"DOMBÉIA (Dombeya), da família das Sterculiáceas, quando adulta pode atingir de 4 a 6 metros.
Possui folhagem belíssima, com grandes folhas entre 12 a 20cm de diâmetro. É perfumada, melífera, atraindo abelhas e borboletas. Floresce no fim do inverno e começo da primavera. São encontradas variedades com flores brancas e róseas."
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgvi5X_A405tB01Vj9ttqSEQMavJnd2UIKlTC7iNT0ctUbMNj-0VpPbXeOBDSctZpCwBrYu95Y_fQEHQsUhvKJaerzv8bYuF7Cs8MCt8mujz7r0Zlwxyo4IvOYFV15tRxmaYs9YIJYP64jC/s280/domb%C3%A9ia+perto+-+pq.JPG)
Meu sítio é totalmente coberto pela vegetação nativa, e muito verde, mas com sua terra arenosa e "pobre", não é qualquer planta estrangeira que vinga. A lindíssima DOMBÉIA gostou daqui, e nos oferece um verdadeiro "céu cor-de-rosa", nesses dias frios de quase inverno.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjfu5C35sYPsr4Yxd_j1llEAEvhrHYPWsBLDogY_8FC4O1RE6ehkNwYIkxv3QfA4g27SGsrw5Frgzq3VaAqLd9ACCId3CxkzF0zlfIVXHgerAP5BSyt1Fg6OrOl6BS6zQJaFGxgc3ma7aHD/s280/domb%C3%A9ia+muitas+-+pq.JPG)
Apaixonei-me por ela no Parque das Águas, onde uma frondosa árvore enfeita o caminho em frente ao lago. Na época eu dava aulas de jardinagem, como voluntária, para os meninos da Casa dos Meninos, e levei-os ao Parque para conhecerem a flora local. Lá, visitamos o viveiro de mudas e ganhei um galhinho da Dombéia.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh-IXOjESlalRsaUdevrpZNnrn8Q0spF01a9CA5lZP6w7rktlVx7N0_HHInbO88vQ_Z4NSjQtvOlp2oxQlnPvZklvypjjbD0pSEIvg9RtUUAE9hBewRuVT6nFFL34jxjEfKCAqbtw1dI8s0/s280/domb%C3%A9ia+folhas+-+pq.JPG)
Perfumadíssima e bela, inebria os sentidos de quem por ela passa. Recatada, esconde suas flores - que mais parecem hortênsias - embaixo das folhas também belas, em feitiio de coração. É preciso olhá-la de baixo para cima, pois com sua postura acaba formando um céu-cor-de-rosa.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi8qMawPkIdEJr_LTHToqp7Li4ER4tDuwlZZqgbjlgvXY5jFKcDSyoi1mGknozP-dPZvs2w7ZDTQl5vM2ySUTPYNBdkLC0o_mkdB0KGatNYMOk_cV66TWPmNNgXwxve0jWjQWjEE5Zt0TTR/s280/domb%C3%A9ia+maio+08-+pq.JPG)
Foram precisos muitos anos para que ela ficasse do jeito que está agora : imensa, "roubando" um pouco do caminho. Essa foto é de 2008 portanto, em 2009, ela está maior ainda.
Adoro minha Dombéia !
Lembra uma dália, que bela constituição, gosto de flores que dão em altos galhos, e também das que atraem abelhas, acho muito simpático a companhia das abelhas. Parabéns pela dombéia, confesso que não conhecia.
ResponderExcluirOi, Bete:
ResponderExcluirA Dombéia foi também uma grata surpresa para mim, pois no Rio de Janeiro nunca tinha visto nenhum exemplar dessa maravilha cor-de-rosa.
Quanto às abelhas, passeiam entre nós tranquilamente, e há muitos anos perdi o medo delas.
Beijo
Olá, flora esta planta eu não conhecia, ela é realmente muito bonita, deve ser uma benção ter várias árvores floridas dessa em casa. Um abraço.
ResponderExcluirPois é, Rosan, mas v. acredita que eu ainda não consegui fazer muda dela ? Já tentei várias vezes. Assim que acabar essa florada vou tentar mais uma vez.
ResponderExcluircorta um galo e planta
ExcluirNão conhecia esta planta. É parecida com a hortênsia. Muito bonita. Está enorme!!!
ResponderExcluirHazel, a Dombéia é realmente encantadora e surpreendente !
ResponderExcluirQuando digo que ela lembra a hortênsia é porque assim como esta, sua "flor" é formada por inúmeras florzinhas.
Muito linda e perfumada, atrai abelha, borboleta e beija-flor.
Beijo
Oi, Josue, não é tão simples assim como parece !
ResponderExcluirMas desde que escrevi esse comentário, em 2009, eu consegui fazer uma muda da Dombéia !
Às vezes precisamos tentar várias vezes, pois depende muito da época certa do ano para que o galhinho pegue.
Obrigada pela visita e comentário