domingo, 25 de julho de 2010

TRATANDO A ÁGUA COM AFETO

Nesse dia 25 de julho considerado, pelo Calendário Maia, como o DIA FORA DO TEMPO, na vizinha cidade de Caxambu foi realizada a Celebração Da Água, um ritual de agradecimento e AFETIVIDADE. (Leia aqui sobre o Dia Fora Do Tempo). Dentro do Parque das Águas, onde o precioso líquido jorra abundantemente das Fontes e, com muito AFETO, cura os seres humanos, a Água foi homenageada. Em 1992, Masaru Emoto iniciou pesquisas sobre os micro agrupamentos de água estendendo seus estudos com uma longa jornada por todo o planeta, procurando sempre manter a perspectiva de um pensador original. Através de experiências com micro-fotografias ele compreendeu e demonstrou a verdadeira natureza da água e sua profunda conexão com a consciência humana, seja do ponto de vista individual ou coletivo. As formas estruturais da água observadas nos cristais sofriam alterações na sua forma, dependendo da influência do sentimento do observador ou do meio. A ÁGUA SENTE ! Realizada há 7 anos em variados países, a Cerimônia da Água deste ano foi transmitida de Caxambu para mais de 200 locais do planeta onde ocorreram eventos similares, parte do Global Water Cerimony. Esta celebração teve início com uma caminhada acompanhada de música, para apresentação das imagens dos cristais das 3 fontes fotografadas por Emoto em 2002. Dentro da Fonte Mayrink a Orquesta de Caxambu tocava, enquanto a população se acotovelava para poder apreciar o belo momento. A Fonte Floriano Lemos - conhecida pela população como o gêiser de Caxambu, é na realidade, um "gás-lift", fenômeno raro em nosso planeta. A força dos gases pressiona as águas das profundezas em jorros regulares, duas vezes por dia, proporcionando um banho natural de águas minerais carregadas de radioatividade, irradiando um estado de alegria e bem estar. A Fonte Ernestina Guedes, localizada em frente ao lago, foi o local escolhido para a Cerimônia. O grande público presente participou da afinação por 3 minutos, a 528 Hz. Emoto recitou o Daidangen (A Grande Invocação) e todos acompanharam 3 vezes : "Uchu No Mugen No Chikara Ga Kori Kotte, Makoto No Daiwa No Myo Ga Nari Natta. (O infinito poder do universo que se critalizou para criar um mundo de verdade e grande harmonia) Durante essa cerimônia, em que Emoto fez a oração de agradecimento e o pedido de desculpas pelo mal trato do homem à água: "Água, eu sinto. Água, me perdoe. Água, obrigada. Água, te amo." o gêiser fez sua apresentação regular ! Fotos dos cristais de água: Água pura. Água após receber orações. Água que ouviu Heavy Metal. Água poluída. A água sente ! Sente e reaje. Que possamos, cada vez mais, demonstrar um AFETO verdadeiro pelo elemento que é o responsável pela vida no planeta Terra. Com essa postagem estou participando da Blogagem Coletiva do blog Espiritual-Idade.

sexta-feira, 23 de julho de 2010

FESTIVAL DE INVERNO DE SÃO LOURENÇO

Com uma intensa, diversificada e interessante programação, o I Festival de Inverno de São Lourenço está agitando a cidade e a mim, pois estou com o tempo totalmente tomado, envolvida no agradável evento !

Música, Literatura, Artes Plásticas, Cinema, Artesanato e Terapias Alternativas fazem parte da festa sãolourenciana.
Veja a programação:
http://www.festivaldesaolourenco.com.br/


No aprazível Parque II, ao lado do Jardim Japonês, a área Zen está reconfortando os visitantes, com as consultas de Numerologia, Terapia Floral, Auriculoacumpuntura, Astrologia, Sons do Corpo, Tai Chi Chuan, Leitura da Íris, Quick Massagem e Ioga.

Pelo centro da cidade e dentro do Parque das Águas as atividades estão efervescentes !
Nem dá para sentir muito frio...


