quinta-feira, 25 de junho de 2009

A MAGIA DAS CORES - VERMELHO

O vermelho é a cor mais quente de todas e, também, a mais estimulante. Na natureza, esta cor ocorre no sangue dos animais, no fogo, nas flores, na plumagem das aves e em muitos frutos. É também a cor da ferrugem e, por isso, o ferro - e tudo a ele relacionado - é o metal associado à cor vermelha.

O vermelho é a cor das emoções calorosas: a raiva e a paixão, a sensualidade e a irritabilidade pertencem ao seu domínio. Todas as pedras vermelhas podem ser usadas para representar a cor, como o rubi, a granada, a ágata-vermelha.


As imagens que evocam o vermelho são as fogueiras, os rios, os incêndios, o Sol forte, o interior dos vulcões, o fogão doméstico, as maçãs, as rosas, o coração. No Cristianismo, é a cor do Espírito Santo e de João Batista, precursor do Cristo.


Do ponto de vista simbólico, o vermelho está associado a tudo o que significa coragem, atividade guerreira, irritação, ferro, sangue correndo. Seus deuses são Ares e Atená, Vulcano, Xangô e Iansã, Shiva, Thor e Brigit, Tezcatlipoca.


Do ponto de vista psicológico, o vermelho está ligado ao mundo dos instintos e das emoções mais primitivas. O vermelho é a cor das necessidades básicas corporais: a fome, o medo, o conforto, o amor. Do ponto de vista bioenergético, o vermelho está relacionado com a capacidade de armazenar e descarregar energia: seu simbolismo começa na própria vontade de viver, na autoconfiança, na firmeza sobre os próprios pés.


Alguns dos perfumes do vermelho são o cravo-da-índia e o gálbano, além de todos os cheiros fortes, excitantes e quentes, como o almíscar.
O número do vermelho é o três, seu dia a terça-feira (dia de Marte).
Suas formas geométricas são o triângulo e a pirâmide.


Do ponto de vista energético, o vermelho está relacionado com o chakra Básico e com a camada mais interna da aura, formada pela atividade bioquímica das células, músculos e vísceras. O chakra Básico é o ponto de concentração de energia da base da coluna.
Faz parte do psiquismo vermelho a competitividade, a capacidade de lutar para conquistar um espaço, os recursos de que precisa, uma imagem, uma posição.

(Texto do livro "Cromoterapia" - de Eneida Duarte Gaspar)

domingo, 21 de junho de 2009

SOLSTÍCIO DE INVERNO

"Em astronomia, Solstício é o momento em que o Sol atinge maior declinação em latitude, medida a partir da linha do Equador. Ocorrem duas vezes por ano: em dezembro e em junho. Quando ocorre no Inverno, significa que a duração da noite é a mais longa do ano. No hemisfério sul, o Solstício de Inverno ocorre em junho, mas o dia e a hora exatos variam de um ano para outro." Em 2009 o dia é hoje, 21 de junho.

"O Solstício de Inverno é a celebração da semente de novas vidas que germinam na escuridão e do eventual triunfo da luz, enquanto os dias começam a se alongar, e as noites a encurtar".

(Na foto, os frutos da Paineira que, em breve, explodirão espalhando a macia paina pelo chão)
.

"Pode ser a centelha da conscientização espiritual brotando no homem ainda não iluminado: compara-se ao retorno da luz, enquanto os rigores do inverno começam a se afastar, ou pode ser interpretado, em seu sentido histórico cristão, como a encarnação do Cristo. (para o hemisfério norte)

(Na foto, as brumas do inverno envolvendo a área rural de São Lourenço).


"Na antiguidade, era também o tempo para "despertar os pomares", despejando-se sidra nas raízes e nos galhos das árvores".

(Na foto o lindo Bico de Papagaio do meu jardim, que com sua cor vibrante aquece as manhãs geladas de junho)

Inverno é época de recolhimento e reflexão, mas a partir de hoje inicia-se a contagem regressiva para a chegada da Primavera, pois ela já vem vindo devagarinho.

