sábado, 7 de novembro de 2015

CIDADES MAIS FLORIDAS, COM MUITO AMOR E AFETO.

 Em dias de tantas tristezas, quando desastres ambientais tomam conta dos meios de comunicação e das mentes das pessoas, resolvi mostrar o lado bom da Humanidade, quando cidades/pessoas  pensam em embelezar e valorizar o lugar onde se vive.
Enquanto isso, mostro aqui ruas com flores em S. Lourenço.
 De Portugal veio essa notícia auspiciosa:
Câmara quer tornar Lisboa uma cidade mais florida


Bairros Floridos de Lisboa é o nome da iniciativa que resulta de um acordo entre a Câmara Municipal de Lisboa, os produtores do projecto “Eva Dream”, o Instituto Superior de Agronomia e a Associação Portuguesa de Produtores de Plantas e Flores Naturais. Conta ainda com a participação da EGEAC (Empresa municipal de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural) e das juntas de freguesias da cidade.


  O actor Virgílio Castelo-Branco, um dos seus embaixadores, deu início à apresentação expressando o desejo de “tornar Portugal o país mais florido do mundo”.


 Partindo da premissa de que “qualquer terra que seja florida tem o poder de ser uma atracção turística”, António Romano, da Eva Dream, afirmou que estão “abertas as portas a um sonho que só faz sentido com a participação dos portugueses”. Romano disse-se particularmente sensibilizado por ter visto recentemente, já no âmbito do Bairros Floridos de Lisboa, residentes e comerciantes de Campolide a colocar flores à janela.


 A junta de freguesia local aderiu à iniciativa com o lançamento prévio de um concurso de flores. “Todas as janelas e varandas concorrentes devem ser visíveis na via pública e todas as flores e plantas utilizadas devem ser naturais”, lê-se no regulamento da prova, cujos prémios foram entregues em Junho.


 Frederico Vital, da associação Terra dos Sonhos, afirmou que “é dos sonhos simples que nascem as grandes mudanças”

 “Estamos a falar de cores, afectos, partilhas. Juntem-se a nós, serão bem-vindos”, foram as palavras de Ricardo Carriço, outro actor e embaixador da iniciativa.


 O vice-presidente da Câmara de Lisboa, Duarte Cordeiro, afirmou que este é o “pontapé de partida” para convencer todos os lisboetas a espalhar flores pela cidade.
 
A autarquia quer incentivar moradores e comerciantes a colocarem flores nas janelas e montras.
A ideia é tornar Lisboa mais florida.
 O objectivo, é “criar uma imagem icónica para Lisboa e potenciar a atracção turística numa altura em que a cidade atinge o pico de turismo internacional”.


A ideia é desafiar moradores e comerciantes a colocar flores nas janelas, varandas, montras, fachadas e outros espaços com visibilidade.
Ao mesmo tempo, a câmara espera que esta iniciativa sensibilize a população para a necessidade de se combater comportamentos que desqualifiquem o espaço público da cidade.


Este “sonho”, como o denominam, começa em Lisboa, com a criação da iniciativa “Bairros Floridos de Lisboa”, Mas é preciso mais, afirmou Tó Romano, no início da apresentação do projeto. É preciso que este sonho se torne num sonho coletivo:
 “Parto do princípio de que a felicidade provém do mundo dos afetos e que a natureza e as flores têm o condão de nos atrair e de criar afetos entre os seres humanos”. Ora, acrescentou, “se do ato de plantarmos flores, o entendermos como estando a redigir um poema de amor, então estaremos a dar os primeiros passos para afeiçoarmos a imagem do nosso país, no sentido de o estar a moldar com afetos, apontando para a propagação de emoções, de uma onda que poderá sublimar e alavancar em simultâneo a bondade, generosidade e tolerância que caracterizam os portugueses, e a beleza, que poderá vir a marcar a imagem de Portugal”.

http://www.publico.pt/local/noticia/projecto-tem-o-objectivo-de-tornar-portugal-o-pais-mais-florido-do-mundo-1702855
 http://www.ionline.pt/403569

  Que este sonho dos portugueses - que é também o meu sonho - torne-se realidade rapidamente, e que ele consiga propagar-se mundo afora, criando  mais afeto entre os seres humanos, e diminuindo a ganância e a ignorância que são responsáveis por muitos dos desastres ambientais que acabam com vidas e cidades.


2 comentários:

  1. Olá,querida Flora
    Também gosto de fotografar as belezas da natureza...
    Seu post tá lindo!
    Bjm fraterno

    ResponderExcluir
  2. Querida Roselia:
    As flores fazem muito bem para a humanidade, despertando o que de melhor existe dentro de nós !
    Obrigada pela visita e comentário.
    Beijo

    ResponderExcluir

RECEBER SUA VISITA É MUITO BOM !
LER SEU COMENTÁRIO, É MELHOR AINDA !!!