O verde fica na fronteira entre as cores quentes e as frias. Como cor-pigmento é uma cor secundária, resultante da mistura de azul com amarelo. O verde é uma cor muito equilibrada, que corrige os excessos das outras cores e não apresenta os efeitos negativos de nenhuma delas.
"Plantação de chá na Ilha de São Miguel, nos Açores, conhecida como Ilha Verde."
Na Natureza, o verde é a cor típica das folhas em plena atividade e dos frutos ainda em desenvolvimento. O desaparecimento dessa cor indica que a estrutura entrou em processo de degeneração.

"Marcadores de páginas feito com juta e papel reciclado verde. O arranjo floral (oshibana) é com flores e folhas naturais desidratadas naturalmente."
O verde é a cor da construção, da absorção, do crescimento. Diz-se que uma pessoa ou um projeto "ainda está verde" quando não está plenamente amadurecido. Talvez por isso que o verde é a cor da esperança. Enquanto reinar o verde, ainda há espaço para qualquer nova alternativa germinar e se concretizar.

"A samambaia, sempre muito verde, forma moitas embelezando qualquer canto de jardim".
Outro elemento da natureza ligado ao verde é a água. Vênus (Afrodite), a deusa greco-romana do amor, nasceu da espuma do mar. Yemanja, a grande mãe afro-brasileira, é rainha do mar e mãe dos peixes. A água, em todas as culturas, é associada aos sentimentos e à vida que brota, que germina e fervilha como os peixinhos do mar.

"Delicioso cantinho da Parada Ramon, onde as janelas verdes são complementadas pelo fundo verde da Natureza".
Segundo a Cromoterapia, o verde é , essencialmente, a cor da saúde, pois favorece a regeneração dos tecidos, ao estimular a absorção e utilização dos nutrientes pelas células. É a cor da juventude e do rejuvenescimento.

"A belíssima Peperomia argyreia possui verdes folhas carnosas com linhas prateadas entre as nervuras, e é conhecida popularmente como peperômia melancia".
Do ponto de vista simbólico, o verde está relaciondo ao despertar. Simboliza, também, o amor desinteressado, que nutre sem pedir nada em troca.
Por ser ligado a Vênus, seu dia é a sexta-feira; seu número é o cinco; sua forma geométrica , o pentágono; seus animais, o gato e a serpente. Suas imagens são as plantas, principalmente as ervas, as folhas novas e as flores de plantas aquáticas.

"Gruta verde de São Francisco, no Sítio Lagoa Seca"
As pedras verdes são a esmeralda, a ágata-verde, a amazonita, a turmalina.
Os perfumes ligados ao verde são o jasmim e o sândalo, além de outros aromas doces e suaves.
As atividades a ele relacionadas são a música e a dança suaves, o trabalho com a terra, e os passeios entre as plantas.

"São Lourenço sempre verde ! Na entrada do Parque das Águas, as garrafas verdes da nossa água mineral saúdam os visitantes oferecendo saúde e bem estar."
A Cromoterapia usa tradicionalmente o verde como relaxante geral: para os músculos, o sistema nervoso, o aparelho circulatório.
Por ser a cor mais equilibrada de todas, o verde também é usado para limpar e harmonizar todo o campo energético da pessoa, independentemente da necessidade de outros tratamentos específicos.
(Extraído do livro "Cromoterapia - Cores para a Vida e para a Saúde, de Eneida Duarte Gaspar)