(Na foto, as lindas e quentinhas echarpes da Mercedes, talentosa tecelã do Caminho do Artesanato, ideais para o inverno sãolourenciano).


Cama quente para um inverno frio...

E que venha a Primavera !



sábado, 20 de junho de 2009

"BEIRA-LINHA"...

Frio, muito frio, nessa manhã encantada, envolta em espessas brumas. Cadê coragem de sair antes do sol chegar ?
Lá vou eu chegar atrasada na loja do Caminho do Artesanato ! Ainda bem que a patroa não reclama...
E, além disso, os turistas também ainda não tiveram coragem de sair às compras.

Ônibus perdido, lá vou eu, à pé, "beira-linha", como diz o povo do Cafundó. São aproximadamente 2 km, margeando a linha férrea e admirando a paisagem rural. Não é um caminhar solitário, pois "beira-linha"é muito utilizado pelos moradores do bairro. Não tem sobe-e-desce, como acontece pela rua principal, e cansa menos.

Sempre dou uma paradinha para admirar a encantadora residência cor- de- rosa com sua cerca branquinha.
Um resto de neblina ainda lutava contra os poderosos raios do sol. Logo, logo, estaria dissolvida.

Procurando, achamos beleza. Só olho para os lugares bonitos...
Do outro lado, muitas casas.

Área de várzea, apresenta água verde e alguns trechos de terra. Gosto muito dessa simples paisagem ainda virgem.
Vez por outra gosto de caminhar "beira-linha", admirando a vida simples do meu bairro semi-rural.

quinta-feira, 18 de junho de 2009

UM CADERNO PARA BETINA

Betina chegou nesse mundo no dia 8 de junho, e é neta primeira da minha amiga Eli. Meu presente só podia ser um Caderno de Anotações para que a mamãe da Betina escreva palavras e sentimentos que só uma mãe pode ter. Palavras que muitas vezes não são ditas, mas que podem ficar registradas num caderno de anotações e serem lidas pela Betina em algum dia no futuro.
Betina é moderna. Nada de frufrus e rosa-barbie. Fiz então um caderno em vermelho, com a sempre simpática joaninha ladeada de flores. Como embalagem, um saco de tecido vermelho com bolinhas brancas, e fita vermelha para amarrar.

E aqui está a Betina !
Séria, mas observando o mundo. Chic, no tecido com estrelinhas pretas, e brinquinho brilhante, Betina começou sua jornada.
Que seu caminho seja leve e florido, salpicado de alegres joaninhas e belas borboletas.
Seja bem vinda, Betina !

terça-feira, 16 de junho de 2009

RESPONSO A SANTO ANTONIO

Com uns poucos dias de atraso, faço aqui minha homenagem a Santo Antonio, santo milagroso e venerado por minha avó Olívia, portuguêsa, que deixou-me a fé nesse santo e o famoso e infalível Responso do seu livro de orações.

Transcrevo aqui, exatamente como está escrito no seu "Manual da Confissão e Comunhão", de 1915:

A Santo Antonio

Responso

Se milagres desejaes,
Recorrei a Santo Antonio;
Vereis fugir o demonio
E as tentações infernaes.
Foge a péste, o êrro, a morte;
O fraco torna-se forte
E torna-se o enfermo são,
Recupéra-se o perdido,
Rompe-se a dura prisão
E, no auge do furacão,
Cede o mar embravecido.
Todos os males humanos
Se moderam, se retiram;
Digam-no aquelles, que o viram,
E digam-no os paduános.

Recupera-se o perdido, etc.
Glória ao Padre, ao Filho e ao Espírito Santo.
Recupera-se o perdido, etc.

Rogae por nós, bemaventurado Antonio.
Para que sejamos dignos das promessas de Christo.

Na foto, altar do belíssimo Convento de Santo Antonio, no Rio de Janeiro, construído em 1620.


