"ESTAMOS CRIANDO MONTANHAS DE LIXO !!!"
A cada dia que passa mais me surpreendo com os rumos do nosso mundinho global !
"Teoria da Conspiração" e outras histórias semelhantes, fazem parte da nossa triste realidade.
Agora descobri a OBSOLESCÊNCIA PROGRAMADA, e confirmei o que eu já sabia sobre o teatrinho de fantoches em que nós vivemos e como muitos são manipulados sem perceber.
Recolhi um tantão de textos e vídeos, e quem estiver interessando no tema vai se distrair - e surpreender - bastante.
http://blogs.estadao.com.br/link/estamos-criando-montanhas-de-lixo/
Por Tatiana de Mello Dias
A obsolescência programada reduz a durabilidade de produtos para estimular o consumo, mas um documentário, da cineasta Cosima Dannoritzer, vem mostrar o lado sombrio desta prática raramente admitida pela indústria: http://blogs.estadao.com.br/link/programado-para-morrer-2/
Em seu documentário, The Light Bulb Conspiracy (A conspiração da lâmpada, em inglês), Cosima mostra que a indústria tem práticas escusas para determinar a validade dos seus produtos.
Por Tatiana de Mello Dias
A lâmpada centenária.
Uma lâmpada que nunca se
apagou, desde 1901. Qual o segredo que ela esconde ?
É na cidade de Livermore, Califórnia, que você vai encontrar a lâmpada incandescente que nunca “queimou”. Classificada como a lâmpada mais antiga do mundo a nunca se apagar pelo Guinness Book, ela está instalada no Corpo de Bombeiros da cidade, funcionando perfeitamente. Veja aqui:
É na cidade de Livermore, Califórnia, que você vai encontrar a lâmpada incandescente que nunca “queimou”. Classificada como a lâmpada mais antiga do mundo a nunca se apagar pelo Guinness Book, ela está instalada no Corpo de Bombeiros da cidade, funcionando perfeitamente. Veja aqui:
O filamento da lâmpada de 112 anos foi criado por Adolphe Chaillet, em 1895, na cidade de Shelby, Ohio. Dono da Shelby Electric Co., patenteou sua criação em 1902, deixando registrada para o mundo a certidão de nascimento da lâmpada mais antiga do mundo.
A dra. Cinthya Verri faz uma comparação dessa Obsolescência da industria com o "jogar fora" com facilidade dos relacionamentos atuais ! Muito interessante.
http://www.youtube.com/watch?v=yaTw0hDdwG4
Aqui ( http://www.youtube.com/watch?v=Yv9dZ7YRnFk#at=364) pode ver Benito
Muros presidente de um movimento chamando Sem Obsolescência Programada (SOP) dizendo que, não só lâmpadas, mas muitos outros objetos de nosso dia a dia poderiam durar muito mais.
Foi então que surgiu a idéia de criar, junto com outros engenheiros, uma linha de iluminação que dure toda a vida.
No entanto, Muros diz que a descoberta também gerou ameaças. O espanhol chegou a apresentar um recado à polícia que dizia: "senhor Muros, você não pode colocar seus sistemas de iluminação no mercado. Você e sua família serão aniquilados”, diz. Apesar disso, ele conta que não se sentiu ameaçado e que irá continuar defendendo a SOP.
E a PHILIPS lança lâmpada durável !
http://www.ecodesenvolvimento.org/posts/2012/abril/philips-lanca-lampada-que-dura-ate-20-anos
Nesse vai-e-vem da Humanidade, tropeçamos e levantamos, erramos e aprendemos.
Onde chegaremos ? Não sei...
Mas sei que a Esperança de dias melhores sempre existe e é ela que nos faz caminhar para o futuro.
Olá,querida Flora!
ResponderExcluirSei que ando meio sumida,mas sempre que posso, adoro passear por este teu especial cantinho... E que bom chegar até aqui e encontrar este teu post maravilhoso e tão interessante,amiga! Realmente estamos vivendo num mundo influenciado por forças de interesse de grupos econômicos que só visam lucro e exploração financeira. E a política do "descartável" ainda continua em pleno vapor, e o que é pior ainda, se transferindo para o terreno dos relacionamentos pessoais e sentimentais...Pois é,Flora, fica difícil mesmo para nós imaginarmos aonde isso tudo vai nos levar. Mas como você disse, a esperança de dias melhores ainda permanece, e vamos torcer e trabalhar para que as novas gerações possam mudar este absurdo panorama. E eu mesma adorei saber um pouco mais sobre este assunto tão interessante, e encantada por descobrir a "lâmpada centenária",que como uma "tocha simbólica" ainda ilumina a escuridão...Parabéns por mais este ótimo post da "Teia ambiental"!
Beijo grande pra ti!!!
Teresa
(do blog "Se essa lua fosse minha")
Querida amiga Teresa:
ResponderExcluirNo meu sem-tempo, só agora estou respondendo seu comentário !
Não sabemos mesmo onde o mundo vai parar ! E nós com ele, de roldão, arrastados pela vida afora...
Só nos resta ter esperança de dias melhores.
Muito obrigada pela visita e comentário !
Beijo
Olá Flora, agora entendi seu nome, combina com vc. que ama a natureza, dei uma passadinha aqui para lhe agradecer por visitar meu blog e me encantei com os posts lindos que escreve. Um forte abraço.
ResponderExcluirOi, Rejane:
ResponderExcluirBom receber sua visita no meu blog !
Adorei seu blog, onde o Natal está encantando o ano inteiro !
Beijo