15. Oi, Rosélia-Orvalho:

    Fazemos boas amizades por aqui, não é mesmo ?
    E algumas deixam de ser virtuais, o que é muito bom.

    O tempo é pequeno para poder ficar visitando todos os blogs que gostamos. Tenho sentido isso, pois vamos aumentando a rede e fica difícil correr todos eles.

    Beijo

    ResponderExcluir
  16. Pois é, Anabela:
    Existem tantos lugares maravilhosos para visitarmos e fica difícil conciliar essas viagens com nossa vida e afazeres.

    Beijo

    ResponderExcluir
  17. Oi, Maria:
    Você, que é uma especialista em viagens, deve ver muita coisa bonita por esse mundo de Deus...

    Eu não viajo para longe, mas pertinho de casa encontramos lugares bem interessantes para se apreciar.

    Beijo

    ResponderExcluir
  18. Oi, Sonia:
    Essa nossa pequena viagem foi mais voltada para Lambari, por isso só andamos um pouco por Cambuquira e muita coisa ficou por ver. Lá existe um observatório astronômico que não conheço.

    Vá conhecer e procure a Cristina Borges, que trabalha na Prefeitura de lá e é minha amiga. Ela é de Campinas, mas mora e adora Cambuquira! Ela poderá lhe falar melhor da cidade.

    Beijo

    ResponderExcluir
  19. Muito obrigada, Renato.
    Foi um prazer receber seu comentário.

    ResponderExcluir
  20. Adorei teu blog, eu como um morador dessa pequena cidade fico feliz!

    ResponderExcluir
  21. Obrigada, Diogo, pela visita e comentário !
    Cambuquira é mesmo uma beleza de cidade.

    ResponderExcluir
  22. Meu nome é Vivian Beserra, visito Cambuquira religiosamente todo final de ano, isso há 12 anos, meu marido visita Cambuquira Há 40 anos, desde que nasceu, e concordo com você na questão da manutenção dos prédios e sua fachadas históricas, inclusive os próprios moradores da cidade não sabem o que possuem, incluindo o parque das águas, é lamentável caminhar nas ruas da cidade no dia 01 do ano, é inacreditável a quantidade de garrafas quebradas na cidade, em relação a beleza das construções de Cambuquira, ressalto a do Hotel Cambuquira, que por conta do zelo dos seus proprietários, permanece linda,

    um grande abraço a todos de Cambuquira

    ResponderExcluir
  23. Então você sabe que essa cidade é encantadora, não é mesmo, Vivian ?
    Claro que sempre falta alguma coisa, mas a tranquilidade dessas pequenas cidades é algo maravilhoso ! E raro numa cidade grande.

    Obrigada pela visita e comentário.
    Encaminharei seu abraço para o pessoal de Cambuquira.

    ResponderExcluir
  24. Bom dia!

    Como está o Hotel Santos Dumont? Frequentava o Hotel no período de reveillón e carnaval, era maravilhoso. Aparece que os atuais donos do Hotel Santos Dumont relaxaram e o hotel ficou decadente, não sei se mudou algo, se reformaram os quartos, sabe me dizer?

    Bons tempos em Cambuquira.

    ResponderExcluir

RECEBER SUA VISITA É MUITO BOM !
LER SEU COMENTÁRIO, É MELHOR AINDA !!!