Minha querida avó e madrinha Olívia, com minha mãe pequenina, ainda em Portugal.

Santo Antonio de Lisboa, Santo Antonio de Pádua...
O tempo passa, as cidades crescem, mas os Santos continuam fazendo seu papel de auxiliadores nos momentos de desespero, e Santo Antonio é um dos mais solicitados.
Acredite quem quiser...

sexta-feira, 12 de junho de 2009

CÉU COR-DE-ROSA

"DOMBÉIA (Dombeya), da família das Sterculiáceas, quando adulta pode atingir de 4 a 6 metros.
Possui folhagem belíssima, com grandes folhas entre 12 a 20cm de diâmetro. É perfumada, melífera, atraindo abelhas e borboletas. Floresce no fim do inverno e começo da primavera. São encontradas variedades com flores brancas e róseas."


Meu sítio é totalmente coberto pela vegetação nativa, e muito verde, mas com sua terra arenosa e "pobre", não é qualquer planta estrangeira que vinga. A lindíssima DOMBÉIA gostou daqui, e nos oferece um verdadeiro "céu cor-de-rosa", nesses dias frios de quase inverno.

Apaixonei-me por ela no Parque das Águas, onde uma frondosa árvore enfeita o caminho em frente ao lago. Na época eu dava aulas de jardinagem, como voluntária, para os meninos da Casa dos Meninos, e levei-os ao Parque para conhecerem a flora local. Lá, visitamos o viveiro de mudas e ganhei um galhinho da Dombéia.

Perfumadíssima e bela, inebria os sentidos de quem por ela passa. Recatada, esconde suas flores - que mais parecem hortênsias - embaixo das folhas também belas, em feitiio de coração. É preciso olhá-la de baixo para cima, pois com sua postura acaba formando um céu-cor-de-rosa.

Foram precisos muitos anos para que ela ficasse do jeito que está agora : imensa, "roubando" um pouco do caminho. Essa foto é de 2008 portanto, em 2009, ela está maior ainda.

Adoro minha Dombéia !

quinta-feira, 11 de junho de 2009

MOSTRA DE ARTESÃOS DO SUL DAS GERAIS

Pela 9ª vez São Lourenço recebe a Mostra de Artesãos, evento que encanta turistas e moradores pela diversidade e qualidade de produtos artesanais. Todos os anos, durante o feriado de Corpus Christi a cidade fica mais bonita e alegre, e a beleza da arte feita por mãos habilidosas contribui muito para o brilho da festa.
Ando muito ocupada por esses dias fazendo meu artesanato, (e ainda não terminei...) e hoje vou mostrar um pouco das coisas bonitas que vi por lá.

Meus cadernos, bolsas e vassourinhas aqui estão, ao lado das galinhas de papel machê da Eli, e das ferramentas em "bauer" da Alcione.

Maravilhoso trabalho da Maria Luciene -"Puro Capricho"- da cidade de Pouso Alegre.

A Ana Rezadeira, de Aiuruoca, trouxe sua bela arte em taboa.

Arte mineira em fibras naturais é o trabalho delicado e criativo da Ruth Gorgulho, da encantadora cidade de Christina.

De Borda da Mata veio o original abajur feito de tronco de café. A cúpula, de filtros de café reaproveitados.

Também da Borda da Mata vieram essas coloridíssimas galinhas de cabaça.

Parece cabaça, mas é papel machê ! Muito interessante o trabalho do artesão de Lavras.
Esqueci de perguntar o nome...

Show de luzes e de criatividade ! Marlene faz peças em machê com argila, decoradas com couro, de alta qualidade. A cidade : Campo Belo.

Géia - árvore - oceanos - continentes... O que você enxerga no minucioso trabalho da filigrana na madeira ? Produto da Arte da Serra, da deliciosa cidade de Monte Verde.

Bruarte é a marca, Marcelo o artesão que cria esses bonitos cabideiros em madeira. A cidade é Soledade de Minas.
Presépios em cabaça, personagens em palha-de-milho. Tudo muito delicado e poético, feito pelos artesãos de Serranos.

