sábado, 25 de dezembro de 2010

LUGARES - Meus e Dos Outros


Viajar é preciso...
Conhecer Lugares, observar as diferenças, provar quitutes, conversar com o povo local e conhecer suas histórias, tudo isso enriquece nossa vida e nos faz entender a beleza do projeto Terra.
Sou apaixonada por alguns Lugares que conheci. Também sou por outros em que nunca estive, mas que admiro à distância. Mostro hoje algumas dessas paixões.

MINHA:

São Lourenço e sua magia, cidade que escolhemos para viver e onde já estamos há 19 anos, tem no Parque das Águas sua maior jóia. Pequenina e acolhedora, precisa ser descoberta aos poucos, para tentarmos entender a atração que exerce sobre quem a visita.


Tiradentes já é paixão declarada e exibida com frequência por aqui ! Cidade em que cada canto tem seu encanto especial, que cativa, surpreende e atrai.

Penedo, de colonização finlandesa é outro dos meus amores. Pequenina e charmosa, lembra uma aldeia encantada no meio das verdes montanhas de Itatiaia, no estado do Rio de Janeiro. Pousadas charmosas e a sempre presente sauna fazem do Lugar um recanto delicioso !

Pomerode, no estado de Santa Catarina, é outra cidade que me conquistou, com sua arquitetura germânica enxaimel (é considerada a cidade mais alemã do Brasil), e seu jeito europeu de ser.


Treze Tílias foi fundada por imigrantes do Tirol austríaco e italiano em 1933, e é uma cidade do estado de Santa Catarina, no sul do Brasil.
Preservando suas raízes, é um Lugar que muito me agrada e encanta, com suas casas típicas em madeira e jardins floridos. Estive lá em 1989, mas minha amiga Sonia Novaes (blog Cantos e Encantos) esteve recentemente e fez lindas fotos.
Vejam aqui:
http://sonianovaes.blogspot.com/2010/05/turismo-rural-em-treze-tilias.html


Vila Monte Verde, considerada a Suíça Mineira, é outro Lugar por quem me apaixonei a 1ª vista !
Clima frio e paisagem muito verde, Monte Verde tem altitude de 1554 mts, estando localizada num dos pontos mais altos da Serra da Mantiqueira.

Considerado a Suíça Brasileira, por sua arquitetura de influência européia e seu clima frio, Campos do Jordão é outra cidade que me cativou profundamente.
Também localizada na Serra da Mantiqueira, no estado de São Paulo, é o município mais alto do Brasil, com seus 1628 mts. Ruas arborizadas com plátanos fazem arcos dourados durante o outono.

Gramado, no estado do Rio Grande do Sul, dispensa palavras, tal sua fama e reconhecimento como um dos mais valorizados Lugares turísticos do país !
Localizado na Serra Gaúcha, na Região das Hortênsias, Gramado seduz pela beleza das construções e pela profusão de flores. Entre Gramado e Canela, podemos viajar por uma distância de 8 km, ladeados de hortênsias que no verão colorem de azul a estrada.
Impossível não se apaixonar pelos encantos deste lugar !
Nova Friburgo, no estado do Rio de Janeiro, ocupada inicialmente pelos suíços, é outra cidade de que gosto muito. Cercada de montanhas sempre verdes, clima frio e construções características, Friburgo é uma pequena-grande cidade onde existem mil Lugares encantadores a serem desvendados.

Petrópolis, também no estado do Rio de Janeiro, foi residência de verão do imperador Pedro II, que lá construiu seu palácio, hoje belíssimo Museu Imperial. Ricos casarões e palacetes do século XIX, muita história e exuberante vegetação fazem de Petrópolis um dos meus Lugares preferidos. Portugal e suas aldeias históricas, perdidas na névoa do tempo e prontinhas para serem descobertas, são outro encantamento para mim. Quem sabe um dia ainda chego lá... Tirei a foto do blog Caixa de surpresas (http://lucia-caixinhadesurpresas.blogspot.com/)

Cidade-museu ao ar livre, Machu Pichu mexe com nossa imaginação e impressiona nosso olhar com sua estrutura montanhosa e verde. Aí está outra das minhas preferidas, e sonho de consumo!
A Região da Toscana, na Itália, é outro Lugar encantado, destino de sonho de muitas pessoas, inclusive eu ! Charme, muito charme...

Termino minha relação com a exótica Índia, país misterioso e cheio de contrastes. Suas cores, seus temperos, suas construções, e a roupa charmosíssima usada por todas as classes sociais, fazem da Índia um dos meus Lugares preferidos, apesar de nunca ter estado lá. Poderia acrescentar as Ilhas Gregas, com seu casario branco, o México e suas pirâmides e bordados, as aldeias inglesas e seus campos verdejantes, etc, etc, etc.


