Sou econômica, por gosto e por herança. Adoro reaproveitar coisas, dando novo uso ao que já existe.
Isso não é Reciclar, é Reaproveitar, e junto com o Reduzir, faz parte dos famosos 3 ERRES, tão falados, mas tão pouco entendidos e seguidos.
Nessa última postagem da nossa TEIA AMBIENTAL de 2013, reforço o tema, tentando fazer com que as pessoas entendam e comecem a usar esses sábios ensinamentos.
Para o Natal de 1995 fiz esse "Presépio Vivo", com as crianças da vizinhança. Escrevi os versos, ensaiei, e fiz as roupas, REUTILIZANDO o que tinha em casa. O tecido xadrez dos reis magos eram cortinas que não tinham mais uso. O vestido da Estrela era um que minha filha usou quando foi dama de um casamento. Colei umas estrelas de papel dourado e estava pronta a roupa da estrela-guia ! Os pastores usaram trajes feitos com sacos de batatas (juta). O José usou um "caftã" meu, de ficar em casa. O carneirinho, uma toalha de acrilon que eu usava nas festas dos Ursinhos Carinhosos ! Coroas de restos de cartolina, panos sem uso, objetos de casa. Não gastei um tostão nesse figurino ! E ficou bonitinho.
Reduzir
"Se prestarmos atenção nas compras que realizamos no cotidiano e nos serviços que contratamos, perceberemos que adquirimos muitas coisas que não precisamos ou que usamos poucas vezes. Portanto, reduzir significa comprar bens e serviços de acordo com nossas necessidades para evitar desperdícios. O consumo consciente é importante não só para o bom funcionamento das finanças domésticas como também para o Meio Ambiente.
Ações práticas para reduzir:
- Uso racional da água: não desperdiçar, tomar banhos curtos, não usar água para lavar a calçada, fechar a torneira quando estiver escovando os dentes, não deixar que ocorra vazamentos na rede de águas, etc.
- Economia de energia: usar aquecimento solar nas casas, apagar as lâmpadas de cômodos desocupados, usar lâmpadas fluorescentes, usar o chuveiro elétrico para banhos curtos, etc.
- Economia de combustíveis: fazer percursos curtos a pé ou de bicicleta. Gera economia, faz bem para a saúde e ajuda e diminuir a poluição do ar.
Para o Natal de 2002, criei o "NATAL MINEIRO", fazendo uma adaptação do tradicional presépio para a nossa realidade atual e local. Improvisei o cenário e fiz as roupas. REUTILIZEI tecidos e roupas: a capa do cantador é uma antiga saia rodada minha, a roupa do carneirinho é aquela toalha de acrilon para festas, o casaco de um rei é uma "liseuse" antiguissima de cetim acolchada, que era da minha mãe. Panos guardados viraram calças, blusas, sacolas. Cabos de vassouras viraram enxadas com a colocação de cartolina prateada fazendo a ferramenta. Não gastei um centavo sequer comprando alguma coisa. Tudo foi REUTILIZADO !!! E ficou lindo !.
Reutilizar
"Jogamos muitas coisas no lixo que poderiam ser reutilizadas para outros fins. Reutilizando, geramos uma boa economia doméstica, além de estarmos colaborando para o desenvolvimento sustentável do planeta. Isto ocorre, pois tudo que é fabricado necessita do uso de energia e matéria-prima. Ao jogarmos algo no lixo, estamos também desperdiçando a energia que foi usada na fabricação, o combustível usado no transporte e a matéria prima empregada. Sem contar que, se este objeto não for descartado de forma correta, ele poderá poluir o meio ambiente.
Vale lembrar que a doação também pode ser uma boa alternativa, pois outra pessoa que necessita pode utilizar aquele objetivo que você não quer mais.
Ações práticas para reutilizar:
- Uma roupa rasgada pode ser costurada ou ser transformada em outra peça (uma calça pode virar uma bermuda, por exemplo).
- Computadores, impressoras e monitores podem ser doados para entidades sociais que vão utilizá-los com pessoas carentes.
- Potes e garrafas de plástico podem ser transformados em vasos de plantas.
- Folhas de papel com impressão em apenas um lado podem ser transformados em papel de rascunho, ao usar o lado em branco.
- Um móvel (armário, sofá, guarda-roupa, estante, escrivaninha, mesa, cadeira, etc) quebrado não precisa ir parar no lixo. Eles podem ser concertados ou doados.
- A água usada para lavar roupa pode ser reutilizada para lavar o quintal.
- Com criatividade e embalagens, palitos e potes de plástico é possível criar vários brinquedos interessantes."
Presépio Mineiro: José e Maria em detalhe.
Reciclar
"A reciclagem é quase uma obrigação nos dias de hoje. O primeiro passo é separar o lixo reciclável (plástico, metais, vidro, papel) do lixo orgânico. O reciclável deve ser encaminhado para empresas ou cooperativas de trabalhadores de reciclagem, pois serão transformados novamente em matéria-prima para voltar ao ciclo produtivo. Além de gerar renda e emprego para pessoas que trabalham com reciclagem, é uma atitude que alivia o Meio Ambiente de resíduos que vão levar anos ou séculos para serem decompostos.
Ações práticas para reciclar:
- Separar em casa o lixo orgânico do lixo reciclável. Este último deve ser encaminhado para pessoas que trabalham com reciclagem ou empresas recicladoras".
VAMOS APROVEITAR O NATAL E USAR BEM OS 3 ERRES ?
-Reduzindo (pensando antes de comprar).
-Reutilizando (reinventando, criando na hora dos presentes).
-Reciclando (separando e entregando para quem vende para reciclar)
Olá, querida Flora
ResponderExcluirSe muito não tenho... aproveito o pouco renovando-o...
Lindo post!!!
Seja feliz e abençoada!!!
Bjm de paz e bem
Oi Flora,meu nome é maria moro no interior de São Paulo.Gosto muito do seu blog e compartillho com as sua idéias.Faço uso do reutilizar,reaproveitar e reciclar em minha vida,e acho que todos deveriam tentar,pois a quantidade de lixo em uma cidade pequena como a minha já é assustadora.Não tenho blog, mas vale a pena visitar blogs conscientes como o seu,
ResponderExcluirOi, Rosélia:
ResponderExcluirBatando sempre na mesma tecla, tocando sempre a mesma música, repetindo eternamente as mesmas idéias e ideais...
Feliz Ano Novo !
Adorei receber seu comentário, Maria ! São pessoas como você que fazem a diferença e ajudam a criar um planeta melhor.
ResponderExcluirPor que não faz seu blog também ? Poderia espalhar boas sementes pelo mundo, contando das suas experiências com o controle e reutilização do "lixo". O que chamamos de "lixo" é material descartado, que muitas vezes é perfeitamente reutilizável !
Minha cidade, que também é pequena tem o mesmo problema, mesmo já existindo uma cooperativa de catadores.
Obrigada pela visita e comentário.