Indigofera suffruticosa é uma espécie vegetal da família Fabaceae, também conhecida como anileira ou pelo seu antigo nome Indigofera anil. É usada como matéria para obter o anil.A Índia é considerado o centro mais antigo a usar o anil no velho mundo. Fornecia para a Europa, e a associação de India com anil é refletida na palavra grega para a tintura, que era indikon (indicum). O anil é a mais antiga tintura a ser usada para tingir tecidos. Países como a Índia, China e Japão, usaram o anil por séculos. Também civilizações antigas na Mesopotâmia, no Egito, na Grécia, em Roma, na Grã-Bretanha, Peru, Irã, e na África.
O índigo é a cor do chakra Frontal, também chamado "terceira olho", a ponte entre o consciente e o inconsciente; está relacionado fisicamente com as estruturas da base do crânio.
Na foto o belíssimo mar azul-índigo dos Açores
Sendo a ligação entre a consciência e o mundo inconsciente, é a cor que influencia os processos de sugestão mental e cura psicossomática.
Bela cerâmica na cor índigo, do talentoso ceramista Bernardo Ilg.
O mais conhecido deus do tempo é Crono, o Saturno romano, e ele rege a cabeça, justamente por ser o símbolo da razão abstrata. Sua cor é o anil - índigo.
Interessante exemplar do artesanato do "Tempo e Arte".
Paisagem azul-índigo e geleiras.
Borboleta na calça índigo.
O seu filho “viaja” quando ouve algo que não lhe interessa na aula? Ou vira-se para um papo-cabeça com o colega? Ele parece desatento e distraído, mas fica horas superconcentrado no que gosta, como jogos de computador, futebol ou teclados de um piano? Ele é rebelde, respondão e detesta injustiças? Precisa que você lhe explique com todo o carinho os motivos para que obedeça? Pois seu filho pode ser um índigo — a cor arroxeada do jeans, quase lilás, e escolhida por representar uma aura positiva. O rótulo foi criado por especialistas americanos para designar uma criança hipersensível, cujo cérebro recebe muito mais estímulos que a média dos mortais.
As Crianças ÍMas o que a ciência comprova é que os índigo têm um funcionamento cerebral diferente. Se não forem bem compreendidos, podem ser confundidos com pessoas impulsivas e agitadas.
(Revista O Globo - 27 de julho de 2003)
Um exemplo muito conhecido de Criança Índigo é o jovem russo Boriska, e sua história é por demais interessante.
Lindo tom índigo no vitral da Igreja de São Lourenço Mártir.