sábado, 10 de janeiro de 2009

LAVADEIRAS DE PORTUGAL

"Como janeiro era o mês de lavar as roupas... A lavagem de todas as roupas da casa era um pequeno feitiço trazido das longínguas terras do Algarve, onde as mulheres estão sempre com seus olhos jogados no mar, suspensas entre o calor do abraço do amado e a dor de sua ausência. Para essas mulheres, cada dia é um estreito convívio com amor e morte, e elas sabem, sem que ninguém lhes bata `a porta para revelar, que seus homens se deitam com Afrodite. Aprenderam a conviver com esta amante caprichosa e rezam para que ela não queira ficar com seu homem para sempre. Não sei se cansadas das infindáveis horas que passavam na beira da praia ou corroídas pelo ciúme da deusa, arranjaram pequenas tarefas que viraram feitiços. Vó Virgínia sempre dizia que lavar uma roupa não era só esfregar sabão e enxaguar. Lavar roupa era um momento para conversar com os deuses." Extraído do excelente livro "O Feitiço da Lua" , de Márcia Frazão. Ler os livros da Márcia Frazão, bruxa assumida e mulher sábia, é mergulhar na alma feminina e de lá trazer novos-velhos saberes. É resgatar a lida doméstica e envolvê-la em magia e encantamentos.
O simples lavar roupas, considerado por nós - mulheres emancipadas e modernas - como um verdadeiro sacrifício medieval, pode ser na realidade uma encantada parceria com os 4 elementos da natureza.

A Maria da foto, conhecedora dessa magia, adora lavar roupas, e com seu jeito delicado e sutil vai conversando com o sol e o vento pedindo ajuda na feitura do seu feitiço.
Transformar roupas sujas em alvuras perfumadas é sua arte e prazer.
Coincidência ou não, o marido da Maria é pescador...
A inspiração para essa postagem veio do fascínio que a minha amiga Sonia Novaes tem por roupas estendidas ao sol, e que não deixa de fotografar, pelo interior de Minas Gerais.
E, principalmente, porque eu queria deixar registrado o belo e dedicado trabalho que a Maria faz cuidando com tanto carinho das roupas alheias.

8 comentários:

  1. Flora Maria

    Interessante a postagem sobre lavar roupas.Eu acredito que essa mania talvez seja até para relembrar a minha infância,passada no interior de SP,aliás que infância maravilhosa eu tive.Lembro vagamente de algumas passagens marcantes daquela época.
    Os varais com roupas coloridas,me inspiraram nos quadros de paisagens que pintei e assim quando vejo um e estou com meu instrumento de trabalho...máquina...rsss...acabo não resistindo.A viagem que fiz ao V.do Jequitinhonha,acabou por me proporcionar belas fotos interessantes.
    Obrigada pela lembranç~.
    Hoje fui almoçar com uma amiga que é Ceramista e convidei-a para ir comigo à São Lourenço,já que meu filho não se manifestou muito em me acompanhar...rsss...outros programas...kkkk...
    E ela ficou de falar com o marido e me dar uma resposta ainda hoje.
    Só que gostaria de ver o roteiro,de como faria prá chegar até aí.
    Veja meu e-mail:novaesangelo@pop.com.br
    Pretendo passar em outras cidades,em busca de artesanatos.
    Vc tem alguma dica de Pousadas?
    Obrigada....
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi, Sonia:
    Obrigada pela visita !
    Vou escrever para você.
    Beijo
    Flora Maria

    ResponderExcluir
  3. Ah..... que magia, Flora...

    Adorei, adorei.

    Só de pensar que ainda não li nenhum livro da Márcia Frazão. Mas já li montes de textos dela pela internet. Uma vez até deixei um comentário no blog dela (ela também tem blog), mas ela não me ligou nada. Snif...

    Sabe que eu gosto de estender roupa? Gosto... e até já ganhei elogios de vizinhas, porque reparam que estendo tudo direitinho e por ordem. Dizem que "faço um estendal bonito"!

    As minhas vizinhas reparam em cada coisa, né? kkkkk

    Beijinhos e parabéns pelo post delicioso

    ResponderExcluir
  4. Bom que gostou, Hazel !
    Eu adoro os livros da Márcia, e estou relendo O Feitiço da Lua. Fiquei muito bem impressionada com a história de lavar roupas, quando li pela primeira vez. Aproveitei agora, com a presença da Maria aqui em casa, lavando roupas com tanto cuidado e carinho, e mais a mania que a Sonia Novaes (Cantos e Encantos) tem por fotografar cordas de roupa, e saiu a postagem.
    Beijo
    Flora Maria

    ResponderExcluir
  5. Querida Flora, tenho um prémio para si lá na Casa Claridade. Muito merecido.

    ResponderExcluir
  6. Obrigada, Hazel, mais uma vez, pelo carinho.
    Vou logo pegar.
    Beijo
    Flora Maria

    ResponderExcluir
  7. Minha querida, Flora, convido-a a passar no meu blog Alma Mater, para tomar conhecimento da indicação deste seu blog para receber o Prêmio Dardos.
    Este Prêmio visa premiar os melhores blogs do mundo, numa escolha entre os autores de blogs do mundo inteiro.
    Este seu blog é muito bom mesmo !!!
    Um beijo.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  8. Obrigada, Gilberto !
    Já vou lá pegar!
    Beijo
    Flora Maria

    ResponderExcluir

RECEBER SUA VISITA É MUITO BOM !
LER SEU COMENTÁRIO, É MELHOR AINDA !!!