DOS OUTROS:

;A Maria Célia, do blog Mundo de Cissa, mostrou a esfuziante beleza da região de Provence e suas plantações de lavanda. Beleza pura !
Eu também gostaria de ver e sentir esse Lugar...
Vejam aqui:
;http://mundodecissa.blogspot.com/2010/10/provence.html

Alexandre Mauj Imamura, do blog Lost In Japan, mostrou as belezas coloridas do outono japonês.
Vejam aqui:
http://lostinjapan.portalnippon.com/2010/12/outono-em-hakone-e-amigos-lost-in-japan.html

Gina, do blog Naco Zinha, apresentou sua cidade, a minha querida Curitiba, em um recanto especialíssimo que é o Parque João Paulo II, o Bosque do Papa e a graça das construções polonesas. Curitiba é um dos meus Lugares preferidos !
Vejam aqui:
http://nacozinhabrasil-gina.blogspot.com/2010/05/o-bosque-do-papa.html

O que faz um lugar ser admirado, valorizado como destino turístico ou simplesmente ser amado?
Gosto não se discute, e cada qual tem o seu. Minha casa também é um dos meus Lugares preferidos, mas optei por mostrar, nesta postagem, minhas cidades preferidas.

Quais são seus Lugares preferidos ?

16 comentários:

  1. Flora,
    Gosto de tudo isso que você mostrou, mas não conheço Vila Monte Verde e Treze Tílias. Tenho certeza que, se tiver oportunidade de visitar, vou gostar.
    o que todas têm em comum, além da beleza, o clima frio! Deu para perceber que é a sua preferência.
    Amiga, apesar de morar numa das cidades mais frias do Brasil, gostar das belezas desses lugares, prefiro climas mais quentes. Sinto muita falta de andar à vontade, sem roupas pesadas quase todo o ano...
    Teria muita dificuldade de escolher minhas cidades preferidas. Gosto da exuberância verde das serras, da descontração do litoral, da nostalgia e arquitetura das cidades históricas, da qualidade de vida das cidades do interior, da estrutura de cidades de grande porte. Donde se conclui que a lista seria extensa.
    Quanto aos outros países, prefiro mil vezes os históricos (ruínas maias do México, Peru-Machu Pichu, Turquia, ...) e exóticos (Tailândia, Índia, Egito...)
    É muito difícil não gostar de um lugar que visito, pois viajo de alma aberta para perceber tudo de bom que a cidade tem a oferecer.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Flora qurida amiga,
    talvez essa preferencia por lugares, seja semelhante, a simpatia que sentimos pelas pessoas nossas afins...gosto de quese todos estes mesmos lugares, Machu Pichu , é especial, também não sei esplicar, gosto sem nunca ter ido, e também amo a minha cidade, e a serra da Mantiqueira, ador ver e ler sobre ela, tudo é lindo demais, não conheço, mas é como se reconhecesse....
    assim como tenho um carinho especial por ti, sem te conhecer.
    que seu ano novo, seja novo, de alegrias, de conquistas, de viagens, imagens e sabores.
    um grande abraço.
    Rosandra.

    ResponderExcluir
  3. Oi Flora
    Que surpresa boa ao ler seu post, deparei-me com meu bloguito mencionado. Muito bacana, adorei.
    Todas estas cidades que você citou são encantadoras, algumas eu conheço, como Tiradentes, São Lourenço, Campos do Jordão, Monte Verde, Pomerode, Curitiba, Petrópolis, Nova Friburgo, Gramado.
    Mais gostaria muito de conhecer a região da Toscana, a Provence, Paris são minhas paixões. Quem sabe um dia...
    Excelente postagem.
    Beijo pra você.

    ResponderExcluir
  4. Ai Provence!!! Estou para visitar faz tanto tempo!! Tenho um recorte duma revista guardado, da Região Francesa de Provence com seus imensos campos de lavanda, girassois e papoilas. Um lugar muito espiritual, a meu ver, só de contemplar o violeta, côr do 7ºchakra.

    Provence tem tudo a ver com vegetarianismo. Já fez alguma vez Ratatouille Niçoise? De Nice?
    É dos pratos mais lindos que existe. Em tempos, também embarquei numa série de posts em que juntava 1 filme=1 prato. Aconteceu num deles representar a Região de Provence com este filme aqui e respectivo prato:

    Ratatui e Ratatouille Niçoise

    É bom demais!!!
    Beijo e obrigada pelas informações em relação à Teia Ambiental.
    Rute

    ResponderExcluir
  5. Oi,Flora!
    Enquanto eu lia o seu belo post,fiquei me lembrando dos lugares maravilhosos que tive a oportunidade de conhecer e sonhando com aqueles que eu tenho tanta vontade de visitar... E os meus pensamentos voam alto, me levando à tantos lugares fantásticos... Todas as cidades que você citou são, sem dúvida, muito encantadoras e especiais...Algumas, como Gramado, Petrópolis,Nova Friburgo e Penedo, eu já tive a oportunidade de visitar, e outras, como Machu Pichu e a região da Provence são lindos sonhos pra mim! Quem sabe um dia,né?
    Sabe Flora, às vezes eu literalmente tenho sonhos com esses lugares...Não faz muito tempo, eu até sonhei que estava no meio de um campo de lavanda na belíssima região francesa de Provence...Foi um sonho tão lindo e real, que quando acordei parecia que eu havia realmente estado por lá! Quem sabe já é um "sinal" de que um dia estarei lá? ( Rs...)
    Aproveito pra te agradecer por citar o meu post sobre o Thomas Kinkade na sua postagem anterior... Que bom que você gostou!
    E falando sobre sonhos, te desejo que muitos dos seus sonhos se realizem em 2011, e que muitos outros novos sonhos também possam se plantados no seu coração... Muita saúde e paz, e um Ano Novo muito iluminado pra você e a sua família!
    Te envio o meu carinhoso abraço!
    Teresa
    ( do blog "Se essa lua fosse minha" )

