segunda-feira, 7 de abril de 2014

A TEIA AMBIENTAL PERGUNTA: SECA OU INUNDAÇÃO?

ALGUMA COISA MUITO SINISTRA ESTÁ ACONTECENDO NO PLANETA, MAS NÃO VEJO AS PESSOAS FALANDO SOBRE ISSO... Afinal, as novelas estão tão boas, o trabalho é estafante e sexta-feira vou relaxar... 
Cadê as chuvas de verão ? E a "enchente da goiaba"  que todos os anos acontecia em março aqui na minha cidade ? Algo muito estranho anda acontecendo com o Planeta Terra...

"O Painel Intergovernamental da Organização das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (IPCC) alertou nesta segunda-feira (31/03) para maior risco de secas, inundações e incêndios florestais na Europa devido aos efeitos das mudanças climáticas tanto a curto quanto a médio prazo.
No caso da Europa, as mudanças climáticas vão provocar um aumento das restrições de água devido à "significativa redução da extração dos rios e aquíferos subterrâneos" combinada com o aumento da procura para irrigação, energia, indústria e uso doméstico, diz o documento citado pelas agências internacionais".
 http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/34613/onu+alerta+para+mais+secas+inundacoes+e+incendios+florestais+na+europa.shtml

"O Atlas da Saúde e do Clima, divulgado ontem (29) pela Organização Mundial da Saúde (OMS), alerta que no Brasil as temporadas de inundações e de seca geram a curto, médio e longo prazos uma série de doenças. Em 68 páginas, o estudo mostra que as preocupações se concentram no Sul em decorrência das inundações e dos deslizamentos de terras, considerados constantes, e no Norte devido à seca.
 Uma série de problemas de saúde, segundo o estudo, são gerados pelas mudanças no clima atingem milhões de brasileiros e provocam surtos epidêmicos de doenças, como diarreia, malária, dengue e meningite. Nas páginas de 27 a 30, o relatório informa que de 2000 a 2010 foram registrados 1.320 casos de inundações. O período apontado como a “pior seca dos últimos 60 anos” foi de 2004 a 2010, na Amazônia." 
http://www.correionoticias.com.br/site/oms-alerta-que-inundacoes-e-secas-no-brasil-geradas-por-mudancas-climaticas-causam-uma-serie-de-doencas/

"Enquanto o norte da China ainda sofre com os efeitos da prolongada estiagem http://www.paginasustentavel.com.br/sustentabilidade/164-china-a-pior-estiagem-em-200-anos.html, inundações deixam cerca de cem mortos na nas regiões sul e leste da China e pelo menos 500 mil pessoas tiveram de deixar áreas rurais, segundo a agência EFE.
A alternância de eventos climáticos extremos ocorre também na mesma região: na bacia do rio Yangtzé, a mesma onde nos primeiros cinco meses do ano muitos lagos e rios secaram, foi uma das mais afetadas pela inundação, que, de acordo com fontes do governo, atingiram 13 divisões administrativas da China e mais de três milhões de pessoas."

"Uma mudança climática que deve tornar o tempo mais seco no final de agosto de 2013, em partes das regiões produtoras de milho e soja nos EUA ameaça reduzir os rendimentos e elevar os preços das commodities, disseram operadores e meteorologistas nesta quinta-feira.
“Cerca de 20% da área de cultivo do milho e da soja vão começar a secar”, disse o meteorologista agrícola do MDA Weather Services, Don Keeney.
Segundo Keeney, as áreas que permanecerão secas a partir de agora até o final do mês incluem a metade leste de Iowa, o noroeste de Illinois, o sul de Minnesota, o sul do Wisconsin e o nordeste do Missouri"
.http://agro.gazetadopovo.com.br/noticias/clima/previsao-de-seca-nos-eua-poe-mercado-em-alerta/

HAARP é um "bombardeiro" de ondas elétricas para aumentar a densidade do plasma da ionosfera, causando alterações meteorológicas. O Pentágono anunciou um novo experimento programado para o início de 2014. Na Bolívia, o Observatório de Tarija registrou manchas solares antes das inundações. Estaria esta onda de calor no Brasil e inundações no resto da América Latina ligado ao uso deste potente equipamento? Leia este post e tire suas próprias conclusões:

 
"O tufão Haydan das Filipinas e a seca na Austrália foram dois dos fenómenos meteorológicos extremos de 2013 que comprovam mais uma vez os efeitos das alterações climáticas provocadas pelo Homem, alertou hoje a agência meteorológica da ONU. 
 Vimos precipitação mais forte, calor mais intenso, e mais danos provocados por tempestades e inundações costeiras como resultado da subida do nível do mar - como o tufão Haiyan demonstrou tão tragicamente nas Filipinas», acrescentou.
A agência refere também dados da Austrália, segundo os quais os recordes de calor que o país registou no ano passado teriam sido «virtualmente impossíveis» sem as emissões humanas de gases com efeito de estufa".

 O Verão chegou e acabou, e as chuvas não vieram ! As chuvas que faziam as plantas tão felizes e viçosas. O ar está seco como nunca vi: é bom para lavar roupa,pois seca rapidinho !
 Passei um calor impressionante aqui na minha cidade que é naturalmente fria. Ou era...
 O que nos espera no Outono ? E no Inverno? E na Primavera ?
Diante de tudo isso, só nos resta rezar !!! E muito...