Participando da Blogagem Coletiva Amor Aos Pedaços, onde o tema do mês é a Esperança, resolvi falar de um trabalho que está sendo feito aqui na região onde moro.
Desde 2009 estamos envolvidos num plano de revitalização do turismo, cheios de Esperança e com muita certeza de que as pessoas e cidades envolvidas estão fazendo parte de um belo momento de criatividade e trabalho coletivo.
As cidades de Baependi, Cambuquira, Carmo de Minas, Caxambu, Lambari e São Lourenço, fazem parte do Circuito das Águas de Minas Gerais.Localizadas no sul do Estado, na Serra da Mantiqueira, as cidades do Circuito possuem um clima agradável de montanha e tornaram-se ponto de referência para viagens de “lua de mel” ou viagem com a família.
Foto: belo coreto de Carmo de Minas.
Para orientar, facilitar e melhorar a estadia dos turistas que aqui chegam, estamos preparando um CARDAPIO, feito por representantes da comunidade local, empreendedores e instituições voltadas para o turismo, com o apoio do SEBRAE-MG e Secretaria de Turismo do Estado de MG.
Esse CARDÁPIO será visitado por Caravanas formadas pelos integrantes dos produtos turísticos oferecidos no Cardápio.
E começamos com a primeira Caravana visitando Carmo de Minas. Conheça um pouco de Carmo aqui.
Na foto o grupo que fez essa interessante viagem:
Ticiana (Sebrae), Adalberto (Unique Café - Carmo de Minas), Edimilson (Sectur S. Lourenço), Carlos Augusto (Consultor), Jayme (Rancho JS - Lambari), "Guerrinha" (escultor de Carmo de Minas), Alexandre Mello ( Vila Chico - Carmo/S.Lourenço), Cristina Meirelles (Cultura e Turismo de Carmo de Minas), Amaro Gabdem( Hotel Caxambu, em Caxambu), Flora Maria e Gilberto (Caminho do Artesanato), Conceição (Balneário Parque das Águas de S.Lourenço), Diogo Curi (Pousada das Águas), Ramona(Ctaguas).
No Cardápio de Carmo de Minas está um passeio especialíssimo, que é a Rota do Café Especial.
Veja o site:http://www.rotadocafeespecial.com.br/
Infelizmente, a chuva do dia anterior impediu que pudessemos fazer o passeio !
Contentamo-nos com o vídeo que foi mostrado enquanto tomavamos café com bolo de milho, na Gerência de Cultura e Turismo.
Além da qualidade da água – entre as melhores do universo – a região vem se destacando pelo café de altíssima qualidade e merecedor de prêmios internacionais. Este café, de exportação, pode ser saboreado, nos seus mais diversos gostos e aromas, nas modernas cafeterias que foram inauguradas, principalmente nas cidades de São Lourenço e Carmo de Minas.
E fomos visitar a Unique Cafés Especiais que começou plantando suas primeiras lavouras de café na Fazenda Sertão em 1912. Veja aqui essa história:http://www.uniquecafes.com.br/
Lá, o Adalberto deu uma verdadeira aula de café, explicando muito bem porque o café Unique é tão premiado.
Os diversos tipos de grãos, mostrados de forma bonita.
Olhamos os grãos, os pacotes, as caixas prontas para viajarem mundo, e provamos o café famoso.
A próxima etapa foi no atelier do Guerrinha (José Ronaldo Guerra), artista que faz suas peças em cimento, imitando madeira.
A enorme árvore fica no meio do espaço e o Guerrinha é o senhor de camisa branca.
Outras peças interessantes.
Bem pertinho, fica a Praça da pequena cidade, e como é comum à todas elas, a praça é o lugar principal e é impossível ficar sem a conhecer. Bem cuidada e muito verde.
Conheça um pouco dessa praça aqui:http://carmodeminas.mg.gov.br/web/?p=2905
Nessa praça existe o belo coreto da primeira foto, obra de um artista plástico famoso por sua criatividade - "Chico Cascateiro" (José Francisco Reis), português que por essas terras veio parar e concluíu esse trabalho na década de 1920.
Conheça o Chico Cascateiro aqui: http://www.serradasaguas.com/index.php/component/content/article/40-cultura-e-lazer/23-chico-cascateiro.html
Olhem que beleza de trabalho no Coreto ! O Guerrinha foi responsável pela restauração dessa obra do Chico Cascateiro
No final da praça está a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Carmo.
Ao lado da Igreja está essa antiga e bela construção.
Hora do almoço !
E ele foi no Vila Chico, agradável lugar no bairro Vale dos Pinheiros, divisa com São Lourenço.
Conheça aqui:http://www.vilachico.com.br/
Os chalés e os tanques de peixes.
Comida caseira, com gostinho de quero mais.
Após o almoço, fomos visitar a fábrica de doces orgânicos "Do Pé ao Pote", de onde se descortina essa bonita paisagem rural. E com direito a prova de doces !