    ResponderExcluir
  6. OLÁ, QUERIDA
    É agradável acompanhar o que posta sobre vc e o dos outros...
    Bjs festivos e de paz

    ResponderExcluir
  7. Oi, Gina:
    Entendo o que v. diz em relação ao frio e lembro da minha irmã que, quando morava em Friburgo, me dizia que estava cansada de sentir frio.
    Mas eu, apesar de sentir muito frio, gosto, enquanto que o calor me faz mal e irrita.

    Viajar é muito bom ! Conhecer lugares, pessoas, e quando voltamos para casa, parece que tudo é novidade !

    Beijo

    ResponderExcluir
  8. Querida Rosan:
    Cada vez mais tenho a certeza da força da afinidade, do poder da energia e da importancia do amor. Como é fácil conviver com quem pensa e sente da mesma forma que nós, e como é difícil interagir com os divergentes. Adoro encontrar quem tem gostos semelhantes e o amor pelas plantas faz muitas ligações entre as pessoas.
    Um Novo Ano repleto de bons encontros e belas amizades, amiga !
    Beijo

    ResponderExcluir
  9. Obrigada, Maria Célia !
    O mundo tem tantos lugares bonitos, e poder conhecê-los é um verdadeiro presente !
    Beijo

    ResponderExcluir
  10. Oi, Rute:
    Já fui visitar seu blog e ver a receita !
    Adorei a idéia de ligar um prato a um filme !
    Com calma, vou procurar as outras postagens, pois fiquei curiosa...

    Beijo

    ResponderExcluir
  11. Obrigada Teresa, pela visita e belo comentário!
    Gostei imenso das pinturas do Kinkade.

    Sonhos, muitos sonhos, bons sonhos, para 2011 !
    Beijo

    ResponderExcluir
  12. Oi, Orvalho:
    Que bom que está gostando dessas postagens, pois estão sendo feitas com muito carinho !
    Beijo

    ResponderExcluir
  13. oi ,sou alessandra fiquei apaixonada com esses lugares que mostrou queria tanto morar em lugar sossegado ,cheio de verde hoje moro em volta redonda ,queria saber como fico sabendo se alguem vende ai e se ecaro em flora da serra meu mail e ale.tavares@bol.com.br.te agradeco se souber de alguma coisa bjs

    ResponderExcluir

  14. Oi, Alessandra:
    Só posso indicar esse site de S. Lourenço, para v. ter uma idéia do que tem aqui na minha cidade.
    Espero que seja útil.

    Obrigada pela visita e comentário.

    http://www.saolourenco-online.com.br/mural.php?pagina=2

    ResponderExcluir
  15. nossa também amo o frio apesar de nunca ter sentido eu queria muito conhecer todos esses lugares meu sonho e conhecer Nova Friburgo realmente essa cidade existe outros locais encantadores a serem desvendado Nova Friburgo nao chega a ter a cidade toda em arquitetura europeia ha muitos predios como todos predios e lojas como toda loja nao e igual a charmosa cidade europeia a Campos do Jordão
    sempre me pergunto em vez de construirem predios em Friburgo porque não constroem hoteis apartamento casas lojas tudo em arquitetura europeia em Friburgo ja pensou fucaria mais diferente seria mais europeia eu gostaria que Friburgo fosse assim mas infelizmente não e ne oque vai fazer mas existe arredores de Friburgo que e bem europeu
    mas queria muito conhecer Campos do Jordão gostaria de sentir a sensação de passear por uma cidade 100% europeia assim e Campos do Jordão não so ela como também Gramado Nova Petropolis Monte Verde lindas cidades que ao voce conhecer logo você estranha devido a arquitetura europeia
    Quem sabe um dia em algum lugar das Montanhas de Friburgo construam uma outra Nova Friburgo com arquitetura toda europeia
    eu so posso sonhar mesmo kk
    Friburgo ja tem a sua arquitetura não podemos destruir os predio ou transforma los em predios europeus kk

    ResponderExcluir
  16. Oi, Mel:
    Gosto muito dessas cidades com jeitinho de Europa. Friburgo é uma delas, mas não tem a arquitetura que existe em Campos do Jordão. Quem sabe, um dia, as cidades - seus moradores e governantes - percebam como é bom morar num lugar preservado e bonito?
    Muito obrigada por seu comentário!
    Abraços.

    ResponderExcluir

RECEBER SUA VISITA É MUITO BOM !
LER SEU COMENTÁRIO, É MELHOR AINDA !!!