domingo, 7 de dezembro de 2014
FIM DE ANO NA TEIA AMBIENTAL: O QUE FIZEMOS DE BOM ?
Mais um ano terminando e a TEIA AMBIENTAL faz um balanço das postagens do ano: retrato da situação que vivemos em 2014.
Para quem, como eu, gosta tanto de ver a paisagem verde, fresca e bonita, esse ano foi difícil, assim como também foi o ano passado. A Chuva sumiu, deixando o ar seco e as plantas tristes.
Revendo a Teia do ano, vi que o assunto seca, ocupou espaço e pensamentos. E como não pensar na falta de chuva, nos rios secando, no calor abrasador, no ar ressecado, nos morros amarelados, nas plantas encolhidas,tristonhas ?
Nesse ano, nosso rio ficou quietinho, mesmo durante a "temporada de chuva" , deixando à mostra a terra do fundo, sinal de que estava muito raso. Que saudade das cheias de Verão...
Essa foto é de outros anos, quando formou-se essa ilha que ficou cheia de árvores.
Em 2014, o maravilhoso Lírio-do-Brejo que tenho aqui em casa quase sumiu ! Como o nome já diz, ele gosta muito de água...
Não tivemos a vegetação luxuriante e verde do Verão. Eu pensava durante os Invernos, quando a chuva quase não dá as caras, que nos Verões ela vinha e deixava a paisagem linda e fresca. Mas ela não veio nesse Verão!!!Como seria nosso Inverno?
Nunca pensei que passaríamos por isso. Não aqui no Sudeste. Seca é coisa de Nordeste !!! Era... Agora estamos no mesmo barco. Ops ! Se tiver rio com água, né ?
Diante dessa angustia, resolvi fazer alguma coisa para aproveitar melhor a água que ainda temos. Mudei minha máquina de lavar roupa de lugar, para poder aproveitar a água das lavagens. Comprei um latão grandão, colocamos uma torneira nele e direcionamos a saída da água para ele. Essa água tem vários usos.
E não fico com a sensação terrível de ver água indo pelo ralo abaixo !
A próxima providência será a colocação de calha no telhado para encaminhar a água da chuva para um reservatório.
Estou fazendo o que posso. E você, amigo leitor ?
Um glorioso, fresco e feliz Ano Novo para todos nós !
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Excelente post. Aqui em casa também fazemos o nosso melhor para ajudar um pouquinho na preservação do nosso planeta. Pequenas atitudes fazem a diferença, não é mesmo?
ResponderExcluirAproveito para desejar a si e a todos os seus familiares e amigos, um Feliz Natal, repleto de alegria, saúde, paz e amor.
“Natal não é uma época nem uma estação, mas um estado da mente. Apreciar a paz e a benevolência, ser abundante em clemência, é ter o real espírito de Natal. ” Calvin Coolidge
Beijinhos
Maria e família
Oi, Maria:
ResponderExcluirEnquanto existirem pessoas conscientes, haverá esperança de dias melhores para todos nós.
Você faz o seu melhor aí no seu país, eu faço o que posso aqui no meu, e essa corrente vai crescendo e ajudando a preservar nossa linda Terra.
Que seu Natal seja muito feliz, com saúde, alegrias, paz e a certeza de que o Natal é sim um estado de espírito, um belíssimo estado de espírito !
Muito obrigado pela visita ao meu blog e comentário.
Beijos
Flora Maria
Olá, querida Flora
ResponderExcluirQue vc tenha um fim de ano e início do novo abençoadíssimos!!!
Bjm festivo
Eu também faço muito isto, a água que sai da máquina de lavar aparo num galão e uso para lavar calçadas e bamheiro e me lembrei que no Espírito Santo há muitos anos atrás tinha muitos lírios do brejo nas beiras do córrego, quando chovia as margens ficava com um perfume agradável, além de serem lindos, agora não vejo mais, os lírios sumiram.
ResponderExcluirRoselia, demorei um bocado para responder seu comentário, não foi ? Mais de um ano...
ResponderExcluirTenho ficado afastado dos meus blogs...
Mas o desejo de um fim de ano de 2014 e 2015 muito feliz é sincero !
Beijo
Oi, Adriano:
ResponderExcluirSe todos cuidassem melhor das riquezas que recebemos nesse planeta tão lindo, a vida seria bem melhor para todos.
Parabéns por agir assim !
Felizmente, em 2015 e inicio de 2016, a chuva foi abundante, deixando as plantas felizes e nós também !
Meus Lírios do Brejo ainda estão se recuperando da seca dos anos anteriores, e estão aumentando devagarinho.
Obrigada pelo comentário.