Estradas de terra, paisagem muito verde e a paz do campo.
Outra parada, dessa vez para apreciar aves raras, em outra fazenda. Fotografei o colorido pavão.
Terminamos o dia com um café na Cafeteria Degust, já no centro da cidade.
Veja aqui:http://www.opopular.net/2010/11/degust-surpreenda-se-com-mais-nova.html
Diante de tudo que vi e da alegre participação de todos, tenho certeza de que temos muito para oferecer aos turistas que nos visitam.
E a ESPERANÇA é de que nosso Cardápio seja realmente muito apetitoso para os que o experimentarem !
Aguardem a próxima Caravana, que será em Cambuquira.
Flora que bela participação! Só mesmo com muita esperança para conseguir divulgar um belo estado como o de Minas Gerais, principalmente essa região das águas. Parabéns. Beijos.
ResponderExcluirOlá,Flora querida
ResponderExcluir"O que me importa o tempo e o espaço,
Se trilhei caminhos orvalhados
Em busca do calor do teu abraço?"
(Auxiliadora)
Vejo que o santuário de Nhá Chica foi privilégio meu... vcs me fizeram um bem enorme daquela vez... Sabe que ela resolve as questões mesmo??? Deu tudo certo no pedido que fiz...
Lindo foi recordar aí e me deu vontade de nos organizarmos novamente pra desfrutar desse pacote maravilhoso que me apeteceu o retorno...
Concedei-lhe, ó Deus, prodigamente, o ORVALHO DO CÉU...
Até o próximo mês, se Deus quiser!!!
Abraços esperançosos de paz
"Jamais desista de ser feliz, pois a vida é um espetáculo
imperdível, ainda que se apresentem dezenas
de fatores a demonstrarem o contrário."
Fernando Pessoa.
Bateu saudade!! Eu tenho um carrinho de boi de madeira que deixo no terraço, junto à churrasqueiro e ao lado de um barrilzinho de cachaça. Sempre quando vou à Minas trago Sassafraz e Roseira, pois meus amigos italianos adoram a Grapa brasiliana! Meus parentes ainda preservam suas casas na fazenda como essa que você mostrou restaurada ao lado da Igreja. O cheirinho da terra em Minas, tem cheiro de esperança! Sempre quando vou, meu coração se alegra e refaz! Beijus,
ResponderExcluirOi Flora,
ResponderExcluirisso é que é amor à terra onde se vive hein. Esperança que ela ganhe vitalidade para atrair mais pessoas ao local. E o amor que une a comunidade também é muito bonito. Exemplar.
Quando quiser já pode espreitar a próxima fase. Postamos a 4ªchamada ontem.
Beijinhos com muita vontade de ir aí.
Rute
(gostei de ver meu mestre e você nas fotos. Fazem um lindo par)
Recebi esse email da Luciana Thomé:
ResponderExcluirQue bacana Dona Flora!
Fico feliz por termos a Sra. Agregada a este grupo.
Suas atitudes de valorização e de aproximação do grupo, e de reconhecimento do patrimônio Sao fundamentais para o fortalecimento da governança .
Contamos sempre com este seu olhar que busca a perceber a qualidade das pessoas e dos lugares.
Obrigada!
Um abraço
Luciana
A Luciana Thomé e o Carlos Augusto são os consultores de turismo que participam desse trabalho.
Recebi esse email do Amaro:
ResponderExcluir"Excelente, Flora!
Parabéns pela matéria!"
O Amaro Gadbem é o proprietário do Hotel Caxambu.
Querida Flora!
ResponderExcluirAchei muito linda esta iniciativa de vocês, que unindo forças, animação e talentos,leva à uma parceria de esperança, rumo ao objetivo comum de toda uma comunidade! Parabéns à todos os participantes!
E neste caminho, adorei conhecer estes belos pontos turísticos que você nos mostrou... Sem dúvida preciosos patrimônios destas amadas cidades mineiras da Serra da Mantiqueira... Muito lindo!!! Eu mesma adoro passear por esses lugares encantadores, repletos de beleza e aconchego dessa região maravilhosa!
Aproveito pra te agradecer pelas tuas visitas tão carinhosas lá no bloguinho... Saiba que te admiro muito, minha amiga, e o teu carinho e opiniões são sempre um incentivo pra mim!
E sobre os esquilos... Eles existem também aqui onde moramos ( uma vez tive a surpresa de encontrar um deles bem no nosso quintal!!!), só que são chamados de "caxinguelê". Mas diferentemente dos "primos norte-americanos", eles costumam ser um pouquinho menores, mais desconfiados e ariscos. E todos eles são tão lindos e fofos...Impossível não se emocionar com a presença adorável deles!
E você viu o meu post anterior sobre a nossa viagem à Portugal? Quando puder, dê uma passadinha pra conferir...Foi uma viagem no tempo que me emocionou demais... Acho que você vai gostar também...
