Cursei o ginásio entre os anos 1958 e 1961, no finalzinho dos "anos dourados". O colégio, um tradicional do subúrbio do Rio de Janeiro, pertinho da minha casa, possuia um ambiente familiar e tranquilo, onde o diretor -"Dr. Aliomar"- tinha sempre um discurso formal e amistoso, no seu peculiar sotaque baiano.![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhQp-F0kDn92cKEe1sp2IMT1Pk1872nwVI7s-q4ny1gWSaxC1nzgJzEOygmDn6AOLwoTfKJrzi8qq9DQg49Vw4U7onG5_q4Y_EWIz8BYWRiovZtHGb3U4wBx_Ds6dzk_AsD5nTeUf8mpKcA/s280/flora+-+formatura+1961.JPG)
A turma fez questão de baile caprichado, e para isso juntamos dinheiro durante 2 anos, fazendo bailinhos e até chá com desfile de modas. A passarela era formada por carteiras unidas e recobertas com papel pardo, e as modelos eram as próprias alunas, desfilando com seus vestidos de festas. Eu, timida e feinha por natureza, não desfilava, mas ajudava nos preparativos. Pedimos xícaras emprestadas a uma "loja de ferragens", e compramos biscoitos à granel, (os mais baratos) nas Casas da Banha do bairro. Os convidados pagantes, as nossas famílias.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjQnJlZEly6DQ9wrHN9X7w6KLL85w94l3wIXi4K417-C_NSywZqd2G00RWWGE9OreyG5VGwTagF6VMUw8faTjF7WUfFiAcA4SMR8vvYukG5lSfsQR89NYPjpNG2mY2WY9l_PWWTQK02PWxP/s320/flora+-+formatura+-+valsa+1961.JPG)
Aqui estou eu, com o assustado rapazinho, arranjado na última hora, para a valsa.
Assim como a música que a Celi Campello cantava - "eu não tenho namorado, alguém que eu possa amar" - eu também não tinha namorado, apesar dos recém completados 17 anos.
Quem dançaria comigo as valsas de formatura ? Meu pai não dançava, muito menos meu irmão, 3 anos mais novo que eu. E apesar de ter vários colegas, não tinha liberdade para convidar nenhum deles. O que fazer ?
Minha mãe teve a brilhante idéia de pedir ao filho de uma amiga sua, um rapaz mais velho e bonitão, para ser o par daquela mocinha sem graça e envergonhada.
Tudo arranjado, chega o dia do baile, e lá está ele a postos para cumprir a árdua missão.
Eu, envolvida com os colegas e a família, só lembrei de procurá-lo no momento em que a cerimônia das valsas iria começar. E lá vou eu pelo Social Ramos Club procurando o Sérgio.
Eis que o encontro conversando com uma bonita moça, bem distante do salão de baile.
Para ser sincera, não lembro se tive coragem de chamá-lo e ele não veio, ou se não tive a tal coragem e deixei para lá.
Só sei que eu não queria perder a valsa, e saí procurando um dos rapazes conhecidos que estivesse vestido com um terno preto, pois era obrigatório tal quesito.
O único que preenchia essa exigência era o Paulo, e lá foi ele, muito à contragosto, pois estava com um terno velho e pobre, dançar comigo as 3 valsas ! Uma era com o pai, outra com o padrinho e a terceira com o namorado. Como meu pai foi meu padrinho e não dançava, sobrou para o Paulo a honra, e fiquei eternamente grata pelo seu sacrifício...
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjK-u9a1FmPRTcWAoRPtHR22vHBYtFzRrf-nRAt85GdXIhSre2Z189tQs9wRM1xSjNiCIYLyJDOiuPNTSdBlqm_B8qKVeVAIw1Sa7LQPfs5TORQbt_caX8zen0AdCdzH5rlMTqs1_ivxyel/s280/flora+-+formatura+missa+1961.JPG)
Missa de Formatura na igreja de Nossa Senhora das Mercês, em Ramos. Na escadaria a turma de uniforme. O Dr. Aliomar, no centro da foto, acompanhava mais uma turma de formandos de sua querida Escola Técnica de Comércio Santa Cruz, carinhosamente conhecida como Santa Cruz.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhSKx_DlrGwCZHPJLK9yZFLVxCjEawpzdnQQy3-IiwaRxdtoV9uMRWA800_mlp7Gz68PhKETtilnvcFqJX4vZ8wBmZ0UEEHV8p1RI_iFzhq-L7J6Nk_yKYMWyw17MvpFZjavjuZzgx95u7M/s320/flora+-+formatura+-+paraninfo+prof.+castro+1961.JPG)
Nosso paraninfo, escolhido por votação da turma foi o Professor Castro, meu preferido, apesar de rigoroso. Dava aulas de Ciências e Geografia, e exigia que a aula, que ele ditava todinha, sem consultar nenhum livro, fosse copiada à lápis, para em casa ser passada à limpo com caneta. Dessa forma, copiávamos 2 vezes, e era mais fácil gravar na memória a matéria. Se encontrasse alguém escrevendo com a caneta, a mesma tinha que ser entregue em suas mãos, e o aluno teria que buscá-la mais tarde, na secretaria da escola.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi1vb4xagYi0caf3VQ8wqwX-p3i28GwSLMIF6B_h1MapSlwslGXxJJelsOtDcMcETNEuc-BwbksKqoiiWsoc2hzaBRwJPMLvb7smBPCgm4bFwcvAtniLEp5vfUCI5qzr4f1HDJxPnGbVxXP/s280/flora+-+formatura+convite+1961.JPG)
Nosso lindo convite de formatura, em papel linho e com letras e arabescos dourados, guardo até hoje. O Santa Cruz possuía, além do curso técnico, o ginásio, e este tinha o nome de Ginásio Aliomar Pereira.
Mas para o bairro e para todos os que lá estudaram foi sempre conhecido, e é lembrado até hoje como SANTA CRUZ.