A II edição da exposição Fibras de Minas veio agregar mais valor ao Festival.
Trabalhos de alguns artesãos do Caminho do Artesanato estão ali representados.
Na foto, a Mercedes, no stand onde estão os tapetes da Lucotinha/Parada Ramon, as almofadas e bonequinhas da Marília/Ladaínha, e as peças em tear da Mercedes/Cor e Trama.

Em rosa, a graça dos tapetes da Lucotinha, da Parada Ramon.

Muita cor e graça no artesanato da Branca e Vanessa/Pedaços de Minas.

Detalhe dos quadrinhos e cabideiros.

Qualidade e bom gosto no trabalho da Oficina Olhos D'água, onde Bruno e Paulinho - filho e pai, fazem boa arte.

Olha só que fofurinha esse São Francisco da Marília/Ladaínha !

Apesar do trabalho e agitação desses dias, sei que sentirei saudade...
Conhecer tantas pessoas, ouvir histórias, perceber a fascinante sucessão de sincronicidades, sentir o ar tão puro e frio do Parque nas manhãs gélidas, ver o céu azul e ouvir o constante cantar dos pássaros, apreciar o verde e as flores ao redor, desfrutar da paz reinante...
Só posso agradecer por essa magnífica oportunidade.

Veja mais Festival de Inverno aqui:
http://pousodolourenco.blogspot.com/2010/07/festival-de-inverno-de-sao-lourenco.html

quinta-feira, 22 de julho de 2010

FLAGRANTES DA VIDA REAL III

Observando ou xeretando ? Andando pela cidade sempre encontramos imagens interessantes. Algumas vezes, o fotografado também nos observa...

Uma cena que me encanta é a do senhorzinho trazendo seus balaios pendurados no cavalo. Se eu estivesse à pé, iria perguntar-lhe o que levava ali, mas estava dentro do carro, e ele deve ter levado um susto ao ver-me fotografá-lo !

Não resisti quando encontrei a sacola com pão pendurada na grade da porta. Ninguém carrega? Parece que não...

Assistindo de camarote a movimentação de máquinas na ponte da Estação. Obra grande, muito bem feita, virou atração para os moradores que passam o dia inteiro apreciando o movimento das máquinas que levam pedras enormes de um lado para outro.

Coisas de cidade pequena...

terça-feira, 20 de julho de 2010

CULINÁRIA VEGETARIANA - Macarrão com Legumes

No Curso de Culinária Vegetariana do Restaurante Namastê, aprendi a preparar pratos saborosos e fáceis de fazer. De 21 a 24 de julho de 1997, entre 18h e 22h, penetramos no mundo mágico da culinária, aprendendo seus preciosos segredos.

Uma das receitas do Curso é o Macarrão com Legumes.

1 pacote de macarrão parafuso integral
1 brócoli picado
150g de cenoura picada e cozida
5 tomates picados
200g de cogumelo Chitaki, frito na Massala
300g de mussarela ralada grossa
3 col. sopa de shoyu
manjericão picado

Cozinhar o macarrão e escorrer. Refogar o brócoli com o tomate, na Massala, deixando apurar bem, e misturar a cenoura, o cogumelo e o manjericão. Acrescentar o macarrão, e colocar a mistura em pirex untado com azeite. Cobrir com a mussarela e levar ao forno até derreter.

Massala:
É um tempero feito com a mistura de várias especiarias e muito utilizado na culinária indiana.
2 col. chá de coentro seco moído
1 " " " cominho em pó
1 " " " canela em pó
1 pitada de pimenta branca
1 col. sopa de manteiga
Dourar rapidamente o coentro e o cominho na manteiga, acrescentando em seguida as outras especiarias.

Fiz com o que tinha em casa, improvisando, mas ficou gostoso.
Acompanhei com salada, farofa, arroz, feijão.

Na apostila que recebi ao final do Curso, está a seguinte mensagem:

"Oh! queridos companheiros, não profaneis vossos corpos com alimentos pecaminosos.
Nós temos milho, temos maçã que curvam os galhos com seu peso e uvas crescendo nos vinhedos. Há ervas de sabor doce e legumes que podem ser cozidos e abrandados no fogo. Nem se nos nega o leite ou o mel perfumado com menta.