Por hoje, é só.
Procurem, nos próximos dias, mais belezas da Mostra de Artesãos, nos meus outros blogs:
www.pousodolourenco.blogspot.com
www.caminhosdoartesanato.blogspot.com

sexta-feira, 5 de junho de 2009

DIA DO MEIO-AMBIENTE - 2009

O MUNDO DE DEUS E O MUNDO DOS HOMENS

Confesso que já não sei mais o que falar ou escrever sobre a preservação da nossa Mãe-Terra. Durante alguns anos dei um Curso de Jardinagem, como voluntária, para crianças da minha cidade. Meu objetivo era, mais do que ensinar a cuidar de plantas, conscientizá-las sobre o estrago que o Homem andava fazendo no planeta. No primeiro dia de aula mostrava um grande painel com fotos divididas em, O MUNDO DE DEUS E O MUNDO DOS HOMENS. Resolvi fazer o mesmo por aqui, hoje. Vamos as fotos:

Deus caprichou muito em alguns lugares, e o Arquipélago dos Açores é um deles. Não é meu hábito usar fotos de outros lugares, pois prefiro mostrar São Lourenço. Abro algumas excessões, e a lindíssima paisagem dos Açores é a primeira.

A neblina envolvendo as montanhas é sempre motivo de encanto. Vivo fotografando essa coisa mágica da natureza, e aqui está mais uma foto do meu bairro envolto em névoa.

Campos verdes, montanhas lindas e a paz da branca capelinha são imagens que alegram o coração. Da minha querida Serra da Mantiqueira é essa foto que fiz de dentro do carro em movimento.
Para cobrir-nos Deus colocou um, incrivelmente belo, véu azul. Azul até demais...

Nos crepúsculos, um toque de alaranjado para aquecer a terra.

Água é vida, então venha a chuva ! Para alegrar aqueles que se entristecem com o céu cinzento, Deus pôs muitas cores no Arco-íris, que é o sinal de Sua aliança com o Homem.

E O HOMEM, O QUE FAZ ???



Usando e abusando da Natureza, permite que haja desequilíbrios no tão certinho sistema natural. Os rios começam a secar e o que se vê é isso aí : pouca água, e lixo nas pilastras do Rio Verde, em São Lourenço.
Cidades prósperas, onde Ter é mais importate do que Ser, explodem por todo o Planeta. Lojas, muitas lojas... Carros, muitos carros...
Dessa triste foto, salva-se o lindo hibisco amarelo, muito bem cuidado, que enfeita a feia paisagem.
O céu cinza é menos feio do que o emaranhado de prédios, postes, antenas, fios e placas que se vê no centro de São Lourenço. E de todas as cidades do mundo...

SERÁ QUE ESSE PROBLEMA TEM SOLUÇÃO ?

Não vou citar regras, métodos, conselhos e tal. Acredito que todos já saibam muito bem o que é correto fazer.
Vou apenas mostrar alguns exemplos do que o Homem pode fazer para viver bonito.

A magnífica Vila Sorriso é uma das mais belas casas de São Lourenço.
Construída na década de 20 foi recentemente restaurada, preservando toda a beleza da época. Gramados bem cuidados e a paisagem verde por trás, são sinal de bem viver.

A casinha simples, cercada de verde, é uma das minhas imagens preferidas. Beira-trilho, convive com o trem turístico, e emociona quem por ela passa. O fogão de lenha soltando fumaça branquinha e as flores na cerca compõem um belo quadro rural.

A água caindo ao lado da construção de tijolo aparente, entre plantas e flores, cria um delicioso recanto no sítio bem preservado, onde o Homem convive com a Natureza de forma harmônica e recebe em troca a fartura da terra.

O Dia do Meio-Ambiente está terminando.
Amanhã recomeça a luta pela sobrevivência, e a Natureza ficará esquecida até o próximo dia 5 de junho...

...não por mim !