Beijo grande pra ti e um maravilhoso domingo!
Teresa
Olá Flora,tudo bem com voçês?
ResponderExcluirAgradeço por postar o Cantinho Artesanal! Adorei...
Sou sua fã...adoro tuso que voçê retrata e relata no seu blog...
Venha na Caravana de cambuquira heimmm!!!esperarei vcs...
Abraço
Angelisa
Oi, Virgínia:
ResponderExcluirA falta de tempo fez com que eu unisse uma blogagem coletiva com o belo passeio que fiz e que queria mostrar aqui !!!
A ESPERANÇA eu tenho sempre - sou uma pessoa que acredita em sonhos ! - e sei que nossa região tem potencial para atrair cada vez mais o turista que gosta de apreciar as belezas mineiras.
Beijo
Oi, Orvalho:
ResponderExcluirSão Lourenço e região tem muitas atrações agradáveis para se ver e sentir.
Volte sim !
Beijo
Oi, Luma Rosa:
ResponderExcluirMinas é tudo isso e muito mais !
Posso falar tranquilamente, pois não sou da terra, apesar de ser mineira de coração.
E o Sul de Minas é muito bonito e verde, com seu "mar de montanhas".
Venha nos visitar !
Beijo
Minha cidade natal fica no coração do Sul de Minas. Estou sempre por aí usufruindo da energia da terrinha. Boa semana!! Beijus,
ExcluirOi, Rute:
ResponderExcluirSó assim eu ponho foto minha: disfarçada no meio de outras pessoas !
Nossa região é muito bonita e está desenvolvendo um ótimo trabalho de revitalização. E de união, pois sozinhos não somos nada.
Por exemplo: São Lourenço é uma cidade muito pequena, com apenas 57 quilômetros quadrados,não possuindo praticamente área rural e seus atrativos. Mas é polo regional, tendo tudo que é necessário em termos de serviços e comércio, e com mais de 60 hotéis !
Então, as cidades ao redor, que não tem essa parte de serviço tão intensa, mas possuem belas paisagens rurais, são nossas parceiras e estamos procurando trabalhar juntos.
Gosto muito disso e estou totalmente envolvida nessas ações !
Beijo
Oi, Luciana Thomé:
ResponderExcluirEstou muito entusiasmada com esse trabalho e quero agradecer seu empenho nele, mostrando-nos que podemos caminhar juntos, sem questionar "qual é o barco mais colorido" !!!
Beijo
Muito obrigada, Amaro, por sua visita ao meu blog!
ResponderExcluirEstamos juntando forças nesse trabalho e criando vínculos de amizade muito bons.
Abraço.
Recebi esse email do Alexandre, do Vila Chico, onde tivemos o gostoso almoço da Caravana:
ResponderExcluir"Recebi e dei uma olhada no seu blog.... Muito bom... É isso ai!!!!! Temos que continuar lutando, tenho a percepção que os empresarios de nosso circuito estão mais unidos.... Depois me procura que vou te contar como foi a salão mineiro... Abraço"
Oi, Teresa:
ResponderExcluirDesde 2009 estamos desenvolvendo O projeto APL das Águas que começou com a realização de um diagnóstico da região, identificando potencialidades e o perfil do turista que frequenta o circuito.
A partir daí foram realizadas muitas reuniões para discutir propostas visando a revitalização das cidades do circuito.
O resultado desses encontros foi a definição da água mineral, do café especial e das montanhas da Mantiqueira como os produtos usados para identificar a região.
Também ficou definido que o foco do turismo no circuito seria o de Bem Estar e Natureza.
Esse projeto foi desenvolvido pelo SEBRAE, em parceria com a Secretaria Estadual de Turismo MG.
Agora já estamos na etapa de conhecer pessoalmente os atrativos que foram selecionadas para essa nova visão turística.
Vou colocar sempre aqui as Caravanas para vs. acompanharem.
Beijo
Querida Angelisa:
ResponderExcluirClaro que iremos participar da Caravana à Cambuquira, e já estou ansiosa !!!
Pena v. não ter ido na de Carmo de Minas.
Mas não deixe de participar das outras, pois é muito importante conhecermos os atrativos uns dos outros.
Foi um prazer mostrar seu Cantinho Artesanal !
Beijo
Oi, Alexandre:
ResponderExcluirEstou gostando muito desse movimento !
Aliás, desde a primeira reunião que tivemos no APL das Águas, senti que muita coisa boa viria por aí...
Beijo
Oi, Flora!
ResponderExcluirOra aqui está uma concretização do amor e empenho de todos vós num trabalho que revigora e anima esses belos locais. Gostei muito de ter conhecimento de todo o envolvimento e essa certeza de fazer algo de belo e criativo trabalhando em conjunto. Para mim, amor é mesmo isso, por mãos à obra com toda a entrega e carinho.
Um grande abraço para todos
Isabel