A terra proporciona um suprimento exuberante de riquezas de alimentos inocentes que não envolvem derramamento de sangue ou matança."

domingo, 18 de julho de 2010

LIBERDADE AINDA QUE TARDIA...

"Marketing é despertar nos consumidores suas necessidades reprimidas e demonstrar como supri-las através de produtos e/ou serviços. (NÓBREGA, Moacir, 2008)."

(As fotos não combinam com o texto. Aproveitei para mostrar imagens bonitas)

Selecionei essa definição de Marketing, entre muitas outras.
Como sempre, muitos enfoques podem ser usados sobre o assunto.
Escolhi o da "prisão emocional" que obriga as pessoas a seguirem os modismos desatinadamente.

No excelente livro "Manual da Agricultura Natural" do Hiroshi Séo, ele diz o seguinte:
"Chegamos a encontrar, no interior do Mato Grosso, caipiras que caminhavam 20 km para comprar margarina, porque A TELEVISÃO FALOU QUE FAZ BEM AO CORAÇÃO..".

- Vestir o que está na moda, mesmo que você fique parecendo um "saco de batatas amarrado", ou sobrando "banha" para todos os lados nas calças abaixo da cintura, são alguns exemplos da loucura coletiva imposta pelo muito bem feito trabalho de Marketing.

- Beber 1 litro de refrigerante na refeição, comer "sanduíche de minhoca", ver aquele filme violentíssimo e feio, mas que é o sucesso do momento, fazem parte dessa influência poderosa que atinge a todos - crianças, jovens, maduros, e idosos.

- Os meios de comunicação comandam a vida das pessoas - mas elas ainda não perceberam isso !
Eu costumo dizer que se aparecer na Rede Globo, o mundo inteiro fica sabendo. Caso contrário...

- Qual será a fórmula para conseguir viver livre dessa tão grande força dominante ?
Como sobreviver às tentações mundanas que estão por todo canto do planeta ?
E o que fazer para participar do mundo sem virar um robô que não tem vontade própria ?

Nos anos 80 existia um comercial cantado que dizia assim: "Liberdade é uma calça velha, azul e desbotada, que você pode usar, do jeito que quiser"...
Mas eu complemento com: Só vai usar se estiver na moda, caso contrário você será criticado pela sua turma !

No momento em que vim morar "na roça", ficou muito mais fácil libertar-me desses grilhões dourados. O fato de ser uma senhora de idade também ajuda muito, pois os anos já vividos nos dão uma certa autonomia e as pessoas "desculpam" nossas excentricidades.
Ser vegetariana, usar roupa antiga, usada e fora de moda, gostar somente de músicas do "tempo do joão charuto", não assistir novelas nem conhecer os astros e estrelas mais famosos do momento, não ler jornal...


LIBERTAS QUAE SERA TAMEN.
Blogagem Coletiva do blog Espiritual-Idade.

sábado, 17 de julho de 2010

POSTAGEM RELÂMPAGO !!!

"Enchendo linguiça", antes da postagem de amanhã, coloco aqui fotos de janelas.
Gosto de portas, janelas, lustres, ladrilhos, vitrais, etc, etc, etc...

Adorável janela da Fonte Mayrink, no Parque das Águas de Caxambu. De quebra, a vista do Parque.

Esse encanto de janela está na mais encantadora ainda cidade de Tiradentes (uma das minhas paixões).
Tenho lido muito sobre janelas manuelinas, no Guia Das Aldeias Históricas de Portugal, mas confesso minha profunda ignorância sobre estilos de época.

Na bela São João da Boavista, a "cidade dos crepúsculos maravilhosos", encontrei essa beleza , na sede do Bispado.

Em São Lourenço, janela do Hotel Negreiros, em época de festa junina.

Janelinha exótica, na Fonte Magnesiana - Parque das Águas de São Lourenço.

O que dizer dessa maravilha ? Está no imponente Palacete Cardoso, em São Lourenço.

Com direito a cortininha de renda é a janela do Hotel Londres, bem no centro de São Lourenço.

Anos 70 na cor azul colonial. Hotel Elite, em São Lourenço.

No bairro da Estação, xeretando cantinhos, encontrei essa preciosa janela antiga.

E essa, é da minha casa !

Visitando todos os links aqui colocados, essa postagem vale por 10 !

quinta-feira, 15 de julho de 2010

FLORES DE JULHO - 2010

Julho já vai a meio e , por esses dias, o frio amainou aqui em São Lourenço.
Hoje começou o Festival de Inverno e a cidade ganha ares engalanados com o charme da excelente programação e a alegria dos turistas que colorem nossas ruas.
E a Natureza mostra suas cores invernais.


A Flor-de-São-João (Pyrostegia venusta ), que costumeiramente surgia em Maio, neste ano veio atrasada e timidamente vai mostrando sua exuberante cor laranja pelos campos.
Planta nativa, nasce onde quer e quando quer e resolveu chegar pertinho da minha casa, mas com poucas hastes floridas.
Ainda assim, fico muito feliz com sua presença. Fotografei esse galho ainda coberto com o orvalho da manhã.

A Eritrina (Erythrina speciosa), eu não tenho no meu terreno, mas ela está presente em vários pontos da cidade e aquece o Inverno com seu tom vermelho. Na foto ela se debruça sobre o lago do Parque das Águas.

Beleza e perfume tem a Falsa Mirra !
Com um estranho nome científico - Tetradenia riparia - sua florada, quando resolve ser bonita, é bonita demais.
Atualmente o maior arbusto que tenho está escondidinho lá na horta.

Essa maravilha vermelha - o Bico-de-Papagaio (Euphorbia pulcherrima) - ainda está dando o seu show anual ! Suas grandes flores duram bastante tempo, e dão cor ao meu jardim, que é muito verde.

É muito bom poder acompanhar as Estações do Ano e ver as plantas que surgem em cada tempo para enfeitar nossa vida.

terça-feira, 13 de julho de 2010

POUSADA DE MUITO CHARME !


Esbanjando graça e beleza, a POUSADA ANANDA-RI, faz parte dos "Pequenos Meios de Hospedagem de Charme do Brasil", do Guia Recantos e Requintes.

Estar na piscina, admirando a Serra da Mantiqueira, lá no horizonte, revigora o corpo e acalma a alma.
É um prazer para mim visitar minha amiga Dora, a simpática proprietária desse lugar especialíssimo.
A cada visita descubro mais um cantinho a ser fotografado.

A paisagem é fascinante onde o azul do céu faz eco na água clara da piscina.
O silêncio só é quebrado pelo canto dos pássaros, nesse pequeno paraíso mineiro.

A Pousada Ananda-ri está localizada no sedutor bairro Vale dos Pinheiros, um dos mais bonitos recantos de São Lourenço, a apenas 3 km do centro da cidade.
Casas bonitas e muito verde fazem desse bairro o local ideal para passar uns dias de descanso.


Com arquitetura colonial mineira, a pousada surpreende pela diversidade de ambientes agradáveis, interna e externamente.

Vários níveis, sempre muito bem decorados, e a vista para a parede de tijolo aparente.

Madeira, pedra, tijolo, plantas. Muito interessante esse conjunto.


A cor predomina na decoração que mescla o estilo bali com artesanato de bom gosto e peças antigas.

Salão do café. Cor e beleza, na mesa de madeira e nas poltronas de vime.

São 16 suítes em cores alegres e muito charme.
Várias possuem varanda com rede.
Cada quarto tem uma decoração diferente. Não existem 2 iguais !

Paz e serenidade, pois o bairro é silencioso e florido. Opção bem relaxante no quarto verde.

A Pousada também possui uma rica loja de artesanato, com produtos de alta qualidade e beleza.

Outro ângulo da loja.

Para quem gosta de ver lugares bonitos, a Pousada Ananda-ri é um colírio para os olhos. Sem falar nos jardins muito bem cuidados !

Para ver mais :http://www.ananda-ri.com.br/

E também no meu outro blog, São Lourenço-Caminho das Águas:
http://pousodolourenco.blogspot.com/2010/07/pousada-ananda-ri-puro-charme.html